6 dicas para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso

Segundo uma pesquisa do Sebrae, existem mais de 52 milhões de empreendedores no Brasil, ou seja, indivíduos envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio. E essa não é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas é possível aumentar chances dessa jornada ser de sucesso. Confira a seguir a lista que a consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, preparou com 6 dicas essenciais para futuros empreendedores:
Analise o mercado
Observe as lojas, o e-commerce, os novos produtos. O mercado mudou muito com a pandemia e novas oportunidades se abrem a partir desse contexto. Pense nas vezes que precisou comprar algo nos últimos tempos e foi difícil ou você não achou. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre problemas e soluções e elenque todas as ideias dentro da sua área de interesse.
Tenha um negócio que combine com o seu perfil
Por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio, ela tem que estar associada a suas paixões pessoais, motivações intelectuais e capacidade de realização. Saiba que várias boas oportunidades não deram certo em função dessa falta de alinhamento entre a oportunidade e o perfil do empreendedor. Trabalhar muito por algo que não o inspire não o levará longe.
Aposte em um diferencial
É preciso saber a importância de não ser apenas mais um. Para isso, procure saber qual o diferencial que você irá oferecer em relação aos concorrentes. A ideia é, realmente, ser melhor que as soluções já oferecidas no mercado. Não vale só copiar o que já existe. Questione: por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o meu produto e serviço e não o de outra empresa? Sempre pense do ponto de vista de benefícios que sua solução traz como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade, etc.
Divulgue seu negócio
Para aumentar a visibilidade de um negócio, principalmente no mundo digital, a primeira coisa é saber como usar da melhor maneira possível as mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras, dependendo do segmento de atuação da empresa. Prepare-se para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Crie notícias, vídeos, e-books, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Mais do que vender, divulgar o propósito da sua empresa é o pulo do gato dos negócios
Faça networking
Uma das coisas mais poderosas do empreendedorismo é a possibilidade de trocar experiências, dividir problemas e multiplicar soluções. Por isso, participe de redes de apoio, faça contatos, ajude e peça colaboração para pessoas que estão vivendo desafios parecidos com o seu no trabalho
Aprenda sempre
Neste mundo competitivo e altamente veloz que vivemos, conhecimento nunca é demais. Portanto, invista em cursos, mentorias, treinamentos online e estude muito sobre a sua área de atuação e novidades no setor. Aumentar seu repertório sempre vai ser um diferencial competitivo para que você inove e esteja sempre na frente!
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