Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Tamanho não é documento

Cozinha autoral, mesas quase que para compartilhar, preços mais amigáveis e espaço diminuto – ingredientes que parecem ser a nova tendência dos restaurantes da cidade.

Por: Shirley Legnani   

Piccolo Medida certa

Reflexo da crise ou não, o fato é que cada vez mais pipocam pela cidade restaurantes de ambientes menores e de serviço e menu mais enxutos. Casas que abrem com proposta de acolhimento, nas quais a posição das mesas, cozinha e arquitetura induzem os clientes a se sentirem em ambiente familiar. “Nossa proposta foi de abrir um restaurante do tipo que gostamos de frequentar – pequeno, charmoso e aconchegante. Nossa filosofia de trabalho é essa e estamos adorando interagir mais com os clientes, poder ficar de olho em tudo que acontece na casa e também de olho na equipe. Enfim, um restaurante que nos desse vontade de frequentar”, diz o chef Marcelo Laskani, que acaba de inaugurar, ao lado do maître Maurício Cavalcante, o Piccolo, uma versão menor do seu consagrado Pìu, no mesmo bairro.

Localizado na Rua dos Pinheiros, o Piccolo tem 48 lugares e projeto assinado pela arquiteta Beatriz Pinheiro. Com dois salões pequenos, o interno tem uma boa adega climatizada. As mesas na calçada e trilha sonora ao som de jazz dão o toque de charme e são um bom acompanhamento da autoral cozinha de Laskani. Caso do Capellini com bouillabaisse e vieiras e do Bife de costela maturado dry, tartar de cogumelos, cambuci arrosto e saladinha de folhas nativas da estação.

Rua dos Pinheiros 266. Tel.: (11) 3213-8449.


Le Fish Empório de peixes

Misto de empório e restaurante, o Le Fish tem 11 mesas e 22 lugares. O foco da casa são os peixes frescos que vêm de diferentes produtores, com destaque para o salmão.

O menu elaborado pela chef Juliana Beividas é contemporâneo, com viés asiático. Robalo com purê de batata doce roxa ao toque de gengibre, farofa de beiju e quinoa e Polvo grelhado com abóbora japonesa assada com ervas, crispy de presunto cru e azeite de agrião estão entre os destaques.

R. Melo Alves, 301 – Jardins. Tel: (11) 3062-7146.


Osteria Del Pettirosso Sem aperto

Outra casa que também faz a alegria de clientes assíduos e não liga para pompas é o Osteria Del Pettirosso, do romano Marco Renzetti, que comanda a casa com a esposa Erika. “O restaurante pequeno e intimista ajuda na proximidade e cria uma certa intimidade com o cliente, isso sempre foi uma questão muito importantes para mim e Erika. Mesmo crescendo a procura de clientes, a gente nunca aumentou nem uma cadeira no restaurante, para não prejudicar a natureza íntima e a atenção que podemos dedicar a cada cliente.

Os 40 lugares de nosso salão principal garantem o primor da cozinha e um estilo personalizado”, explica Marco.
Da sua minúscula cozinha saem joias, como o Spaghetti alla carbonara, massa fresca ao molho de ovo, pecorino, pancetta e pimenta do reino, e o Tiramisù a modo mio, que é de babar.

Al. Lorena, 2155. Tel.: (11) 3062-5338


Lima Restobar

Do chef peruano Marco Espinoza, o Lima Restobar tem bom custo-benefício, cardápio com receitas para compartilhar e decoração moderna com grafites de arte urbana. Com capacidade para pouco mais de 30 pessoas, vale experimentar a seção La Cevicheria, variações de ceviches com o Clássico (peixe branco, leite de tigre, cebola roxa, milho e batata doce) e o Mixto (peixe branco, camarão, polvo, lula, leite de tigre e molho de pimentão vermelho com chips de batata doce).

Rua Adolfo Tabacow, 269 – Itaim Bibi. Tel.: (11) 4327-0623


Oui Petit e saboroso

O restaurante Oui, do chef Caio Ottoboni, está com novo endereço no Baixo Pinheiros – a metros da primeira casa. São 48 lugares. Com a mudança, o chef aproveitou para colocar novas receitas no menu contemporâneo. Entre as entradas: Dadinho de bochecha e cabeça de porco com vinagrete de salsa e o Espetinho de asa de pato confit.

Nos pratos principais, Polvo com aioli de dendê, romesco e bok choy. O pequeno bar da casa traz uma carta de drinques autorais como: Cannele, feito de Bourbon, xarope de canela, sourmix e água gaseificada.

Rua Costa Carvalho, 72 – Pinheiros. Tel.: (11) 3360-4491

Sair da versão mobile