Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Samurai da Liberdade

2016: tudo será realizável no Ano do Macaco, signo do inventor, do improvisador, do inovador e do motivador, que possui muitas maneiras novas e pouco convencionais de fazer as coisas. “Nunca diga para si mesmo `Não posso, não consigo´ e não diga não como resposta!”, afirma Isao Gushi. GoWhere registra aqui os passos de um grande batalhador pela culinária japonesa – um sonhador, um realizador, um grande guerreiro, o Samurai da Liberdade.
No tradicional bairro japonês de São Paulo, ele comanda o Sushi ISAO, melhor Buffet de sushi e sashimi da cidade – possivelmente do País.

Por: Celso Arnaldo Araujo

O titulo é mais que merecido: completou 30 anos um fenômeno chamado Sushi ISAO, o restaurante que leva o nome do dono, no segundo andar de um prédio na Rua da Glória, coração da Liberdade. É superior em todos os detalhes.  O cardápio é inovador e conta com diversos diferenciais, entre eles: Carpaccio de Salmão, Ostra gratinada, Ceviche de peixe branco e Salmão, Sushi de Salmão Flambado, Uramaki de Salmão com Crispi, Peixe Xadrez, Peixe Branco Sumissô, Salmão grelhado Uramaki…

O buffet self-service da casa, caracterizado pela fartura de ingredientes de primeira, sempre frescos, é por muitos considerado o melhor de São Paulo – inclui, à vontade, pratos que normalmente não fazem parte do sistema tradicional de grandes restaurantes de culinária japonesa, como camarões à milanesa, sempre em parzinhos e crocantes, uma grande variedade de sushis e sashimis, ovas e ostras. Entre pratos quentes, tempurás, lula alho e óleo, salmão grelhado, entre muitos outros…

“Ser um Samurai…”

samurai_6Mas Isao e o Sushi ISAO têm história. Samurai significa, em japonês, “aquele que serve”. Portanto, sua maior função era servir – eles foram os guerreiros do antigo Japão feudal. Existiram desde meados do século 10 até a era Meiji, no século 19.

Após tornar-se um bushi (guerreiro samurai), o cidadão e sua família ganhavam o privilégio do sobrenome. Além disso, os samurais tinham o direito (e o dever) de carregar consigo um par de espadas à cintura, um verdadeiro símbolo samurai. A primeira era uma espada pequena (wakizashi), cuja lâmina tinha aproximadamente 40 cm. A outra, maior (katana), com lâmina de 60 cm.

Os samurais obedeciam a um código de honra não escrito, denominado bushidô (caminho do guerreiro). Segundo esse código, os samurais não poderiam demonstrar medo ou covardia diante de qualquer situação. O samurai Isao não se abala pela crise…

Havia uma máxima entre eles: a de que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. E o Samurai da Liberdade destaca-se por sua vontade de vencer, por sua garra e pelo empenho permanente em atender bem a clientes e amigos.

A superação da crise

“Por mais difícil que seja a subida, eu chego lá”, diz Isao. E é com essa garra que desvendamos um interessante mistério: como ele consegue se destacar frente a uma grave crise no seu setor? Muito simples: acre-dita, investe e aposta todas as fichas nele. “Trinta anos de restaurante têm que render alguns resultados e, por que não, positivos…”

Em dezembro do ano passado, Isao deu a partida na ampliação da casa. Os antigos 75 lugares geravam um congestionamento de clientes no hall do segundo andar nos fins de semana. A ampliação seguiu paralela e teve com marco histórico o dia 9 de abril de 2016 – com a reabertura do restaurante com sua atual capacidade. Em torno de 100 lugares, espaço ampliado, modernização de equipamentos, mesas e cadeiras novas, chegou a uma de suas metas: a diminuição das filas e um maior conforto aos visitantes.

