Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Fondue nas Alturas

fondue1Um “panelão”, instalado numa das elevações montanhosas de Gstaad, na Suíça, esconde uma “instalação” coletiva para turistas participarem de um delicioso pic-nic de queijo derretido.

Uma atração imperdível para apreciadores de fondue que visitam a charmosa estação de esqui de Gstaad. Nada de se enfurnar numa sala fechada, com lareira, em torno de um fogareiro – como normalmente se degusta um fondue suíço. A ideia aqui é fazer um “fondue-nic” ao ar livre numa das montanhas locais, a pouco mais de 15 minutos do centro. É simples: você contrata uma guia de turismo e diz que quer conhecer a Fondueland. Pronto: deixe tudo com ela. A guia  se encarrega de tudo: leva em sua mochila taças, pratos, copos, vinhos pães, queijos, azeites, etc… Tudo com muito bom gosto e requinte, como convém.

Mas uma grande surpresa está reservada quando o grupo chega de van ao topo da montanha: há o que parece ser, graças ao enorme cabo, uma panela gigante coberta por um encerado. Tudo arrumadinho do jeito suíço.

Removendo-se a lona, porém, a surpresa que deixa o grupo literalmente de boca aberta: não é uma panela, mas uma mesa redonda com banquetas que acomodam até 10 pessoas. É lá que será preparado e servido o fondue, seguido de bons vinhos brancos – claro, suíços – em panelas menores.

Fondue impecável, cos melhores queijos gruyère e emmenthal do mundo, pães fresquinhos. Passeio imperdível! No final, a guia recolhe tudo, limpa tudo e já deixa a “panela” gigante preparada para a chegada do próximo grupo. Que, com certeza, também se surpreenderá, assim como eu.

Sair da versão mobile