Bisutti transforma eventos em experiências inesquecíveis e mira em expansão global

Há quase seis décadas, uma pequena empresa italiana plantou as sementes daquilo que se tornaria uma das maiores revoluções no mercado de eventos do Brasil. Fundada em 1964, em Bergamo, a Bisutti nasceu com um propósito claro: criar experiências memoráveis que transcendessem a organização de festas. Ao longo dos anos, a marca fincou raízes profundas no Brasil, adaptando-se ao cenário local e expandindo sua influência por toda a América Latina. O segredo do sucesso? Uma operação verticalizada que integra espaços exclusivos, gastronomia de alto padrão assinada por chefs renomados, decoração sob medida, tecnologia audiovisual de ponta e produção executiva completa. Além da estrutura, a personalização é uma das marcas registradas da operação. “Cada evento é único. E a forma de conseguirmos escalar como empresa é realmente tendo em cada especialista uma unidade de negócio que trabalhe para manter um padrão altíssimo de qualidade”, destaca Fabio Rugna, sócio-fundador e CEO da Bisutti.
Hoje, com mais de 20 espaços próprios e 2.000 eventos anuais, a Bisutti soma doze endereços na capital paulista, incluindo o Bisutti Contemporâneo 8076, o Bisutti Traffô, o Boulevard JK e a Casa Bisutti, entre outros. No interior de São Paulo, em parceria com o Club Med, a marca opera o Chez Bisutti Lake Paradise e o Chez Bisutti Garden, voltados para eventos com atmosfera de refúgio próximo à cidade. A expansão também chegou ao Rio de Janeiro, com o Chez Bisutti Rio das Pedras; à Bahia, com operações em Trancoso, incluindo o Teatro L’Occitane; e a Punta Cana, na República Dominicana — o primeiro destino internacional da marca. Ainda estão previstos os lançamentos de novas unidades, como o Bisutti Marrakech, em 2025, um espaço em São Miguel dos Milagres (AL), que será lançado em breve, além do Chez Bisutti Gramado, com inauguração prevista para dezembro de 2026, em parceria com a DCSET e Club Med. “O crescimento da Bisutti tem muito a ver com a essência e história da empresa. Desde 2008, a Bisutti lança tendência no mercado”, afirma Tiago Varalli, sócio-diretor de destinos e expansão da empresa.

FOTO: Daniel Cancini
Cada detalhe importa
O que diferencia a Bisutti no competitivo mercado de eventos é justamente essa estrutura completamente verticalizada, que poucos conseguiram replicar com a mesma excelência. Essa abordagem representa a evolução natural do que o cliente contemporâneo busca: um evento descomplicado, mas altamente personalizado. “É o que todo cliente quer. Um atendimento exclusivo, que possa traduzir o sonho dele em realidade, de uma empresa única, mas com verticais de especialistas que conseguem traduzir todas as ideias em um evento só”, explica Fabio, que continua: “A inovação está no nosso DNA. Sempre buscamos antever o comportamento do cliente, trazendo assim um trabalho constante de renovação dos nossos espaços, seja em estrutura física, quanto ao uso de tecnologias, que fizeram a Bisutti sair na frente.” Acompanhar a evolução do mercado — e dos clientes — está fazendo a Bisutti atravessar gerações. “Famílias inteiras fazem festa na Bisutti: debutantes que celebraram 15 anos conosco, hoje voltam para realizar seus casamentos. Temos o maior orgulho de fazer parte da história das pessoas”, completa Carla Rugna, sócia-fundadora e diretora de produção.
