Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Entenda como funciona o mercado de food service e as expectativas para 2023

O setor da gastronomia está com gás renovado, com bares, restaurantes e lanchonetes funcionando a todo vapor após um longo período de restrições devido a pandemia. E quem também está navegando em bons mares é o mercado de food service, responsável por fornecer insumos para os estabelecimentos que fabricam e revendem alimentos, desde restaurantes até hotéis, pousadas e mercearias. “Em 2022, tivemos uma boa reação do mercado no que se refere à ativação de ramos de atividade tradicionais no food service. A reabertura total do comércio com o fim do lockdown acelerou a retomada do faturamento do setor. Vemos o mercado crescendo cerca de 15% em 2022, devendo ter performance semelhante em 2023”, explica o empresário Maurício Câmara, CEO da Delly’s Food Service, distribuidora fundada em 2015 e que conta com mais de 8 mil produtos em seu portfólio.

Em uma entrevista exclusiva, o empresário fala como funciona esse mercado e quais as expectativas para o próximo ano.

Quais as características do mercado food service no Brasil?
O mercado Food Service no Brasil é composto por uma longa cadeia, composta por produtores, indústrias, distribuidores logísticos e operadores, que na maioria das vezes são negócios familiares iniciando suas operações localmente e depois expandindo e se estruturando. Trata-se de um setor que depende exclusivamente do consumidor final, sendo a performance econômica do país o principal fator de expansão ou retração do mercado.

Quais os produtos mais consumidos por esse mercado?
Podemos citar inúmeros segmentos do mercado de alimentos, que é muito abrangente. O mercado consome – além de ingredientes tradicionais como gorduras, farináceos, conservas, enlatados, proteínas, congelados semipreparados, embutidos, lácteos , açúcares e aditivos – descartáveis e produtos de limpeza específicos, aumentando ainda mais o leque de opções para o distribuidor.

Há diferenças entre os mercados de food service em cada região do Brasil?
Existem diferenças regionais, sim. A riqueza e a diversidade de sabores de cada estado fazem com que hajam especificidades a serem respeitadas ao se construir um portfólio adequado de itens para as distribuidoras trabalharem. É interessante ressaltar que esse consumo elevado faz com que existam pequenas indústrias locais no desenvolvimento de novos produtos afins. Cada um respeita as particularidades do seu público alvo e dos ingredientes regionais.

Maurício Câmara, CEO da Delly’s Food Service | FOTO: Divulgação

Quanto o mercado de food service movimentou em 2022? E qual a perspectiva para 2023?
Em 2022, tivemos uma boa reação do mercado no que se refere à ativação de ramos de atividade tradicionais no food service. A reabertura total do comércio com o fim do lockdown acelerou a retomada do faturamento do setor. Vemos o mercado crescendo cerca de 15% em 2022, devendo ter performance semelhante em 2023.

Qual a representatividade da Delly’s Food Service nesse mercado?
A Delly´s é líder de mercado de distribuição neste canal, atua em 80% do mercado nacional, mas representa ainda pouco dada a fragmentação do mercado. A Delly’s tem, consistentemente, crescido entre 10% e 20% ao longo dos anos, incluindo os anos de pandemia, e planeja seguir nesta mesma trajetória nos próximos anos.

Como a Delly’s se diferencia dos concorrentes?
Com o objetivo de transformar o mercado food service no Brasil, a Delly´s se propõe a levar aos seus clientes tudo que necessitam em termos de produtos alimentares e serviços. Temos ainda atendimento especializado e multiplataforma, fazendo uso da tecnologia para fortalecermos nossas relações com clientes e fornecedores. Com um portfólio completo, mais de 16 mil itens, desde insumos em matérias-primas, proteínas, descartáveis, acessórios e produtos de limpeza, o cliente Delly´s consegue resolver toda sua gestão de compras em um só lugar, com a garantia da entrega na data combinada e frete grátis.  Atuamos em parceria com as maiores indústrias de food service do Brasil para garantir aos clientes produtos de qualidade com preços extremamente competitivos. Nosso compromisso é contribuir para o crescimento em bases sólidas e a rentabilidade de nossos clientes.

 Vocês trabalham com produtos nacionais e importados?
Sim! A Delly´s busca alternativas em produtos que venham contribuir para a maior rentabilidade de seus clientes, não medindo esforços para buscar em todas as partes do mundo soluções que venham agregar ainda mais para uma maior produtividade e lucratividade do transformador. Importamos salmão, bovinos, farinhas de trigo, azeites, batatas e diversos outros itens de qualidade.

 Como garantem a agilidade da entrega?
Contamos com mais de 18 Centros de distribuição espalhados pelo Brasil, nos permitindo realizar mais de 12 mil entregas diárias, com prazo médio de 24 horas. Possuímos frota própria e terceirizada para ser possível a realização de todas as entregas.

Quais as novidades que a Delly’s está preparando para o próximo ano?
Seguiremos no caminho de levar as melhores soluções de produtos e serviços aos nossos clientes, fortalecendo cada vez mais o relacionamento entre nossas empresas. O objetivo final é crescermos juntos.

 

Delly’ Food Service
SAC 0800 212-4040
https://www.dellys.com.br/home

____________
FOTOS: Adobe Stock (destaque) e Divulgação (empresário)

Sair da versão mobile