Grupo Renata França cria curso de MBA em Gestão de Negócios em Estética
Sinônimo de estética de resultado imediato no mundo, o Método Renata França marca presença em 56 países e conta com mais de 13 mil terapeutas habilitadas na técnica. Guido Pavan, CEO do Grupo Spa Renata França, falou a Go Where Business sobre alguns dos pilares que levaram a marca a se tornar referência mundial no segmento.
O Método Renata França tem revolucionado o mundo da estética por meio de seus protocolos de massagem. Quais fatores foram fundamentais para que a marca atingisse esse nível de excelência?
Todos os protocolos de massagem criados pela Renata contam com ritmo, pressão, manobras e bombeamentos completamente diferentes dos existentes no mercado e entregam resultados reconhecidamente diferenciados. O grande desafio, no entanto, era escalar isso de forma que o resultado fosse padronizado. O caminho mais óbvio seria um modelo de franquias convencionais, mas concluímos que haveria perda na qualidade da entrega. Dessa forma, desenvolvemos um modelo específico de educação, em que todos os cursos ocorrem de forma presencial, permitindo que possamos trabalhar de forma aprofundada a parte técnica. Por isso, todo cliente que busca por uma terapeuta habilitada no Método Renata França sabe que sempre vai encontrar uma profissional capacitada.
Sobre a exportação do Método Renata França – que ganhou o mundo e marca presença em mais de 50 países –, quais foram os caminhos percorridos, bem como as dificuldades?
O processo de internacionalização se iniciou por Portugal, justamente pela conexão que o país tem com o Brasil, além da facilidade com o idioma. Depois, vieram os demais países, como Espanha, França, Itália, Inglaterra e Suíça. Nosso maior desafio foi ministrar os cursos no idioma local e continuar oferecendo o suporte adequado a quem se habilitasse no Método. Atualmente, temos equipes que ministram os cursos e equipes dedicadas a dar suporte em inglês, francês, italiano e espanhol. Além disso, nosso site conta com a ferramenta Encontre sua Terapeuta, que funciona para todos os 56 países em que há terapeutas habilitadas no Método.
O mercado de luxo exige qualidade em todos os níveis. A lógica da excelência é algo trabalhado nos cursos? De que forma?
Costumamos dizer que se foi bom, foi péssimo. Precisa ser incrível, excelente. E essa cultura é vivenciada por cada colaborador da empresa e abrange todos os profissionais que se habilitam no Método. O mercado de luxo é muito sensível a detalhes. A fidelização de um cliente não está relacionada a preço, mas, sim, a uma experiência completa. É preciso encantar e surpreender o cliente, sempre.
Como se estabelece o suporte voltado para as pessoas que se habilitam no Método?
Desenvolvemos a cultura de que toda a empresa deve ser um grande suporte para as terapeutas habilitadas na técnica. Naturalmente, temos uma atenção muito grande voltada para o suporte técnico, assim como para os cursos de reciclagem, que são, inclusive, gratuitos. Mas vamos muito além. Esclarecemos dúvidas ligadas a qualquer etapa do processo, o que garante o padrão de excelência que entregamos.
Quais são os investimentos feitos pela marca no sentido de manter a padronização da excelência desses 13 mil profissionais?
Nosso maior investimento está relacionado ao suporte pós-curso. Costumamos dizer a todos que fazem os nossos cursos que “nossa história começa quando o curso termina.” Portanto, seja qual for o suporte necessário, ele precisa ser efetivo e rápido. Muitas empresas tratam o pós-venda como uma despesa, mas para nós se trata de um investimento essencial. Acreditamos que só assim podemos continuar entregando o resultado esperado, tanto para quem se habilita em nossa técnica quanto para quem recebe a massagem.
Como foi a criação desse novo projeto, o MBA Gestão de Negócios em Estética?
Para nós, foi um caminho bastante lógico e até natural. Passamos de referência no Brasil a referência mundial no mercado de estética, mas ainda estávamos restritos a quem buscava a habilitação em nossa técnica de massagem. Com o MBA, além de termos a oportunidade de nos aprofundarmos em temas relacionados a Negócio, podemos também levar conhecimento para outros profissionais ligados à estética, como dermatologistas, esteticistas e empreendedores que atuam nesse segmento de forma geral.
Quais são as principais características e benefícios que o MBA Gestão de Negócios em Estética traz ao mercado?
O primeiro grande diferencial do nosso MBA junto à Trevisan é que ele é 100% voltado para negócio. Construímos a grade de conteúdo das aulas com o que acreditamos ter sido fundamental para o sucesso do grupo Spa Renata França. Dessa forma, o MBA está dividido em quatro grandes módulos: Gestão organizacional, voltado para empreendedorismo, gestão de pessoas e comunicação assertiva; Marketing e Inteligência do Negócio, que aborda marketing digital, marketing 4.0, gestão de vendas e inteligência de mercado; Gestão do Negócio e do cliente, que trata, entre outros temas, de Excelência no Atendimento e Planejamento estratégico. Por fim, Gestão Financeira/Governança e Processos, que passa pela Legislação da Estética, Precificação e Finanças Corporativas.
Você mencionou que o processo de aprendizagem do MBA inclui conceitos e práticas que permitem pensar e agir estrategicamente. Vocês têm feedback dos alunos dizendo que colocam em prática no dia a dia?
Acreditamos que a teoria e os conceitos só têm validade se puderem, de fato, serem aplicados na prática. Isso deveria ser uma regra para qualquer MBA. Nosso objetivo, ao criar cada conteúdo voltado para as 460 horas do MBA, foi que todo conhecimento apresentado em sala de aula pudesse ser aplicado o mais rapidamente possível, de maneira simples e prática. Apesar de a primeira turma ter iniciado apenas em agosto deste ano, os feedbacks têm sido positivos. Os alunos têm ressaltado a grande conexão das aulas com a rotina profissional deles.
O mercado da estética vem crescendo de forma exponencial e o SPA Renata França contribui para isso. Vocês costumam renovar processos para continuar crescendo?
O mercado da estética tem performado, nos últimos anos, muito melhor que a média de outros segmentos. Em nosso caso, ficamos orgulhosos por não apenas colaborar para esse crescimento, mas, muito mais, por levar para fora do Brasil um conceito inovador em estética. Acho estranho quando ouço dizer que empresas “têm” um departamento de inovação. Acredito que a inovação precisa estar presente na cultura de toda a empresa e que todos os colaboradores devem estar atentos ao que pode ser melhorado ou criado. Para tanto, é necessário desenvolver um ambiente propício para que todos tenham voz e para que as ideias sejam valorizadas e implementadas.
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FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTO: Daniel Cancini