Com um ecossistema integrado e estratégico, a Bisutti divide sua atuação em dois pilares complementares: a Bisutti Social e a Bisutti Corporate. Cada frente é responsável por controlar detalhes específicos da experiência, garantindo sinergia e resultados abrangentes. “Transformar celebrações em experiências personalizadas vai muito além de um discurso. É um compromisso diário com a escuta genuína, a empatia e a excelência. Ao longo dos últimos 17 anos, construímos uma marca sólida baseada em responsabilidade, seriedade e, acima de tudo, amor pelo que fazemos. Nos bastidores, contamos com uma equipe multidisciplinar, altamente capacitada e apaixonada pelo que faz, que atua de forma colaborativa, com um olhar atento aos detalhes”, define Carla.

FOTO: Divulgação
Bisutti Social
A divisão Bisutti Social é voltada para todos os tipos de celebrações, como casamentos, festas de 15 anos e aniversários. Com espaços próprios, infraestrutura completa e atendimento personalizado, a operação reúne decoração, gastronomia e tecnologia em um único modelo de entrega. Cada evento é planejado para refletir o perfil dos anfitriões, com apoio de equipes especializadas em cenografia, produção e serviços. A proposta é oferecer soluções integradas para que os clientes possam se concentrar na vivência do momento. “Investimos consistentemente em treinamentos que capacitam nossos colaboradores a compreender, de forma sensível e assertiva, os anseios e expectativas de cada cliente. Esse processo começa com uma escuta qualificada e personalizada, passa por um planejamento minucioso, conduzido por um produtor exclusivo para cada celebração, e se estende à execução, com cronogramas bem definidos para todas as empresas envolvidas”, detalha Mauricio Ubiratan, sócio-fundador e diretor de operações.
Bisutti Corporate
Já na Bisutti Corporate, a flexibilidade é chave. A operação atende desde grandes convenções, eventos institucionais e premiações, até encontros intimistas e experiências exclusivas em destinos selecionados, representando uma evolução do conceito tradicional de eventos empresariais. “O corporativo busca facilidade com qualidade. A ideia é sair daquele modelo que tínhamos em centros de convenções dentro dos hotéis, por exemplo, e ir para um lugar mais acolhedor, aconchegante e com cardápio desenvolvido especificamente para aquele evento”, explica Fabio. O modelo de trabalho combina planejamento estratégico com operação própria e controle de ponta a ponta. A estrutura inclui cenografia, conteúdo, audiovisual, gastronomia e produção executiva. A proposta é transformar eventos em ferramentas de relacionamento, posicionamento e geração de valor para as marcas.

FOTO: Divulgação/ Thalita Tavares
Quem faz acontecer
O coração – e grande diferencial – da Bisutti passa pelas pessoas por trás de cada projeto. Profissionais reconhecidos em suas áreas compõem o time que dá forma e identidade às experiências da marca. “Juntos nós somos mais fortes. Por que juntos? Porque temos uma equipe de especialistas que trabalham e pensam ao lado do outro, para que o todo seja percebido pelo cliente como algo único”, explica Fabio. Na gastronomia social, o chef premiado Julio Perinetto, sócio- -diretor, comanda uma operação que vai além de cardápios sofisticados. Traz, afora a gastronomia, o Eleven Bar, onde assina a coquetelaria com drinks sofisticados e customizados, enquanto a BP Kosher — sob supervisão de Emmanuel Bassoleil, junto com Julio Perinetto — une tradição e inovação na cozinha kosher, para o público judaico. Completando a pluralidade de sabores, os doces finos ficam por conta de Giuliana Pimenta, que eleva a confeitaria artesanal a um novo patamar com ingredientes importados e apresentação impecável. A decoração fica sob os cuidados da sócia-diretora Mariana Bassi, uma das maiores referências em design floral e ambientação do país. A talentosa decoradora tem como maior prazer o trabalho entregue: “O que me move é ver um projeto, depois de muito tempo de idealização e criação, sendo concretizado. É incrível ver o belo tomar forma e ser palco para nossos clientes”