Investimentos a favor do cliente

O investimento não foi pequeno: perto de 800 mil reais em equipa-mentos e novas tecnologias, fora o custo em mão de obra especializada de quem entende de restaurante oriental. Entre as inovações, Isao investiu em novas câmaras frias, um balcão dos Sushimen ampliado, novos robotmachine de sushi, que fazem com maestria makis e uramakis, um sistema de monitora-mento por imagens em HD, gerador de energia próprio, sistema wi-fi por Hot Spot com check-in do cliente, e muito mais…

Um marketing indireto

Bem-vindo ao formato By-pass – uma estratégia de marketing mais indireta, adotada para ampliar os recursos da empresa. O Sushi ISAO demonstra ao parceiro e fornecedor que, se participar dos projetos, só têm a ganhar. Por isso investe também em projetos internos voltados para gratificar o cliente pela visita – e para isso conta com a ajuda de patrocínio dos próprios fornecedores, que investem numa característica diferenciada de visibilidade. Um exemplo disso são as camisetas comemorativas do ano do horóscopo japonês, que são dadas em datas e quantidades limitadas. No caso de 2016, o ano do macaco.

Prêmios pela qualidade

O ano de 2016 tem sido especial para Isao: o restaurante já detém três premiações: a primeira pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação. É o Prêmio Referência Nacional e Qualidade Empresarial – Edição Gastronomia, que aconteceu no último dia 20 de junho. No segundo semestre, a casa recebe o Prêmio Quality DIAMANTE no segmento Culinária Japonesa, concedido pela Sociedade Brasileira do Conselho Federal da SBEI, Sociedade Brasileira de Educação e Integração, que reconhece o compromisso e o respeito que o Sushi Isao tem para com clientes, fornecedores e colaboradores. E, em novembro próximo, o Global Quality Certification, concedido pela Latin American Quality Institute, uma organização da cidade do Panamá. A premiação ocorrerá na cidade do México e fará com que o nome Sushi ISAO fique ainda mais destacado, agora em visibilidade internacional.


Visibilidade nas Redes

Sintonizado com seu tempo, Sushi Isao desenvolveu um site voltado para todas as plataformas – desde desktop até as versões Mobile Android, IOS ou Windows, no qual coloca todas as informações necessárias do restaurante, como pratos, especialidades, horários, etc. O site tem ainda um módulo de reserva e links para todas as redes sociais do estabelecimento, além de informações, vídeos e fotos de fornecedores parceiros e um blog recheado de notícias e eventos. A visibilidade se estende através dos portais TripAdvisor, Kekanto, Instagram, Waze, Guia dos Restaurantes, Foursquare, GuiaOnde. Isao também faz parte do Camerite, pelo qual dispõe ao público as imagens de uma câmera com a visão da Rua da Gloria, tudo em HD. Tudo isso com o controle e a supervisão da ISAOCORP, com uma equipe voltada e atenta às tendências de mercado e que lida com as tecnologias no ambiente Google.

Tendências e crescimento da marca

O Sushi ISAO iniciou em 2015 uma nova missão. Com uma parceria forte com o São Paulo Convention Bureau, o GuiaOnde e faculdades, ampliou seu alcance em diversas direções. Ter o apoio da Convention Bureau abriu os horizontes para encontros de Network, Feiras e Congressos. Com o GuiaOnde, estendeu suas parcerias a hotéis. Com a parceria de faculdades como FAMESP, FMU e Hotec, reforçou a presença de estagiários no dia a dia do restaurante, na função de sushiman e sushiwoman, incluindo a manipulação de robôs de sushi e a interação com os clientes no atendimento. Isao é convidado com frequência para dar palestras e demonstrações da culinária japonesa em cozinhas-laboratórios dessas escolas.

A marca Isao também tem se destacado no exterior e isso vem permitindo a abertura de vagas para seus estagiários – já que mercado internacional está carente de profissionais da culinária japonesa. O Sushi ISAO também recebe constantes visitas de profissionais da mídia televisiva para reportagens e documentários – e isso acaba trazendo também artistas para apreciar a casa.

