Compras online no Brasil devem atingir R$ 205,11 bilhões este ano
O e-commerce no Brasil nunca esteve tão aquecido. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um crescimento de 9,7% das compras online no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.
As vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 44,2 bilhões, apenas no primeiro trimestre de 2024. E o ticket médio do período foi de R$ 492 por cliente, enquanto em 2023 era de R$ 470.
Entre os destaques de vendas neste primeiro trimestre estão os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios, informática, além de saúde e beleza. O levantamento mostra ainda que as mulheres lideram as compras e representam 51% dos clientes.
A expectativa é que o comércio digital atinja o patamar de R$ 205,11 bilhões até o fim do ano, segundo a ABComm, com um total de 91 milhões de compradores.
“As boas experiências em sites e lojas virtuais, além da comodidade em comprar pela internet, têm deixado os consumidores cada vez mais confiantes. Isso favorece a ascensão do mercado virtual. O importante é estar sempre atento às tendências e ao comportamento do cliente”, explica Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
Abaixo, ele dá 5 dicas para você fazer suas compras online com segurança e ter uma boa experiência:
1. Verifique a reputação da empresa
Isso pode ser feito hoje em dia através das reclamações sobre a empresa disponíveis em sites como Reclame Aqui ou nas redes sociais. Digitando o nome da empresa em sites de busca, o consumidor vai ter uma ideia se essa empresa trabalha de forma correta ou não. Caso a empresa tenha muitas reclamações de clientes, o consumidor deve tomar cuidado. Se não prestou um serviço satisfatório para outros, é provável que você seja o próximo.
2. Cheque a segurança tecnológica
Sempre verifique se a loja virtual é criptografada, por exemplo, e procure pelo ícone do cadeado que fica visível no canto superior esquerdo da tela, seja em desktop ou mobile. Esse mesmo ícone tem que estar sempre fechado. Isso significa que aquele site é criptografado e que as informações fornecidas pelo consumidor, naquele espaço, não vão ser desviadas para outros fins. “Uma questão interessante de segurança para o consumidor, quando ele for comprar numa loja virtual, é optar pelo cartão de crédito virtual do banco, uma ferramenta bastante prática e útil. Caso os dados desse cartão virtual forem roubados, junto com número do mesmo, não poderá ser usado novamente”, diz Mauricio Salvador.
3. Desconfie de ofertas exorbitantes
Estranhe se uma loja oferecer muitas vantagens para pagamentos através de transferência bancária, boleto ou PIX, que são formas de pagamento onde o consumidor não pode contestar compra. Normalmente, as lojas que fraudam consumidores recebem esse tipo de pagamento, oferecem descontos muito agressivos, que destoam do mercado em geral. “Se um produto que custa R$ 1000, em média no mercado, é oferecido pela loja por R$ 600, trazendo descontos de 30, 40%, é um sinal de alerta para o consumidor”, comenta Mauricio Salvador. “Outro ponto interessante a se falar são, geralmente, os layouts de páginas enganosas, que costumam apresentar características que destoam de sites mais conhecidos. Por exemplo, a ausência de um padrão de imagens, textos, cores usadas na página, além de URLs duvidosas”, complementa.
4. Cheque as informações da empresa
A loja virtual deve ter as informações obrigatórias como Nome da empresa, CNPJ ou CPF do vendedor, endereço físico e eletrônico, além de dados essenciais para contato. Esses pontos são garantidos pelo decreto federal 7.962, de 2013. Além disso, pesquise pelas experiências de outros consumidores, nas redes sociais, com aquela empresa e se a situação cadastral do CNPJ está em normalidade com a Receita Federal.
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