Descubra por que as franquias de beleza são um bom investimento

Promissor e lucrativo. Eis duas palavrinhas que têm chamado a atenção de quem deseja empreender em franquias de clínicas de estética. Isso porque, mesmo sendo um dos setores mais afetados durante a pandemia por conta do fechamento dos estabelecimentos por longos períodos, o saldo de crescimento em 2021 ainda foi positivo – segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 10,5%. “De forma geral, o setor de beleza e serviços é o primeiro a se estabilizar após uma potencial crise, uma vez que os consumidores passam a investir mais em si mesmos e na autoestima em vez de fazer algum tipo de aquisição material ou até mesmo viajar”, comenta Paulo Morais, fundador e CEO da Espaçolaser, rede de depilação a laser que conta com 757 lojas em funcionamento no Brasil.
Quem também enxerga com bons olhos esse mercado é o empresário Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes – holding multissetorial de franquias que conta com as marcas Instituto Ana Hickmann, Maislaser, Odonto Special e Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas. “O setor de beleza tem estabilidade e garantia por ser uma área que apresenta demanda. Ainda mais os serviços de depilação a laser, que entraram em vigor no país há poucos anos, em comparação com outros tratamentos. É um segmento novo e que ainda tem muito potencial para crescer”, comenta o empresário Sidney Eduardo Kalaes.
Tendências do mercado
Ficar de olho nas novas técnicas e procedimentos que surgem, assim como nos modismos impulsionados por digital influencers, também é um bom termômetro para saber se uma rede terá mais ou menos apelo para atrair a clientela. Um bom exemplo disso são os espaços dedicados para a extensão de cílios, micropigmentação e design de sobrancelhas, métodos que viraram “objeto de desejo” de muitas brasileiras.
Um bom case de sucesso nesse segmento é a rede Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, que tem como sócios Rose Lourenço e Sidney Eduardo Kalaes e a apresentadora Ana Hickmann. “A rede cresceu 300% em 2021, faturando R$ 6 milhões”, celebra Rose, que é fundadora da marca. Mas mesmo diante de bons resultados, ela está sempre em busca de novidades para continuar sendo relevante no mercado. “Inovar faz parte de todo negócio. Com os novos serviços, ampliamos nosso público e possibilitamos ao franqueado uma margem maior de faturamento”, comenta a empresária.
Acesso facilitado
Outro fator que está ajudando a impulsionar o crescimento do mercado da beleza ao longo dos últimos anos é o pagamento facilitado dos procedimentos estéticos em 10 parcelas adotado por boa parte das empresas, o que acaba atraindo as classes B e C. Há empresas, inclusive, que focam apenas nessa parcela da sociedade como público-alvo, como a Botocenter – rede de clínicas de estética especializadas na aplicação da toxina botulínica. “A Botocenter foi criada com o objetivo de popularizar o rejuvenescimento facial para as classes B e C. Outro diferencial para esse público é a localização: nós privilegiamos shoppings centers por conta do fácil acesso”, explica Rafael Mansilla, diretor-executivo da Botocenter, que já abriu 26 lojas em menos de 3 anos de existência. “A nossa meta é encerrar 2022 com 65 operações. Temos um vasto terreno para expansão da rede, já que nosso interesse é crescer em cidades com mais de 100 mil habitantes”, explica Mansilla.
Batalhas diárias
Mas se você pensa que tudo são flores no trajeto do empreendedor do mercado de beleza, está enganado. Até se chegar à tão sonhada “fórmula do sucesso”, surgem muitos obstáculos pelo caminho, assim como em qualquer negócio. A empresária Luciana Piquet, CEO do SPA Express, se deparou com vários e soube contorná-los com maestria, transformando seu investimento inicial de R$ 5 mil em uma empresa que oferecia serviço de manicure e pedicure nas salas de espera de consultórios de João Pessoa, na Paraíba, em uma rede nacional de spa em domicílio, que fatura R$ 5,2 milhões por ano. “A transição do serviço em salas de espera para o domiciliar partiu de uma demanda dos próprios clientes. É claro que o modelo nos colocou muitos desafios também. Foram muitos obstáculos operacionais. Os erros e obstáculos são sempre uma oportunidade para evoluir”, comenta Luciana.
Espaçolaser: gigante da depilação a laser
Fundada em 2004 pelos empresários Paulo Morais, Ygor Moura e Tito Pinto, a Espaçolaser conta com mais de 750 unidades no Brasil, Argentina, Colômbia e Chile, totalizando mais de 3 milhões de clientes atendidos e mais de 36 milhões de procedimentos realizados. A apresentadora Xuxa é sócia e embaixadora da marca, o que ajudou a concretizar a credibilidade da empresa junto ao público. O grande diferencial da marca, sob o ponto de vista operacional, é o fato de possuir uma plataforma digital desenvolvida exclusivamente para o seu modelo de negócio, que dá acesso ao marketing direcionado para o upsell de novas áreas com mais de 3 milhões de clientes. “Nós somos reconhecidos pela ABF, pelo terceiro ano consecutivo, como referência no setor. Somos um negócio extremamente rentável e com um relacionamento muito próximo dos nossos franqueados. Seguindo este modelo de relacionamento, pudemos construir uma rede sólida, com profissionais bem treinados e uma rede de franqueadas extremamente engajada. O nosso acionista tem a possibilidade de se tornar sócio da rede de lojas, da franqueada e das unidades internacionais, não só da Espaçolaser como da Estudioface, a preços muito atrativos e acessíveis, além de um suporte full time de estratégias e vendas”, explica Paulo Morais, CEO da Espaçolaser. Outro diferencial importante é o E-bank criado por eles, primeira plataforma de serviços financeiros do segmento, que tem como objetivo promover mais acesso aos recursos necessários relacionados ao investimento inicial para abertura de uma franquia, ao desburocratizar o financiamento de potenciais interessados. “A criação da plataforma visou, além de incentivar pessoas que queriam empreender, contribuir para o plano de expansão da marca e ser um gerador de receita para a Espaçolaser.”
Ficha-técnica
Investimento total (capital para instalação, de giro e taxa de franquia): cerca de R$ 800 mil, incluindo a máquina para o procedimento da depilação a laser, responsável por maior parte deste investimento.
Número de unidades próprias: 604
Número de unidades franqueadas: 153
Estimativa de faturamento mensal da franquia: pode chegar a R$ 180 mil.
Prazo para retorno: cerca de 20 meses

