Funes & Lodi adota o coaching preventivo para identificar as fragilidades das empresas
Independentemente do tamanho ou área de atuação de uma empresa, sempre há a necessidade de se contar com uma assessoria jurídica. Entretanto, muitas empresas ainda desconhecem que podem optar por uma assessoria preventiva, que evita dissabores e, principalmente, despesas com processos e outras demandas judiciais.
Conversamos com os sócios do escritório de advocacia Funes & Lodi, que tem se destacado no mercado por oferecer aos seus clientes exatamente isso, ou seja, um coaching preventivo, que identifica as fragilidades da empresa, aconselha e atua antes que os problemas aconteçam. E não só isso. Também auxilia na otimização de processos internos que levam a uma grande economia e aumento de eficiência operacional.
Fundado em 1996, por Christiam Mohr Funes e Alessandro Lodi, dois especialistas em Direito do Trabalho, o escritório trilhou uma linha diferente, contratando especialistas para atuar nas diversas áreas do direito com foco no atendimento personalizado, por especialistas e humanizado, coisa rara de se ver no mercado. “Começamos em 1996 com sonho de dois advogados que buscaram fazer um escritório diferenciado. Após 25 anos, conquistamos esse objetivo. Nosso atendimento preza pela humanização. O cliente é atendido por pessoas preocupadas em atendê-lo da melhor maneira possível. Temos especialistas em todas as áreas do direito para atender a empresa como um todo”, afirma Christiam.
Um exemplo é a advogada Crystal Vencovsky, responsável pela área de direito empresarial, que se juntou ao escritório para reforçar a atuação nesse segmento. Ela faz parte de um time de 30 profissionais que trabalham em uma sede própria, em um edifício comercial no bairro paulistano da Barra Funda. “Eu me associei ao escritório Funes & Lodi exatamente para fazer parte desse time de especialistas. Grandes corporações dificilmente trabalham com um único escritório. Mas, empresas não tão grandes têm ótimos resultados concentrando todas as demandas no nosso escritório. O contato direto facilita muito o trâmite das informações, a comunicação e a agilidade nas respostas às demandas que se apresentam, principalmente nas em que há necessidade de especialidades diferentes”, defende Crystal.
Alessandro destaca outro diferencial desse tipo de atendimento: a confiança. Segundo ele, uma empresa precisa estabelecer uma relação de confiança total com o seu escritório de advocacia. A partir do momento em que a empresa cria esse vínculo, ela é atendida de forma rápida e eficiente. “Não estamos dizendo que trabalhar com vários escritórios é ruim. Mas, sim, que trabalhar com um escritório que oferece esse atendimento personalizado, especializado e humanizado faz toda a diferença”.
Alessandro pontua ainda que em questões jurídicas mais complexas, muitas vezes a leitura e o entendimento da melhor solução de um escritório pode não ser a mesma da do outro. “Às vezes, um escritório precisa conversar com outro e a comunicação não é fluída. Perde-se muito tempo e isso pode até causar prejuízos. O fluxo é muito mais eficiente se um escritório só cuida do cliente, assim foge-se do atendimento despersonalizado e os resultados tendem a ser muito melhores, até porque, no nosso caso, a gente preza muito pela qualidade do serviço”.
Coaching preventivo
Além de especialistas em cada área do direito, o Funes & Lodi inova ao implantar o coaching preventivo, ou seja, o escritório conta com um advogado sênior de ponta, com especialização na Itália, nos EUA, que trabalhou para grandes corporações, visitou mais de 30 países e fala cinco idiomas. Esse profissional analisa a empresa e consegue identificar rapidamente onde estão os entraves e os problemas e a melhor solução para resolvê-los. “Ele é como um médico ultraespecialista: faz o diagnóstico preciso e indica o remédio na dosagem adequada para resolver o problema”, explica Christiam.
Alessandro considera que o coaching preventivo é um dos serviços diferenciais do escritório. “Como o nosso coaching tem mais de 30 anos de experiência em grandes empresas, ele tem uma visão do todo. Isto faz com que ele sugira mudanças que permitem que a empresa organize os seus procedimentos e evite muitos processos. Mudar procedimentos internos às vezes é complicado. Mas é um serviço que a gente oferece e que ninguém faz”.
Segundo Christiam, a maioria das empresas se divide em duas vertentes: gente e processos. “A empresa familiar é um pouco mais difícil porque por vezes há conflitos internos de relacionamento entre os parentes. Mas é aí que entramos para mostrar o que deve ser feito. Resolver o problema é implantar novos processos. Nossa equipe faz esse serviço, organiza a empresa e introduz processos e procedimentos que vão dar resultados de forma orgânica”, defende. A resistência às vezes é grande. “Isso implica disciplina, foco, confiança no nosso trabalho e comunicação. Esse também é um papel do coaching: facilitar a comunicação interna”, complementa Christiam.
