Ícone do site Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Saideira: um papo com colarinho sobre cervejas especiais


 

Muitos anos de vida…

No fim de 2019 aconteceram dois aniversários bacanas. A Berggren, de Nova Odessa (SP), comemorou 10 anos e, para celebrar, lançou sua primeira cerveja em lata de 473 ml: uma saborosa New England IPA com manga e maracujá, bem cítrica, com 8,5% de teor alcoólico e 46,5 IBU. Já a X Craft Beer comemorou 5 anos em alto estilo. Fez um festão na sua fábrica em Interlagos e ainda lançou um panetone natalino com chocolate belga e cerveja Angel da marca na receita. Aliás, ela é uma ótima belgian tripel, com 9,1% de teor alcoólico e 30 IBU. Parabéns ao Lucas, da Berggren, e ao casal Alexandre e Rogéria, da X Craft, e todas as equipes envolvidas!


 

Curso profissionalizante

A cervejaria escola Sinnatrah, em Perdizes, abriu inscrições para um curso inédito: Profissional Cervejeiro. Ele será voltado para quem deseja trabalhar com produção comercial em uma cervejaria. São 70 horas de aulas, com conteúdo teórico e com operação em três fábricas diferentes, além de visitas técnicas, apresentação de cases de negócios e mentoria individual ao final do curso. As aulas iniciam em 23 de abril.


 

Futebol e cerveja

A cervejaria Adorea estreou no mercado em janeiro com o lançamento da Corneta, uma APA que usa o cardamomo para dar uma leve picância à receita, que ficou muito boa, com alto drinkability, 5,6% de teor alcoólico e 33 IBU. A Corneta é a primeira de uma linha que irá homenagear personagens e expressões do futebol. O lançamento foi no Flor Café, o restaurante do Museu do Futebol, anexo ao estádio do Pacaembu. Aproveitei para dar uma volta pelos arredores do gramado e sentir a vibração desse templo do futebol brasileiro!


 

Dupla de matar

Dois bares com cervejas artesanais abriram recentemente em São Paulo. O Balthazar fica na Vila Nova Conceição e traz na fachada um neon vermelho que já dá a dica – são oito torneiras de chope no sistema de auto-atendimento. Provei a Balthazar, uma pilsen bem bacana da casa, e a irresistível London Pride. Para acompanhar, saboreei um queijo brie empanado com geleia de trufas negras. O outro bar é o Hatchet House, na Vila Olímpia, que reúne boa gastronomia e um esporte para lá de radical: arremesso de machado! Eu me arrisquei em alguns lançamentos e depois provei uma IPA da casa, feita pela Straat Bier de Holambra (SP), umas Guinness e comidinhas. Que lugar!


 

Acima da média

A UX, a linha premium da cervejaria Startup, de Itupeva (SP), promoveu um megalançamento de quatro rótulos no Bec Bar com direito à degustação às cegas com estimulo de sabores de frutas e outros ingredientes. Foi simplesmente o máximo! A West Trends é uma excelente West Coast IPA (5,9%), bem lupulada, que remete à carambola; a Milk Drops é uma milkshake IPA (5,9%), com forte sabor de pêssego; a Acid Rain é uma American Fruit Sour (4,3%), ácida, com sabor de caju e uma cor âmbar genial, e a Lunar Eclipse, uma RIS com coco queimado, cacau e caju caramelizado, com 9% de teor alcoólico. Se você achar alguma delas na prateleira, nem pense duas vezes.


 

Vai encarar?

A Paulaner promoveu um jantar harmonizado na tradicional cervejaria Munique, no Shopping Center Norte, comandado pelo restaurateur Arno van Enck. A casa prima pela qualidade do chopp servido – além de mais de 50 rótulos de cervejas nacionais e importadas na carta – e pela  fidelidade à clássica cozinha alemã. Eu me senti em Munique e até encarei o desafio de matar esse “copinho”.

 


Por Leonardo Millen
Imagens de Instagram

 

Leia também

Um convite ao misterioso mundo do chef Tsuyoshi Murakami

Praias paulistanas: bares que trazem o clima de descontração do litoral

A emancipação do chef Adriano de Laurentiis

Sair da versão mobile