Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Viva o café

No dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café, a bebida mais apreciada do Brasil

Davero_Gelato Café Bianco_baixaO Brasil ama café. É o maior produtor, com 32 milhões de sacas em 2015, e exportador do mundo, além de ser o segundo maior consumidor da bebida, estimado em 1.680 xícaras ou 84 litros por pessoa por ano. Para brindar o café, a bebida favorita dos brasileiros, separamos algumas versões servidas por casas de São Paulo, dicas do mercado e até da profissão de barista. Todos que, como nós, comemoram a data com muita paixão.

 

 

 

Affogato do Picchi

A Davvero Gelato criou o peculiar Café Bianco, sabor exclusivo que usa o orgânico Korin, e é feito por infusão de grãos orgânicos secos não torrados, por isso fica branco. A gelateria oferece ainda o Affogato, bebida italiana que mistura o amargo com o doce do gelato de Vanilla, combinação perfeita sem o uso do açúcar para adoçar a bebida.

 

Tiramisu do Picchi

O Restaurante Picchi, nos Jardins, tem no cardápio o clássico Italiano Tiramisù. Preparado com café na medida e um leve mascarpone é uma das referências do chefe da casa, Pier Paolo Picchi. Como não poderia faltar, o tradicional  Affogato também está presente no menu.

 

 

O Gran Café Lavazza, cafeteria do Eataly São Paulo, homenageia a data com três novos drinques criados a partir de um blend de grãos 100% Arábica do cerrado mineiro. O Bavareisa torinese utiliza café, chocolate e creme de leite vaporizado para criar um creme aveludado, com um toque adocicado e notas florais.  O Caffè Padovano é um espresso com calda de menta, espuma de leite e cacau polvilhado por cima. E o Iced Cappuccino traz o autêntico cappuccino italiano na versão deliciosamente “ICE”, para quem gosta de ousar.

 

A cafeteria Sofá Café de Pinheiros prepara um presente especial. Pelo preço de um café expresso, a opção “surpresa” chega à mesa na forma de uma bebida escolhida pelo barista Diego Gonzales. Pode ser um café gelado, um drink com álcool ou uma bebida à base de café.

 

Para celebrar a data, a rede de cafeterias e produtos de café Suplicy Cafés Especiais lançou o microlote da Fazenda das Flores, de Albertina, no Sul de Minas, campeão na categoria Cereja Descascado. Com aroma de flor de café e sabor extremamente frutado, este café da variedade Bourbon Amarela tem bebida muito balanceada e ótima finalização. Na loja é possível escolher a moagem: em grãos, para espresso, para French Press, para Coador, para Moka, para Turco/Talco e, inclusive, em cápsulas.

 

A 3 Corações oferece o Cappuccino clássico, ícone da cafeteria italiana no mundo, elaborado à base de café, leite, cacau e canela, com um sabor, textura aveludada e cremosidade, que distinguem-no dos demais do mercado.
A Dolce Gusto acaba de lançar o Espresso Ristretto, um espresso curto feito pela passagem de menos água através de um blend de alta intensidade, com aroma de castanha, maçã e notas de limão que promete agradar aos admiradores de cafés marcantes.

 

 

A proprietária do IL Barista, Gelma Franco, é especialista em cafés, precursora do conceito de cafés especiais no Brasil. Ela garante que neste dia especial é preciso considerar que o consumidor brasileiro está sofisticando seu paladar e, a cada dia, busca sabores ainda mais especiais. E também lembra que neste dia também se comemora o Dia do Barista, um especialista na arte de preparar e servir cafés. Para Gelma, esse trabalho é quase uma alquimia e o resultado precisa criar memórias olfativas e gustativas nas pessoas. “O café demanda processos complexos que exigem conhecimento dos grãos, processos de plantio, colheita e torra. Depois, do manejo das máquinas, moagem adequada, temperatura ideal e combinação de sabores para se chegar ao café perfeito”.

 

Onde fazer cursos para barista em São Paulo:

Centro de Preparação de Café – Sindicafé
www.sindicafesp.com.br

Museu do café
http://www.museudocafe.org.br/centro-de-preparacao-de-cafe/profissao-de-barista/

Concursos:
O Campeonato Brasileiro de Barista é organizado anualmente pela Associação Brasileira de Café e Barista (http://www.acbb.com.br/) e conta com etapas estaduais até a Etapa Final do Concurso Brasileiro de Barista.

 

Sair da versão mobile