Crystal concorda com os colegas e destaca que o escritório trabalha junto ao RH do cliente para tirar dúvidas e realizar um trabalho preventivo para evitar o contencioso. “Muitas vezes o cliente fica surpreso no primeiro atendimento porque a gente oferece um trabalho preventivo muito forte. A maioria dos escritórios prefere que tenha processos para ele trabalhar, a gente quer evitar que eles aconteçam. O resultado é infinitamente melhor”.
A experiência do time do Funes & Lodi acabou criando também um outro diferencial: resolver “missões impossíveis”. “É como o paciente que tem um problema sério de joelho, passa em vários médicos que não resolvem até chegar a um especialista que dá o diagnóstico preciso, faz a intervenção e resolve o problema dele. Esse é o nosso escritório. Nosso foco de atuação é resolver problemas que a maioria dos escritórios não consegue ou evita resolver. A gente adora esse tipo de demanda que requer muita especialidade”, afirma Alessandro.
Christian costuma dizer que o Funes & Lodi praticamente se tornou uma “boutique jurídica”. “Nosso escritório é sólido, tem 26 anos de atuação, sede própria e uma estrutura montada para atender a demanda de nossos clientes. Trata-se de uma segurança ao cliente. O atendimento realizado zela pela honestidade, eficiência, qualidade e resultado. A solidez e excelência com atendimento humanizado são marcas que o escritório não abre mão”.
Os desafios da tecnologia
O Funes & Lodi inova também no uso da tecnologia. “Anos atrás, quando surgiram as demandas tecnológicas para o nosso segmento jurídico, enviamos o Dr. Gabriel Lodi para estudar as melhores opções em tecnologia a serem adotadas em nosso escritório, o qual percorreu grandes empresas de tecnologia no Vale do Silício (Califórnia-EUA), a exemplo: Google, Linkedin, Silicon Valley Bank, Docusign, além de incubadoras de startups, entre outras. Desde então, trabalhamos com equipamentos e softwares de última geração”, destaca Alessandro.
A tecnologia permite, a título de exemplo, atendimento em qualquer lugar do mundo, já tendo experimentado a realização, inclusive, de audiências com clientes residentes nos Estados Unidos, Itália, Portugal, entre outros. O mesmo se aplica para as demais cidades do Brasil. “Muitas empresas tem filiais em diversos estados. A tecnologia nos permite interagir com o RH, com o jurídico local e os empresários”, ressalta Crystal. Apesar de utilizarem muitas ferramentas tecnológicas, o escritório não abandona o contato direto com os clientes e as reuniões presenciais. “Se for necessário participar de uma audiência ou de uma reunião presencial, vamos ou enviamos um representante de escritórios com os quais estabelecemos parcerias em todos os estados brasileiros. Nosso atendimento é realmente o diferencial”, complementa a advogada.
Atualmente, a tecnologia está sendo posta à prova juridicamente com a edição da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela já foi aprovada e o governo deu um prazo para as empresas se adaptarem. Portanto, tornou-se imperativo que as empresas se preparem para segui-la sob pena de severos processos. As sanções financeiras podem chegar a R$ 50 milhões por infração. “Nosso escritório faz toda a implantação para uma empresa se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados. É um assunto muito sério e as empresas brasileiras precisam se adequar”, alerta Alessandro. De acordo com ele, muitas empresas não levaram a lei muito a sério, mas já estão sendo aplicadas multas. “Assim que ela for regulamentada, as empresas que a descumprirem vão sofrer consequências. O trabalho do nosso escritório é exatamente fazer esse preventivo, para preparar as empresas para essa lei que vai mudar a dinâmica do mercado e nortear praticamente todas as políticas internas das empresas daqui para frente”, garante.
Startups na mira
Outro fenômeno empresarial dos últimos tempos é o surgimento de várias startups. Tanto é que o escritório criou uma área de direito digital para atender não só esse tipo de empresa como as diversas demandas do mundo digital. Existem poucos escritórios no mercado especializados nesse tipo de atendimento.
A maioria das startups surge de ideias de jovens empreendedores, que têm pouca experiência empresarial. Geralmente são empresas que depois de dois ou três anos de vida atraem a atenção de uma grande corporação e são absorvidas ou morrem. “Analisamos contratos, incorporações, fusões e aquisições entre outras diversas demandas que tem uma dinâmica específica para esse segmento. É um universo muito novo que surgiu e o escritório está preparado não só para atender como para orientar o melhor caminho para o sucesso da startup”, defende Alessandro.
O advogado revela que o escritório fez um levantamento e identificou que muitas startups as quais tinham um enorme potencial de crescimento acabaram quebrando por falta de um aconselhamento jurídico especializado. “Nosso escritório tem um especialista focado em atender esse nicho de mercado para evitar que isso aconteça”, afirma Alessandro.
