Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Novas padarias chiques na área

Mais sofisticados e com uma variedade de opções, os pãezinhos, antes fresquinhos, crocantes e saídos do forno, agora têm como atrativos tudo isso e muito mais – em recém-inauguradas padarias da cidade.

Por: Shirley Legnani

Officina Bolo e empório

Na deli brasileira Officina, no Brooklin, o mix de padaria e empório produz pães com o levain (fermento) da casa, com fornadas regulares de diversos tipos, todos artesanais – entre os quais, baguete, multigrãos, croissant, ciabatta e brioche. Todos servem de base para coprotagonizar sanduíches caprichados, a exemplo do Gravlax Artesanal (com salmão curado na casa, sour cream, dill, picles, cebola roxa e folhas) e o Roast beef caseiro (maminha, picles, mostarda escura, alcaparras e folhas). À parte a panificação, os sócios investiram em um maquinário antigo, como das primeiras fabriquetas de massa dos imigrantes italianos, para montar uma rotisseria própria. Mas um dos destaques da ajeitada padaria é o Bolo churros, um dos carro-chefe da casa.

Praça Sir William Crookes, 18 – Brooklin Novo. Tel.: (11) 5102-4811

Mundo Pão do Olivier Baguete com sotaque

Um dos chefs franceses mais abrasileirados da história presenteou os fãs de pães e afins com mais um espaço dedicado a eles: Mundo Pão do Olivier. Bem no centro da Praça da República, a nova “padoca” ocupa o térreo do icônico edifício Esther, em cuja cobertura morou Olivier Anquier, que há pouco ali instalou o festehado restaurante Esther Rooftop. Agora, no térreo, a padaria. “Queria possibilitar que mais e mais pessoas possam comer um pão de qualidade. É um local por onde passam quase 800 mil pessoas por dia”, explica o chef. A panificação está no sangue de família: a mãe de Olivier, francesa, é padeira há mais de 40 anos na Austrália. Foi com ela que ele aprendeu grande parte do que hoje sabe fazer. No Mundo Pão, há pães de fermentação longa, bem diferente do sourdough, comum nas padarias artesanais que se espalharam pela cidade. Olivier dá uma cartada ousada com seu P72: pães que ele deixa fermentar por 72 horas, de massa sensível e delicada, sem levain, de sabor e leveza inigualáveis. Além do pão tradicional – Baguete Tradição P72 – há mais quatro tipos especiais com a massa P72: azeitona, nozes, uva passa, escarola. Aliás, a Baguete é o carro- chefe da casa. A linha de folhados “Suculento” tem inspiração na receita centenária e rústica da região da Bretanha. O serviço também é inovador: as pessoas se servem, pesam e pagam. Em outras palavras, o conhecido “self-service”, rarao em padarias. “A gama de produtos vai satisfazer todos os bolsos. É uma padaria de qualidade e de conceito inovador, mas localizada no Centro da cidade, uma região que pede mais acessibilidade”, define Anquier.

Rua 7 de Abril, 425 Loja 1. Tel.: (11) 3120-3521

Bologna Pãozinho 24 horas

Um dos estabelecimentos alimentícios mais antigos da cidade, o Bologna foi inaugurado em torno de 1925, no Anhangabaú. Em 1951, mudou-se para a Rua Augusta, onde permanece até os dias de hoje – depois de grande reforma. A casa funciona 24h por dia, abrigando padaria, rotisseria, sorveteria, confeitaria, pastifício, lanchonete e restaurante. A bem-vinda reforma, feita há quatro anos, deixou o local ainda mais atraente, sem deixar de lado o característico chão xadrez branco e preto, os espelhos e os tons dourados nas paredes. Dentre as inúmeras opções de pães e bolos, o campeão de vendas é o tradicional pão francês, saindo alguns milhares deles por dia.

Rua Augusta, 379 – Consolação. Tel.: (11) 3256-1108

Grão Fino Pães Low Carb

Na onda fitness, a padaria “funcional” Grão Fino atrai centenas de adeptos da alimentação saudável para sua loja no Itaim. São produtos sem adição de lácteos ou glúten, tudo com supervisão da empresária Erika Schuster, nutricionistas e chefs de cozinha. Dos mais pedidos, os pães da linha Low Carb (com farinha de amêndoas e linhaça + óleo de coco), o Pão de Forma Grãos (com farinha de linhaça, farinha de grão de bico, finalizado com mix de grãos) e a Baguete Vegana (com farinha de grão de bico) são os campeões. Para quem gosta de sopa, há uma boa variedade da receita e, claro: sem glúten e sem lactose.

Rua Pedroso Alvarenga, 672, Itaim Bibi. Tel.: (11) 3078-6062

Sair da versão mobile