No corporativo, um time especializado na realização de eventos de todo porte, comandados pelo sócio-diretor Eduardo Moreira, da Citron Gastronomia, que como exemplo, atua há mais de 15 anos na Fórmula 1, atendendo em cada uma de suas edições mais de 4 mil pessoas. A mesma estrutura é oferecida em todos os espaços Bisutti. O sucesso é tanto que a solução completa é queridinha de agências de todo o país, pelo trabalho facilitado e organizado que oferecem nas entregas de seus eventos. Para somar ainda mais a essa estrutura, a mais recente evolução da Bisutti veio através da criação da CX, núcleo de inovação comandado pelos sócios-diretores Marcos Fasano, Guilherme Guimarães e Guilherme Prazak. A marca, que atuava antes fortemente no mercado social, vem para consolidar ainda mais sua posição no mercado corporativo. Prova disso são os eventos realizados pela Bisutti para grandes marcas, que têm alcançado relevância dentro e fora do mercado. Entre os clientes atendidos estão empresas como Bradesco, TikTok, Pfizer, XP, Salesforce, Brastemp e Nestlé. Com entregas baseadas em metas específicas e produção integrada, os cases ganham projeção por seu formato e resultados. Um evento de ESG para uma multinacional, por exemplo, contou com cenografia reutilizável, painel com convidados internacionais e transmissão simultânea para três países. A solidez da empresa também passa por uma estrutura financeira bem desenhada, pensada para sustentar o crescimento de forma consistente. Segundo Mairo Gomes, sócio-diretor financeiro, a expansão da Bisutti é acompanhada de perto por uma gestão estruturada e orientada por dados. “Temos uma estrutura sólida de planejamento e controle, visando estabilidade econômica e eficiência operacional. São adotadas ferramentas avançadas de gestão de fluxo de caixa, análise de custos e margens, além de modelos de avaliação de viabilidade para novos investimentos, assegurando equilíbrio entre a entrega sofisticada dos serviços e a saúde financeira do negócio no longo prazo”, afirma.

FOTO: Divulgação/ Helson Gomes
Experiências que ficam para sempre
Nos últimos anos, uma nova tendência passou a ganhar força: realizar eventos fora do local de residência, combinando celebração e viagem em uma experiência completa. A Bisutti foi pioneira em identificar esse movimento e lançou a Destination Bisutti, divisão voltada para eventos em destinos paradisíacos, com a mesma qualidade e atenção aos detalhes que consagraram a marca. A escolha de cada local é feita com base em estudos de viabilidade e afinidade com o conceito da empresa. “A expansão internacional da Bisutti está profundamente ligada à simbiose com o lugar. Não se trata apenas de abrir uma unidade, mas de mergulhar na cultura local, criar laços e propor algo genuíno”, diz Fabio. À frente desse braço da empresa está Tiago Varalli, que trouxe para a operação uma bagagem internacional e uma nova abordagem de atendimento multicultural, logística e gestão de experiências. “A realização de eventos fora do local de origem é uma tendência que surgiu entre 2018 e 2019, e foi quando decidimos expandir para além de São Paulo”, contextualiza Tiago. O conceito do Destination Bisutti representa uma mudança de mentalidade: transformar um evento de algumas horas em uma vivência de vários dias, em locais onde natureza, infraestrutura e exclusividade caminham juntas. Esse modelo de atuação está em sintonia com um novo comportamento do consumidor de luxo. Se antes a ostentação ocupava o centro do palco, hoje o que vale é a experiência. Segundo um relatório global de tendências para 2025 realizado pela American Express Travel, 70% dos Millennials e Gen Z preferem viagens onde a jornada seja tão importante quanto o destino. “O novo luxo é sobre viver momentos significativos. As gerações Z e millennials, por exemplo, buscam hoje muito mais uma experiência do que uma posse. É uma geração que não quer mais ter carro ou casa, mas querem ter experiências prolongadas com as pessoas que mais gostam”, analisa Fabio. Outro diferencial da Bisutti é sua cultura centrada no cliente – um princípio que, segundo Fernando Ruiz, sócio-fundador e diretor de inovação, sempre guiou a empresa: “Essa atenção nos permitiu não apenas entender profundamente as necessidades do público, mas também antecipar demandas. Percebemos cedo, por exemplo, a valorização do tempo como um bem essencial hoje, assim como a crescente busca por conexão com a natureza e o belo, que direcionou nosso foco nos destinations. Essas percepções nos deram a precisão para liderar, e não apenas acompanhar, as transformações do mercado.”
