Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Estreias gastronômicas em São Paulo

São Paulo tem estreias gastronômicas que justificam uma primeira visita.

Por: Celso Arnaldo Araujo

Mondo – Cozinha casual italiana por Salvatore Loi

No mesmo ponto que fez sucesso com seu Limone, Lalo Zanini, em parceria com o chef Salvatore Loi, dá nova vida àquele charmoso casarão. Misto de restaurante e empório, o lugar nasce para oferecer uma leitura autoral da cozinha casual italiana, num cardápio centrado em massas e assados. Como chef-executiva está Juliana Rezende, que trabalhou no extinto Salvatore Loi e tem formação na Le Cordon Bleu, de Los Angeles. Entre o restaurante e as estantes do empório, que vende produtos usados pelos chefs na cozinha (como costela bovina, stinco de vitela e barriga de porco, além de lasagna al tartufo), há um bar com menu próprio de antepastos. O menu criado por Loi ressalta massas e assados, mas não deixa de fora seus risolios- risotos sem manteiga, como o que leva codorna, castanhas portuguesas, vinho tinto e chocolate com especiarias. No capítulo de pastas, o Ravióli com vitela ao molhos de grana padano e do próprio assado é servido inteiro, sem separar as peças recheadas. Entre as receitas com peixe, chama a atenção o Atum fatiado fino com cebola roxa dourada, amêndoas e molho de especiarias. Já a seção de carnes sugere a Porchetta com purê de maçã verde e aligot, por exemplo.

Rua Oscar Freire, 30 –  Tel.: 3061-2787


Izakaya Toki – É tempo de Izakaya

Bar de clima informal onde as pessoas se encontram para petiscar, tomar uma boa bebida e conversar, o Izakaya tem projeto arquitetônico de Juliana Vilela, da Diversità Arquitetura, que buscou inspiração em galpões industriais nova-iorquinos. A cozinha é aberta para o salão principal e há um grande balcão onde é permitido ao cliente tomar drinks e pedir uma refeição. No comando da cozinha está o jovem chef e também sócio Jean Yoshino, 24 anos, formado em gastronomia pelo SENAC, com passagem pelos restaurantes dos hotéis Botanique em Campos do Jordão e Emiliano em São Paulo. O menu apresenta receitas tradicionais japonesas inspirados em pratos do dia a dia descobertos pelos sócios nos períodos em que moraram no Japão. Aqui elas ganham um toque autoral, com destaque para os pratos quentes e porções para compartilhar. A bartender Alana Domingues (ex-Frank e Negroni) é responsável pela carta de drinks, com receitas exclusivas, como Yuzu Highball (Bourbon, xarope de yuzu e club soda) e o inusitado Kombucha Spritz (Kombucha, aperol, campari e espumante). Há também uma carta elaborada pela sommelière de saquês Sônia Yamane, vendidos em dose ou garrafas.

Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – Tel.: 3061-2349.


Bloody Hell Burger – Clássico moderninho

Moderno e cheio de estilo, o Bloody Hell Burger acaba de abrir no Itaim, com uma enxuta seleção de clássicos a preços justos. Lá não há garçons: o cliente pede e retira pedido no balcão. Do simples Burger (R$ 16) – que dispensa apresentações – ao exclusivo The Wicked (R$ 29, foto), com carne, cheddar, tiras de cebola grelhada, bacon, alface, tomate e molho hells special, a casa investe em uma execução impecável e ingredientes de primeira para oferecer lanches saborosos sem grandes invencionices.

Rua Iaiá, 31 A – Itaim Bibi – Tel.: (11) 3078-0857 – facebook.com/bhburger/ 


Box St. Burgers & Bar – Burger & drinks autorais

A recém-inaugurada Box St. Burgers & Bar, na Vila Mariana, oferece hambúrgueres com receitas gourmet e drinks autorais, num espaço informal. Perca o preconceito de achar que bares instalados em contêiner – a Box vale a visita. Lugar inspirado nos pátios de street food nova-iorquinos e londrinos, com gastronomia e coquetelaria moderna. A hamburgueria é comandada pela sócia e chef Luiza Scanavini, que eleva o sanduiche à categoria gourmet, sem invenções. O menu tem nove opções de hambúrgueres de sabores refinados com blend especial de carnes e pães artesanais exclusivos, com ingredientes de alta qualidade. Entre as opções, o Obama (hambúrguer de 170 g, queijo trufado, tomate confit e batata chips no pão de brioche) e o Canastra (160 g de burger, queijo Serra da Canastra, pesto de azeitonas chilenas, tomate e baby rúcula). “O cardápio é resultado de meses de estudos, com referências de diversas culinárias, mas com uma supervisão atenta, desde o corte até a apresentação, que fazem com que a experiência de comer aqui seja única”, garante a chef Luiza. Para quem curte coquetéis, a barwoman Hanna Jacome prepara sete surpreendentes drinks que complementam a experiência, como o Blackout, que leva conhaque Brandy, cerveja Stout Cream, limão-siciliano e um toque do bitter Peychaud´s. Outro detalhe interessante é o ambiente descontraído, moderninho, no qual o cliente pede, pega o seu pedido e senta nas mesas disponíveis dentro ou ao ar livre. Por isso, não há cobrança de 10%. “Apostamos num ambiente informal e sem serviço de mesa, porque não queríamos ser só um point gastronômico, mas também um espaço social e cultural”, explica o sócio Caio Cordeiro.

Rua Joaquim Távora, 991  Vila Mariana – Tel.: (11) 2495-9603


KEZ – Bagel & Café – Especialistas em bagel

Com o objetivo de popularizar o verdadeiro sabor do bagel, nasceu o KEZ em Pinheiros. Muito popular entre os norte-americanos, especialmente em Nova York, os sanduíches de Bagel serão as estrelas do cardápio, que também terá opções de pratos quentes, saladas e brunch aos finais de semana. Outro diferencial do restaurante será o expresso, coado e bebidas de café especial.

R. dos Pinheiros, 725 – Pinheiros –  Tel.: (11) 2589-3198


Perpétua – Espaço acolhedor

Instalado em uma simpática casa no bairro de Pinheiros, o Perpétua – nome inspirado na flor nativa da China e da Índia – abriu suas portas para promover encontros, confraternizações e momentos muito especiais. O diferencial da casa é a diversidade de ambientes cuidadosamente interligados, ampliando as possibilidades de circulação entre eles como se as pessoas estivessem na casa de amigos. Logo na entrada, a parada é no garden, uma área aberta com mesas comunitárias, onde os pets são super bem-vindos e recebidos com água e petiscos. Na entrada, 0 salão principal, perfeito para encontros a dois. O mezanino e o rooftop completam a ambientação, trazendo outra área ao ar livre que lembra um quintal arborizado, perfeito para reuniões animadas no fim de tarde. Para resgatar a memória afetiva dos convidados, as delícias do cardápio desenvolvidas pelo chef Claudio Aliperti seguem a linha comfort food – que nos remete à infância e às coisas boas da vida. Entradas despretensiosas, como as coxinhas com molho de laranja Kikan. Já os pratos trazem receitas que aquecem o coração, como o Spaguetti à la carbonara e o Filet na manteiga e ervas com risoto parmeggiano. Para a sobremesa, os clássicos pudim de leite, brownie e crostata.

R. Simão Álvares, 781 Tel.: (11) 3814-2697

Sair da versão mobile