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6 dicas para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso

FOTO: AdobeStock

Segundo uma pesquisa do Sebrae, existem mais de 52 milhões de empreendedores no Brasil, ou seja, indivíduos envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio. E essa não é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas é possível aumentar chances dessa jornada ser de sucesso. Confira a seguir a lista que a consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, preparou com 6 dicas essenciais para futuros empreendedores:

Analise o mercado

Observe as lojas, o e-commerce, os novos produtos. O mercado mudou muito com a pandemia e novas oportunidades se abrem a partir desse contexto. Pense nas vezes que precisou comprar algo nos últimos tempos e foi difícil ou você não achou. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre problemas e soluções e elenque todas as ideias dentro da sua área de interesse.

Tenha um negócio que combine com o seu perfil

Por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio, ela tem que estar associada a suas paixões pessoais, motivações intelectuais e capacidade de realização. Saiba que várias boas oportunidades não deram certo em função dessa falta de alinhamento entre a oportunidade e o perfil do empreendedor. Trabalhar muito por algo que não o inspire não o levará longe.

Aposte em um diferencial

É preciso saber a importância de não ser apenas mais um. Para isso, procure saber qual o diferencial que você irá oferecer em relação aos concorrentes. A ideia é, realmente, ser melhor que as soluções já oferecidas no mercado. Não vale só copiar o que já existe. Questione: por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o meu produto e serviço e não o de outra empresa? Sempre pense do ponto de vista de benefícios que sua solução traz como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade, etc.

Divulgue seu negócio

Para aumentar a visibilidade de um negócio, principalmente no mundo digital, a primeira coisa é saber como usar da melhor maneira possível as mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras, dependendo do segmento de atuação da empresa. Prepare-se para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Crie notícias, vídeos, e-books, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Mais do que vender, divulgar o propósito da sua empresa é o pulo do gato dos negócios

Faça networking

Uma das coisas mais poderosas do empreendedorismo é a possibilidade de trocar experiências, dividir problemas e multiplicar soluções. Por isso, participe de redes de apoio, faça contatos, ajude e peça colaboração para pessoas que estão vivendo desafios parecidos com o seu no trabalho

Aprenda sempre

Neste mundo competitivo e altamente veloz que vivemos, conhecimento nunca é demais. Portanto, invista em cursos, mentorias, treinamentos online e estude muito sobre a sua área de atuação e novidades no setor. Aumentar seu repertório sempre vai ser um diferencial competitivo para que você inove e esteja sempre na frente!

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