A Modern Mamma Osteria, conhecida como MOMA, completa 10 anos em 2026 e escolheu celebrar essa primeira década do jeito mais simbólico possível: renovando o endereço onde tudo começou. A unidade do Itaim, matriz do grupo, vive um novo momento após uma breve reforma que atualiza fachada, decoração e iluminação, trazendo mais conforto e leveza à experiência, sem abrir mão da essência que transformou o restaurante em um dos endereços italianos mais queridos da cidade.
Quem assina o projeto é o arquiteto Otavio de Sanctis, profissional com mais de 800 projetos de bares e restaurantes no currículo e responsável também por outras unidades do grupo, que hoje já conta com quatro unidades em São Paulo (Itaim, Jardins e duas em Pinheiros). O desafio foi claro: modernizar sem descaracterizar. “A unidade do Itaim é a casa mais importante do MOMA, a matriz, onde a história começou. A ideia foi atualizar com cuidado, mantendo a linha original e a essência do restaurante”, resume o conceito por trás da reforma.
O salão ganhou uma paleta de cores mais claras e contemporâneas, que iluminam o espaço e deixam o ambiente mais leve e suave. A iluminação foi totalmente repensada, com destaque para um novo lustre que amplia a sensação de aconchego e traz mais luz ao salão. O bar também ganhou protagonismo, assumindo uma identidade ainda mais marcada de balcão, com maior destaque para a coquetelaria. No salão principal, uma mudança sutil e cheia de efeito: a parede de tijolinhos ganhou um grande espelho, que amplia o espaço, traz fluidez e leveza ao ambiente. A intervenção amplia a visão do salão e resulta em um espaço mais confortável, quente e sofisticado, sem perder o clima informal que sempre foi marca registrada do MOMA.

FOTO: Divulgação/ Helena Rubano
Além das mudanças no espaço, o cardápio também ganha novidades especiais, que chegam como parte das celebrações de 10 anos do restaurante. A seção de massas passa a contar com o Casarecce all’amatriciana, receita clássica romana, com massa curta de grano duro, feita na casa, servida com guanciale, tomate San Marzano e fonduta de queijo pecorino com pimenta. O prato aposta no contraste de texturas e sabores, o crocante do guanciale, a potência e a cremosidade da fonduta e a delicadeza da massa artesanal e reforça o compromisso do MOMA com a tradição italiana reinterpretada com identidade própria. Outra massa que acaba de chegar ao menu é o Papardelle recheado com cogumelo porcini italiano e creme de mozzarella defumada. Pensado para a estação mais leve do ano, o prato aposta na combinação entre o sabor delicado do porcini e a intensidade do queijo defumado, criando um prato fresco e reconfortante.
Também como parte das comemorações pelos 10 anos do MOMA, foi lançada no final de 2025 a nova carta de coquetéis assinada pelo mixologista Beto Ferreira, composta por quatro criações exclusivas batizadas em italiano: Uno, Due, Tre e Quattro. Cada drinque nasce de ingredientes escolhidos pelos próprios sócios, em um exercício que une memória, preferências pessoais e traços de identidade, agora traduzidos em taças.
FOTO: Divulgação/ Laís Acsa
O chef Salvatore Loi escolheu o tomate – ou, como ele diz, il pomodoro -, símbolo da cozinha italiana e ingrediente que permeia sua carreira. O resultado é o Uno, um coquetel refrescante e aromático, que combina vodca, Campari, tomate cereja, flor de sal e pimenta. Já o chef Paulo Barros escolheu o azeite de oliva, base de tantas criações da casa. Em sua homenagem, nasceu o Due, elegante e sedoso, que harmoniza gim, licor de amareto, mel, azeite extra virgem e limão. O sócio Nick Thomas, fã de bourbon e alecrim, imprime sua identidade no Tre, de perfil intenso e notas amadeiradas, com Bulleit Bourbon, syrup de alecrim e mix cítrico almiscarado no bitter de laranja. Por fim, o morango e o limão inspiram o Quattro, um drinque frutado e equilibrado, que une tequila, Cointreau e morangos em perfume de bergamota. As quatro criações passam a integrar de forma permanente o menu da casa.
FOTO: Divulgação/ Laís Acsa
Rua Manuel Guedes, 160 – Itaim Bibi
________
FOTO DESTAQUE: Divulgação/ Helena Rubano
FOTOS: Divulgação/ Helena Rubano e Divulgação/ Laís Acsa