Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Dia mundial do pão: conheça quais os pães típicos em diferentes regiões do mundo

FOTO: Adocbe Stock

Crocante, macio, amanteigado, com sementes…  Não importa o tipo de pão, é praticamente impossível resistir a essa delícia. Ele é tão querido que ganhou um dia só seu para ser celebrado ao redor do mundo: 16 de outubro,  data criada no ano 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York. 

De acordo com uma pesquisa realizada, em 2022, pela Associação Brasileira de Indústria de Panificação (ABIP), são consumidos cerca de 2,3 milhões de toneladas de pão por ano no Brasil. E com o consumo crescendo cada vez mais em nosso país, pães típicos de outros países também estão aportando por aqui e conquistando adeptos. 

Atualmente, é fácil encontrar os mais diferentes tipos de pães em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, aproximando cada vez o público desses novos sabores, que vão muito além do nosso tão querido pão francês. Segundo um levantamento do Sebrae, das quase 300 mil empresas de panificação que existem no Brasil, mais de 25 mil foram abertas somente em 2023, sendo boa parte de microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas. “Um novo olhar tem se voltado para os produtos artesanais, orgânicos e menos industrializados. Boa parte dessa demanda parte de um perfil de consumidor que busca por mercadorias premium, mas também de profissionais do ramo, que encontram diferencial nessa vertente da padaria”, comenta o professor Eduardo Freire Feliz, sócio do San Francisco Baking Institute Brazil (SFBI) 

Volta ao mundo em 8 pãezinhos

Dividido em três categorias – crocante, suave e doce – o universo dos pães é bem diversificado (e globalizado!), mas, mesmo assim, há um tipo específico de cada país. Veja quais os mais populares por aqui e quais suas principais características:

Pão francês, também conhecido como pão de sal, é o queridinho dos brasileiros | FOTO: Adobe Stock

País: Brasil

Tipo de pão: Francês
Característica: surgido no século 19, o pão francês – também conhecido como pão de sal em alguns estados brasileiros – é o carro-chefe no Brasil. Ele tem uma massinha crocante e fina ao mesmo tempo. Ele é composto de farinha, água, sal e fermento. Muitos contam também com um melhorador de farinha, que contém vitamina C, enzima e emulsificante, fortalecendo o glúten da farinha e oferecendo uma garantia de qualidade melhor ao pão.

País: Alemanha

Tipo de pão: Pumpernickel
Características: composto 90% de farinha de centeio, passa por um processo lento de fermentação. É mais pesado – oferece uma proposta muito alta de fibra –, porém é úmido e tem uma durabilidade incrível.

País: Emirados Árabes

Tipo de pão: Pita
Características: conhecido como sírio, árabe ou folha. É uma espécie de bolinha aberta, como uma minipizza, que, quando aquecida a 300/400 ºC no forno, toma um choque térmico e murcha.

De origem árabe, o pita é fácil de ser encontrado no Brasil | FOTO: Adobe Stock

País: Índia

Tipo de pão: Naan
Características: é um pão assado e que serve para acompanhar a refeição. Tem formato circular, achatado. Visualmente, é bem parecido com o pão pita.

País: França

Tipo de pão: Brioche
Características: é um pão que quase não vai água, apenas manteiga e ovos. É considerado entre suave e doce., tornando-se quase que uma pão de massa neutra que pode ser recheado tanto com geleia ou com itens salgados. É uma ótima opção para sanduíche. 

País: Chile

Tipo de pão: Hallulla
Características: é um pão, relativamente, pobre em ingredientes e serve para o dia a dia, ou seja, é o “pão de refeição”. Ele é perfurado e muito saboroso. 

O hallulla é um pão típico do Chile | FOTO: Adobe Stock

País: Itália

Tipo de pão: Ciabatta
Características: pão muito valorizado e de altíssimo valor agregado. É composto por farinha, água e sal. Ele é crocante, mas tem muita água e absorve quase a mesma quantidade de farinha (cerca de 80% a 100%). Sua produção é muito fácil, basta deixar a massa mole descansando em farinha para fermentar, depois cortar em tiras e colocar para assar. Ao término, tem uma crocância muito forte e gostosa em sua parte superior.

País: China

Tipo de pão: Bun
Características: também conhecido como bao, é cozido no vapor e, às vezes, tem sabor meio adocicado. Pode ter recheio doce ou salgado. Em sua composição, há uma farinha bastante branca. 

Bun: pão típico da China, também conhecido como bun | FOTO: Adobe Stock

________
POR Cibele Carbone
FOTOS Adobe Stock

Sair da versão mobile