Ícone do site Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Evino compartilha 6 dicas de vinhos ideais para a primavera

Foto Adobe Stock

A primavera é considerada por muitos como a estação mais agradável do ano. O céu fica mais azul, as temperaturas começam a subir gradativamente e a paisagem muda conforme algumas plantas recuperam suas folhas e as flores começam a brotar. A chegada da primavera também significa que é hora de começar a incluir alguns vinhos mais refrescantes na adega para acompanhar a mudança da temperatura.

“Os vinhos leves, com alto nível de acidez e baixo teor de tanino são os ideais para a estação. Essa combinação de fatores torna a bebida propícia para ser consumida gelada em dias mais quentes,e a presença de aromas frutados e florais combinam com os pratos mais consumidos nessa temporada”, explica Augusto Alves, sommelier da Evino e apresentador da Loja ao Vivo, disponível no site do e-commerce, onde consumidores podem tirar suas dúvidas em tempo real.

Com tantas opções de rótulos, Alves compartilha algumas das uvas que são as estrelas da meia estação para ajudar os brasileiros na escolha certa para suas adegas. “De origem francesa e cultivada em várias partes do mundo, a Sauvignon Blanc é conhecida pela sua intensidade aromática, que combina muito bem com os aromas da primavera”, conta o sommelier.

Outra sugestão de Alves é a Moscatel, que cria vinhos leves e refrescantes, e ao mesmo tempo com um sabor mais adocicado. Outra ótima aposta para a primavera é a Mencia, uva cultivada no noroeste da Espanha que resulta em vinhos tintos e rosés leves, frescos e com aromas de cereja e cranberry.

O sommelier separou também seis indicações de rótulos que não podem faltar na sua adega. Confira mais dicas de Alves na Loja ao Vivo .

ZioBaffa Toscana IGT 2016 (R69,90)

“Feito sob a filosofia da sustentabilidade e preservação, ZioBaffa Toscana é um vinho vegano e elaborado com uvas orgânicas de Sangiovese e Syrah. Com notas de cereja, ameixa fresca e violeta, é um vinho que combina muito bem caponata de berinjela e queijo parmesão, trazendo leveza e refrescância para as noites agradáveis da primavera”, sugere o sommelier.

El Castro de Valtuille Mencía Joven Bierzo DO 2018 (R109,90)

“El Castro de Valtuille é resultado de um trabalho artesanal e cuidadoso feito pela família Perez. Produzido 100% com uvas Mencía, fermentação e estágio em tanques de inox para preservar seu sabor frutado, resultando em aromas de frutas vermelhas, notas herbáceas e especiarias. Aposte na harmonização com risoto de queijo, embutidos e arroz negro com polvo”, indica Alves.

Goulart T Torrontés Small Production 2020 (R79,90)

“Cultivada nos vinhedos centenários da família Goulart, a Torrontés origina um vinho frutado, refrescante, delicado e extremamente aromático”, sugere Alves. Para harmonizar, aposte na versatilidade e experimente o vinho com peixes, sushis, carnes brancas e queijos leves.

Anciano Garnacha Rosado Campo de Borja DO 2019 (R62,90)

Elaborado em Campo de Borja, esse rosado refrescante e frutado, perfeito para a primavera, mostra o potencial e a tipicidade da uva mais famosa da região, a Garnacha. “É um pedaço de terra vinícola famoso por proporcionar as melhores condições de cultivo para a uva, ganhando fama como ‘Império da Garnacha’. O vinho combina bem com massa caprese, salada de camarão e quiche, combinações que trazem refrescância para os dias de calor”, indica.

Meyer Riesling Pfalz 2020 (R64,90)

Segunda maior região vinícola da Alemanha, “Pfalz é conhecida por ser berço de rótulos brancos de qualidade admirável, principalmente os elaborados com a uva Riesling como o J. Meyer”, revela Alves. “Apresentando perfume fresco e frutado, com notas cítricas e de maçã-verde, o rótulo harmoniza com comida tailandesa, ceviche e barriga de porco assada”.

Croix d’Or Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2019 (R59,90)

“Este rótulo traz toda a riqueza do Languedoc-Roussillon por meio de um vinho saboroso com aromas de morangos e cerejas frescas. Em boca traz goles frutados, delicados e macios. Harmonize o rótulo com atum selado, cogumelos recheados e queijo brie com geléia de morango”.

Sair da versão mobile