Fintechs são responsáveis pela criação de mais de 100 mil empregos no Brasil
As fintechs surgiram para trazer soluções financeiras mais modernas e tecnológicas para os clientes. Elas oferecem tudo, desde serviços bancários e contabilidade até crédito mais fácil, seguros, investimentos, e até ajuda com dívidas. Segundo a Associação Brasileira de Fintechs – AB Fintechs, já temos no Brasil 1.481 fintechs, que geram mais de 100 mil empregos.
Os consumidores estão cada vez mais buscando soluções digitais, e as empresas também veem nessas fintechs uma parceria ideal para desenvolver seus negócios. As fintechs trazem processos mais rápidos, atendimento personalizado e várias vantagens para empreendedores que decidem usá-las.
“A tecnologia é uma ferramenta muito democrática, porque ela possibilita que qualquer pessoa que tenha conhecimento, interesse e boa vontade possa desenvolver um software. Além de uma boa ideia, a pessoa tem que ter capacidade de realização, boa vontade e resiliência”, comenta Marlon Freitas, CMO da Agilize, fintech de contabilidade.
De acordo com a quinta edição da Pesquisa Fintech Deep Dive, feita pela AB Fintechs e pela PwC Brasil, as pequenas e médias empresas, que possuem um faturamento entre R$ 2,4 milhões e R$ 90 milhões, são mais da metade dos clientes das fintechs no Brasil.
Além disso, muitas fintechs oferecem plataformas de educação financeira, dando acesso a recursos educativos para ajudar os empreendedores. Isso não só ajuda no desenvolvimento sustentável dos negócios, como também passa conceitos básicos sobre empreendedorismo e dá orientações estratégicas aos clientes.
_________
POR Beatriz Freitas
FOTO: Adobe Stock