Parcerias de sucesso
Entre os pilares do modelo Destination, dois projetos se destacam como experiências premium: o Chez Bisutti e o Teatro L’Occitane. Em parceria com o Club Med, o Chez Bisutti é a materialização de um conceito que une o know-how da Bisutti em festas deslumbrantes ao modelo all inclusive premium do resort, em destinos como Trancoso e Punta Cana. Essa parceria estratégica com a maior rede de resorts do mundo, que possui 70 unidades espalhadas em mais de 30 países, já demonstra resultados expressivos. “Só neste ano de 2025, temos a previsão de entregarmos 400 eventos, entre eventos sociais e corporativos. Essa relação começou com o Janyck Daudet, CEO do Club Med na América do Sul, e colocamos o modelo de pé com o Lake Paradise, em abril de 2021”, detalha Fabio. A proposta combina o toque francês do savoir faire com a hospitalidade italiana — presente na gastronomia e na forma calorosa de receber — e a brasilidade típica das festas. Esse conjunto representa o que a Bisutti entende por encantamento, um dos valores centrais da marca. No sul da Bahia, outro projeto amplia a presença da Bisutti no cenário de eventos de alto padrão: o Teatro L’Occitane, em Trancoso. Localizado dentro do condomínio Terravista, o espaço passou a ser administrado pela Bisutti no fim de 2023, após uma parceria com o grupo Terravista e o fundador do Teatro L’Occitane, Reinold Geiger. Com arquitetura assinada por François Valentiny, o teatro foi inspirado no Festival de Música de Salzburg, na Áustria, e se tornou um dos maiores complexos de eventos da América Latina. “É um espaço com capacidade para eventos de 10 a até 7 mil pessoas, em diferentes formatos. Essa polivalência é um dos nossos grandes diferenciais no sul da Bahia”, explica Tiago. A estrutura conta com dois palcos — um aberto, com capacidade para 1200 pessoas, e outro coberto, com acústica projetada para concertos — além de um gramado que recebe shows, festivais e casamentos ao ar livre. A Bisutti também opera um espaço fechado e climatizado para até 700 convidados, e uma área na mata, que permite eventos mais imersivos.

FOTO: Divulgação/ Andres Jesus de Nascimento
Além das fronteiras
Quando o propósito de uma marca é criar momentos únicos, os limites geográficos realmente deixam de existir. “A Bisutti provou que é possível manter a alma italiana, abraçar a criatividade brasileira e conquistar o mundo – tudo sem perder a essência que a tornou referência em eventos de luxo”, afirma Thereza Bisutti, sócia-fundadora. “Somos movidos por histórias. Queremos criar destinos incríveis para que nossos clientes vivam momentos inesquecíveis e levem essas memórias para sempre”, diz Tiago. É essa mentalidade que posiciona a Bisutti na vanguarda de um mercado em transformação, onde eventos deixaram de ser meras celebrações para se tornarem experiências transformadoras. Com planos de expansão para novos destinos nos próximos dois anos, incluindo locais de praia, campo e montanha, a empresa continua escrevendo sua história de inovação – com uma celebração inesquecível por vez.
_________
POR Jennifer Detlinger
FOTO DESTAQUE: Daniel Cancini
FOTOS: Daniel Cancini, Divulgação, Divulgação/ Thalita Tavares, Divulgação/ Helson Gomes e Divulgação/ Andres Jesus de Nascimento