Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Suva Albuquerque dá dicas para preparar uma boa festa


Maria Silvia de Lucca Albuquerque, carinhosamente conhecida como Suva

 

Ela se chama Maria Silvia de Lucca Albuquerque, mas é carinhosamente conhecida como Suva, apelido que ganhou do irmão ainda criança. Apaixonada por decoração de mesas, demorou para se dedicar profissionalmente a esse ofício. Logo depois que se casou, em 1979, Suva foi convidada pela sogra para fornecer roupas para a Daslu. “Eu fazia as coisas da minha cabeça: desenhava, comprava o tecido, mandava fazer no alfaiate e entregava na loja. E deu supercerto! Fiquei anos fazendo isso…”. Até que, em 1999, a Eliana Tranchesi, cunhada de Suva, a convidou para trabalhar na Daslu Casa. “Eu podia fazer tudo que sonhava, selecionar os produtos que mais gostava para vender, foi uma época única…”, relembra Suva.

A habilidade com o décor não era colocada em prática apenas na Daslu Casa – onde ficou 15 anos –, Suva aproveitava as festas que fazia em casa e os aniversários das quatro filhas – Maria, Lucia, Luiza e Marina – para exercitar esse dom. “A casa vivia em festa, era uma alegria. E como as pessoas sabiam que eu gostava de decoração, acabavam me chamando para arrumar seus eventos. Chegou um momento em que não dava mais conta sozinha, e chamei a minha irmã Kike para trabalhar comigo. O passo seguinte foi a empreitada com a Suva Collection, que ficou famosa por causa dos jogos americanos. “Hoje a linha é completa, tem cadeira, mesa, acessórios, copos…

O que eu gostaria de ter e usar, coloco na Suva Collection.” Hoje, ela dedica-se inteiramente ao mundo das festas e realiza os mais variados eventos, inclusive para grandes empresas. O bom gosto impera em cada ponto do ambiente. “Não é preciosismo, mas os detalhes fazem a diferença no resultado final. Tudo tem de ficar em harmonia”, comenta a decoradora de festas, que faz questão de ir pessoalmente no fornecedores. “Essa coisa de ver as referências pela internet não funciona. Preciso checar ao vivo cada detalhe da decoração, ver se as flores são da tonalidade certa, o volume que elas irão dar nos arranjos. É um trabalho detalhista.”


Dica de expert

Passo a passo para arrumar a mesa e preparar sua casa para as festas 

1 Defina o estilo da festa. Decida como será o estilo do evento – se a ceia será sentada à mesa ou não – e o menu da noite, para poder saber quais louças irá precisar. Caso não tenha todas as travessas, pratos, talhares e copos no acervo de casa, é possível alugar em casas especializadas. “E nem sempre eles precisam ser todos iguais, desde que combinem entre si, tenham a mesma linguagem. Fica um charme.”

2 Escolha um tom. Para não ter chance de errar, aposte na louçaria em tom neutro e talhares de prata para montar a mesa. Os pontos de cor podem entrar nos arranjos de flores e guardanapos – sempre é mais elegante usar os de pano. E não é preciso se prender ao vermelho para o Natal e dourado para o Ano-Novo! Vale ousar, mas sempre colocando o bom gosto acima de tudo.

3 Arranjos de flores. Se for montar um aparador para o buffet, invista em arranjos de flores em alturas diferentes para dar movimento na decoração. Na mesa de jantar, eles devem ser mais baixos, para não atrapalhar o contato visual dos convidados.

4 Toalhas, sousplat e tecidos. “Gosto muito de forrar as mesas de tecido, acho que fica neutro e elegante. Quem tem uma toalha bonita pode usá-la também. Outra opção é forrar o tampo da mesa com folhagens, fica bem interessante.” Já os sousplat, ajudam a compor a mesa, mas lembre-se de que devem combinar com a louça.

5 Toque pessoal. Use objetos que tem em casa, como caixinhas, bibelôs e potes de cristal, para compor o visual da mesa. Isso irá tornar a decoração da sua festa única, e terá a sua personalidade.

6 Casa em harmonia. Arrume a sala de estar no mesmo estilo da sala de jantar, para que os ambientes conversem entre si. “Você pode usar os arranjos com flores coloridas no espaço do buffet, e arranjos verdes no restante da casa, para não carregar demais. Colocar um aromatizador na casa vai deixá-la mais aconchegante. “E um gesto muito simpático é espalhar bowls com chocolate, cereja e frutas secas pela casa para que as pessoas possam petiscar sem precisar ir para a área das comidas.”


Da editoria

Sair da versão mobile