FOTO: Divulgação/Apex Studios
Maislaser: crescimento de vento em popa
Com projeção de faturar R$ 217 milhões em 2022, a rede de clínicas de depilação a laser e rejuvenescimento facial Maislaser está com o crescimento a mil Brasil afora. Atualmente, a rede fundada em 2018 e que tem como sócios a apresentadora Ana Hickmann e os empresários Wlamir Bello e Sidney Eduardo Kalaes, possui mais de 200 unidades em todo o país, e a ideia é inaugurar mais de 70 franquias em todas as regiões do Brasil. “No ano passado, mesmo com a pandemia, comercializamos mais de 90 clínicas e inauguramos 53. Vamos continuar crescendo”, destaca Kalaes. Além de trabalharem com protocolos exclusivos e equipamentos modernos e de última geração, a Maislaser preocupa-se em oferecer ao franqueado um suporte de qualidade, dando mais segurança a ele na hora de investir e manter seu negócio ativo no dia a dia.
Ficha-técnica
Investimento total (capital para instalação, de giro e taxa de franquia): R$ 470 mil
Número de unidades próprias: 1
Número de unidades franqueadas: mais de 200
Estimativa de faturamento mensal da franquia: acima de R$ 120 mil, após 12 meses
Prazo para retorno: entre 15 e 20 meses

FOTO: Divulgação
Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas: atendimento diferenciado
Fundada em Goiânia, em 2014, pela empresária Rose Lourenço, a rede Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas oferece, em um mesmo ambiente, serviços de extensão de cílios, design de sobrancelhas, micropigmentação de sobrancelhas, olhos e lábios, limpeza de pele, massagens corporais, depilação facial, manicure e pedicure. O atendimento personalizado e acolhedor é um importante diferencial: enquanto esperam pelo tratamento, as clientes podem degustar bolos, chás, sucos ou café. Com o grande crescimento da empresa, em 2016 veio a necessidade de mudar o modelo de negócio e implantar o sistema de franquias, o que ocorreu com a chegada do empresário Sidney Eduardo Kalaes e da apresentadora Ana Hickmann na sociedade. “A Além do Olhar é uma franquia com muito potencial no setor de beleza, pois é inovadora e traz uma proposta completamente diferente do que já existe hoje no mercado. Acreditamos que esse seja um dos motivos por esse rápido crescimento”, explica Rose. Atualmente, eles possuem mais de 50 franquias espalhadas por 12 estados e um faturamento de R$ 6 milhões em 2021 (a rede cresceu 300% no último ano). “Para 2022, a meta é alcançar 100 franquias e R$ 10 milhões de faturamento”, aponta Rose.
Ficha-técnica
Investimento total (capital para instalação, de giro e taxa de franquia): entre R$ 161 mil e R$ 242 mil
Número de unidades próprias: 1
Número de unidades franqueadas: mais de 50
Estimativa de faturamento mensal da franquia: entre R$ 62 mil e R$ 138 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses

FOTO: Divulgação
Spa Express: beleza em domicílio
Quando a empresária Luciana Piquet, do Spa Express, decidiu empreender no ramo da beleza, aos 23 anos, não imaginaria que 11 anos depois estaria no comando – junto de seu irmão, Bruno Cruz – de uma rede de franquias de spa em domicílio com faturamento de R$ 5,2 milhões. O start da operação se deu em João Pessoa, mas atualmente a empresa está presente em 40 cidades brasileiras, com 46 operações em funcionamento. Para este ano, a expectativa é que o faturamento atinja a cifra de R$ 7,6 milhões. “100% das nossas franquias são lideradas por mulheres e todas as terapeutas também são mulheres. Nós, praticamente, inauguramos esse modelo de franquia”, diz a empreendedora, que ainda explica que o Spa Express é uma microfranquia home-based, ou seja, pode ser administrada de casa, o que é uma grande vantagem para as mulheres que, assim como ela, são mães e querem estar perto dos filhos e também porque dispensa o aluguel de um ponto comercial. Outro grande atrativo que está favorecendo o crescimento da rede é o investimento inicial acessível: cerca de R$ 37 mil, com a possibilidade de faturamento médio mensal de R$ 15 mil.
Ficha-técnica
Investimento total (capital para instalação, de giro e taxa de franquia)*: a partir de R$ 37,4 mil
Número de operações próprias: 1
Número de operações franqueadas: 45
Estimativa de faturamento mensal da franquia: R$ 15 mil
Prazo para retorno: de 12 a 16 meses
* Para cidades abaixo de 300 mil habitantes

FOTO: Divulgação/Wagner Caiafo
Botocenter: vaidade acessível
O guatemalteco Rafael Mansilla enxergou no mercado de beleza voltado para as classes B e C uma oportunidade de negócio. Após uma análise do setor, fundou a Botocenter, ao lado de mais quatro empresários. O grande diferencial da rede, que já nasceu com a proposta de ser uma franquia, é tornar acessível a uma gama maior da população a aplicação de toxina botulínica. “A franquia consegue oferecer um preço acessível aos consumidores e ainda manter a rentabilidade dos franqueados em alta por trabalhar com serviço de recorrência. A marca criou um plano de assinatura anual, em que todos os procedimentos são ministrados por dentistas e o protocolo de aplicação contempla três regiões do rosto: testa, lateral dos olhos e glabela. Cada unidade tem capacidade de realizar 2.370 aplicações por mês”, comenta o empresário. Outro ponto essencial que ajudou no crescimento da rede, que nasceu em 2019, em Recife, são os diferentes modelos de franquia para cada perfil de franqueado. “O nosso modelo tradicional, em shopping, conta com investimento inicial de R$ 285 mil, no entanto, nós realizamos o cash back da taxa de franquia, que nesse caso são R$ 65 mil, convertidos em toxina botulínica, custos de treinamento e ativação de redes sociais. Soma-se a isso a projeção de faturamento de R$ 1 milhão no primeiro ano de operação.” Em 2021, a rede faturou R$ 20 milhões e a projeção é chegar aos R$ 50 milhões em 2022.
Ficha-técnica
Investimento total (taxa de franquia, obra e comunicação visual, equipamentos gerais e insumos descartáveis, despesas pré-operacionais): a partir de R$ 285 mil
Número de unidades próprias: 7
Número de unidades franqueadas: 19
Estimativa de faturamento da franquia: R$ 1 milhão, em média, no primeiro ano de operação
Prazo para retorno: de 12 a 24 meses

FOTO: Daniel Cancini