GoWhere – Lifestyle e Gastronomia

Onde comer diferentes versões de sanduíche de mortadela em São Paulo

Clássico absoluto da gastronomia paulistana, o sanduíche de mortadela vai muito além do lanche rápido: é símbolo de tradição, identidade e, claro, fartura. De endereços históricos no Mercadão a paninotecas contemporâneas e casas italianas que elevam o preparo com ingredientes premium, São Paulo oferece versões para todos os gostos. 

Hocca Bar

Criado em 1952 por um casal de imigrantes portugueses – Horácio e Maria – dentro do Mercado Municipal de São Paulo, o Hocca Bar já conta com 10 unidades em São Paulo e é um dos restaurantes mais visitados e conhecidos da cidade. O Hocca atrai inúmeros comensais atrás do seu famoso Sanduíche de Mortadela, feito com muita mortadela, queijo provolone chapeados e mostarda.

Rua da Cantareira, 306- Mercado Municipal de São Paulo- Mezanino Box 05, Loja 2 – Centro Histórico de São Paulo
Tel.: (11) 3227-6938

FOTO: Daniel Cancini

Le Jazz Boulangerie

A Le Jazz Boulangerie prepara pães típicos da França, como baguettes e campagnes, folhados e outras receitas de fermentação natural ou lenta, que dividem espaço nas vitrines com doces de inspiração francesa, vendidos inteiros ou em fatia. A sugestão é a Mortadela na Focaccia, feita com mortadela italiana com mozzarella de búfala, pesto e tomate confitado. 

Rua Joaquim Antunes, 501 – Pinheiros
Tel.: (11) 99814-4483

FOTO: Divulgação Le Jazz Boulangerie/ Laís Acsa

Forniamo

Para comemorar o aniversário de São Paulo, a paninoteca Forniamo criou três versões do icônico sanduíche de mortadela, todas criadas pelo chef Márcio Brittes. O Panino Alla Roma um brioche da casa com mortadela e queijo; o Panino alla Sicilia, com mortadela artesanal com queijo suave, alface e tomate fresco servida no pão artesanal da casa; e o Ed. Copan, uma homenagem ao marco icônico da arquitetura modernista projetada por Oscar Niemeyer. Leva mortadela italiana, stracciatella cremosa, tomate seco, mostarda com mel, rúcula fresca e um toque crocante de pistache, servido na foccacia da casa. 

Avenida São Luís, 94 – Centro

FOTO: Divulgação Forniamo

Maialino Panino

Espaço foi concebido como uma releitura contemporânea das paninotecas italianas e dos chamados pork stores, açougues ítalo-americanos tradicionais em cidades como Nova York, Chicago e Filadélfia.  O cardápio reúne receitas já conhecidas do público, preparadas com ingredientes frescos e de alto padrão. Alguns insumos são produzidos no próprio restaurante — como rosbife, carpaccio, costela e pulled pork — e outros são importados, entre eles mortadela, salame e presunto cru, fatiados na hora em uma máquina instalada no balcão. A sugestão é o Mortadella, uma Schiacciata de fermentação natural, finas fatias de mortadella italiana com pistache, pesto de pistache, stracciatella e para finalizar uma crocante farofa de pistache.

Rua Cônego Eugênio Leite, 464 –  Pinheiros
Tel.: (11) 94226-9948

FOTO: Divulgação Maialino Panino/ Ricardo D’Angelo

Bar do Mané

No coração do tradicional Mercadão de São Paulo, o Bar do Mané é famoso pelo seu clássico sanduíche de mortadela. Desde 1933, esse boteco familiar é lembrado por sua versão monumental do lanche, com 350 g de mortadela bologna fatiada na hora, montada em pão francês fresquinho e, muitas vezes, combinada com queijo derretido e outros complementos saborosos preparados na frente do cliente — um espetáculo de fartura e sabor que virou símbolo gastronômico da cidade. 

Rua da Cantareira, 306- Mercado Municipal de São Paulo– Box 14 – Centro Histórico de São Paulo

FOTO: Daniel Cancini

Veridiana

Conhecida por sua pizza, a Veridiana também conta com outros pratos da culinária italiana, como o Panini, que na casa é feito com a própria massa da pizza. Entre as opções está o Panini Mercato recheado com stracciatella, rúcula, mortadela com pistache e um toque de crema di balsâmico.

Rua Dona Veridiana, 661 – Higienópolis

FOTO: Divulgação Veridiana

Coliseum

O Coliseum traz um cardápio dedicado aos sanduíches italianos, que valorizam a fartura, o frescor e a qualidade dos ingredientes. Como releitura do tradicional sanduíche de mortadela paulistano, o panino Brutale é preparado no pão schiacciata, com mortadela, pasta de pistacchio da casa, stracciatella e pistacchio tostado.

Rua Fernão Dias, 37 – Pinheiros
Tel.: (11) 99222-4554

FOTO: Divulgação Coliseum/ Thiago Han

Gero Panini

Com três unidades em São Paulo, no Shopping Cidade Jardim, Itaim-Bibi e Catarina Fashion Outlet, o Gero Panini é a casa mais descontraída do Grupo Fasano. Por lá, vale experimentar o Panini de Mortadella feito no pão ciabatta com mortadela italiana com pistache, queijo de cabra ao manjericão, tomate e orégano.

Rua Iguatemi, s/n – Itaim Bibi
Tel.: (11) 96632-2088

FOTO: Divulgação Gero Panini

Rabo di Galo

O bar, localizado dentro do Rosewood São Paulo, é uma verdadeira joia que oferece boa música e alta coquetelaria em um ambiente inspirado em clubes de jazz clássicos. Essa atmosfera evocativa é revisitada e atualizada com referências elegantes e modernas de jovens cantores em performances diárias. Para acompanhar os drinks, há boas pedidas como o Sanduíche de Mortadela Artesanal, que leva mayo de pistache e picles. 

Rua Itapeva, 435 – Bela Vista
Tel.: (11) 3797-0500 

FOTO: Divulgação Rabo di Galo

_________

FOTO DESTAQUE: Daniel Cancini (Hocca Bar)
FOTOS: Daniel Cancini (Hocca Bar, Bar do Mané), Divulgação Le Jazz Boulangerie/ Laís Acsa, Divulgação Forniamo, Divulgação Maialino Panino/ Ricardo D’Angelo, Divulgação Veridiana, Divulgação Coliseum/ Thiago Han, Divulgação Gero Panini e Divulgação Rabo di Galo

Sair da versão mobile