O sócio Christiam lembra que, inclusive, já aconteceu de o escritório fazer um elo entre uma startup e um cliente do escritório que deu certo. “Enxergamos que era uma ótima oportunidade de negócio. Isso vai ao encontro à característica de ‘boutique jurídica’ do escritório porque aqui existe a filosofia de enxergar o que é um bom investimento e proporcionar os melhores negócios e a melhor saúde empresarial para os clientes”.
Crescer certo
Uma situação que acontece em muitas empresas é o despreparo para situações fora do seu âmbito de trabalho normal, como abrir uma filial em outro estado, passar a importar ou exportar ou precisar fazer um contrato mais complexo. A parte contratual é uma das especialidades do Funes & Lodi. Os especialistas do escritório sabem quais são os documentos e requisitos necessários e as implicações tributárias para que a operação se concretize. “A gente também faz o contrato traduzido para a língua que for mandatária e toda uma forte assessoria para que o empresário que deseja expandir o seu negócio e as suas fronteiras fique absolutamente respaldado e tranquilo”, afirma Alessandro.
“Muitas empresas crescem de uma forma desordenada, sem planejamento na área jurídica e nós fazemos esse trabalho preventivo para evitar que ela tenha algum problema dentro do processo de expansão de seus negócios. Nosso trabalho é focado para que a empresa fature e economize”, complementa Christiam.
Por falar em economia, contratar um escritório de advocacia como Funes & Lodi custa caro? Segundo os sócios, essa pergunta merece ser respondida com uma reflexão. “Infelizmente temos no Brasil uma cultura que enxerga o escritório jurídico como um custo operacional. Mas nós provamos na prática que não: é um investimento!”, afirma Alessandro. “Com o nosso trabalho preventivo conseguimos minimizar os custos e os gastos de nosso cliente, evitando que ele tenha demandas na justiça e cresça organicamente, de forma planejada e segura. Um dos nossos clientes, por exemplo, chegou a economizar 4 milhões de reais no ano. Muito mais do que ele investiu conosco. Ou seja, não é um custo, é um ótimo investimento e que dá resultados”, comenta Christiam.
7 mandamentos da Funes & Lodi
- Advogado é sinônimo de confiança.
Quando você confia no profissional que atende a sua empresa, você pode se concentrar nas demais demandas do seu negócio. Somos aquele especialista que busca sempre salvar a vida da sua empresa.
- Atendimento é tudo.
O objetivo de um escritório como o nosso não é captar milhões de causas, contratar um monte de gente e massificar o atendimento. Procure por quem preste um atendimento personalizado, humanizado, especializado e que dê um retorno o mais rápido possível para deixá-lo tranquilo e satisfeito.
- O RH e o departamento jurídico são aliados.
Eles devem funcionar como intermediários com o escritório. Geralmente, demandas pequenas ou até um certo valor são resolvidas pelo jurídico da empresa, mas questões maiores ou que envolvem somas mais substanciais, é preciso contar com um escritório.
- Contrate um coaching preventivo.
As empresas no Brasil têm uma cultura de assumir muitos riscos ou só 4Contrate um coaching preventivo. As empresas no Brasil têm uma cultura de assumir muitos riscos ou só tomar uma providência depois que o caldo entorna. Essa cultura tem de mudar porque as leis estão mais rigorosas e cada vez mais o planejamento preventivo será necessário para que a empresa não sofra processos e demandas onerosas e desgastantes.
- Enxergue o escritório jurídico como um investimento.
O escritório trabalha a favor da empresa, não contra ela. O trabalho preventivo e feito com especialistas economiza milhões.
- Valorize seus colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço.
Isso exige um custo maior de operação, mas nada substitui a qualidade de um serviço de um bom profissional satisfeito. O escritório remunera sua equipe acima do teto do mercado e investe na sua qualificação constante para justamente oferecer essa qualidade de volta para o cliente.
- Trabalhe com ética, atenção, qualidade e respeito.
Queremos que cada cliente queira ficar com o nosso escritório para o resto da sua vida.
Conselho de advogado
“Aconselho, diariamente, a nossos clientes a investir no jurídico preventivo. É o preventivo que de fato irá cuidar da sua empresa com zelo, carinho, amor e qualidade para que você possa tocar o seu negócio tranquilamente. Tudo o que você compra ou vende tem um contrato por trás. Tudo vai esbarrar no jurídico. O jurídico tem uma relação com todas as áreas de pessoas físicas e jurídicas. Portanto, é fundamental que a sua empresa tenha um escritório, com um bom advogado para lhe atender. Procure a paz de uma assessoria de qualidade porque, caso contrário, você pode dar um passo para frente e dois para trás. Não espere o problema aparecer. Invista no jurídico preventivo. Não é um custo, é um ótimo investimento”
Dr. Christiam Mohr Funes
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Por Leonardo Millen
Fotos: Daniel Cancini
Coordenação: Sidney Osiro