E como tudo começou?

Isao é mais um imigrante japonês, de Okinawa, que atravessou o oceano com a família, em busca de uma vida melhor na América do Sul. Essa viagem foi feita pelo navio Boissevan (holandês-cruzeiro), por volta de março de 1962, quando Isao tinha apenas seis anos. De Santos, Isao seguiu com a família para Corumbá, tendo como seu destino final a colônia de Okinawa em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele tinha sete irmãos e enfrentou todo tipo de dificuldade: idioma, trabalho, cultura. Aos 10 anos, Isao já trabalhava na lavoura. Aos 13, em 1969, veio para o Brasil e, naquela época, se viu vendendo pastel na feira. Filho de pai e mãe cozinheiros, pelo destino e pelas próprias mãos, Isao foi parar na cozinha de um restaurante japonês, aos 18 anos. “Eu tive bom mestre, HaruoYoshioka, que me ensinou muito. Eu ficava grudado nele. Tudo que ele fazia, eu aprendia.”

 

As casas de comida japonesa surgiram décadas atrás, na Liberdade, principalmente para servir os próprios imigrantes. A culinária japonesa se tornou popular no Brasil a partir da década de 1980, principalmente na capital paulista, onde vivem hoje mais de 300 mil japoneses e descendentes.

 

No ano de 1993, Isao filiou-se à Associação Brasileira de Culinária Japonesa (ABCJ), que era composta por proprietários de restaurantes japoneses que se organizaram a fim de representar o segmento. O atual presidente Ikeda e Isao faziam parte do grupo de 13 membros fundadores. Como diretor, o chefe Isao assumiu, junto aos colegas, o objetivo de divulgar a gastronomia e a cultura japonesa de forma correta, preservando suas tradições, a fim de torná-las cada vez mais presentes na cultura brasileira. A ABCJ promoveu diversos eventos em grandes locais de exposição, nos quais ministrava palestras e convidava chefs de grandes casas de São Paulo para apresentar as especialidades dos restaurantes japoneses. Foi um momento de destaque, que deu grande impulso para a popularização da gastronomia japonesa no país – hoje uma das paixões do brasileiro.

 

Aos 29 anos, Isao monta o seu primeiro restaurante: o Sushi ISAO. Nem mesmo duros obstáculos o fizeram desistir. Cada detalhe do negócio tem sua mão. E gente de longe vem comprovar. Todos os funcionários e estagiários são supervisionados pelo próprio Isao, que diz: “Se não tiver harmonia, a casa não funciona”. Harmonia que Isao traz da sabedoria milenar japonesa. Esse imigrante carrega a tradição do seu povo, mas aprendeu que, para evoluir, é necessário se adaptar.


Francisco C. Almeida – Chiquinho, da RedeTV!

“É um enorme prazer falar do Sr. Isao, grande empreendedor e amigo de longa data. Atento ao melhor que a culinária japonesa pode oferecer, Isao é um profissional exemplar, que preza pela qualidade, bom atendimento e tradição da gastronomia oriental. Seu cuidado e determinação são valores virtuosos de um empresário de sucesso”


Cesar Augusto de Araujo – Diretor

“Não é por acaso que o Sushi Isao é um dos restaurantes mais procurados no GuiaOnde. O verdadeiro e original restaurante japonês! Tudo dentro de um rigoroso controle de qualidade”


Toni Sando –  Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

“Capacitação, informação, networking, promoção e oportunidades de negócios são alguns dos benefícios que empresas associadas ao São Paulo Convention & Visitors Bureau têm disponível. Trabalhamos juntos para transformar um viajante em um visitante e, assim, conquistamos e fidelizamos mais hóspedes e mais eventos para a cidade, gerando negócios e receita aos setores ligados direta e indiretamente ao mercado do turismo, de eventos e viagens.”

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