GoWhere – Lifestyle e Gastronomia

Confira a participação do Senac no 8º Concurso Jovens Talentos da Gastronomia

Com o intuito de enaltecer a gastronomia nacional e incentivar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos está em sua 8ª edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas Senac, Estácio, Unip, FAM, Belas Artes, Mackenzie, Anhembi Morumbi e FMU

Neste ano, os participantes devem preparar um prato principal e uma sobremesa nas provas seletivas, para que a dupla de curadores formada pelo chef Fellipe Zanuto, dos restaurantes Hospedaria e A Pizza da Mooca e a chef confeiteira Veronica Kim, da By Kim Confeitaria possam avaliar não apenas a técnica do preparo de cada receita, mas também como os alunos harmonizam prato e sobremesa. Os competidores também devem utilizar ingredientes dos patrocinadores Catupiry Profissional, Castelo Alimentos, Daucy e Doratta Mix.

“A expectativa para as receitas está bem alta, já que está tudo bem coerente.Entrei na cozinha e o pessoal está trabalhando, não tem ninguém parado e as praças estão muito organizadas”, afirma a chef Veronica Kim.

FOTO: Daniel Cancini

Além de Fellipe e Veronica, a quarta prova, realizada na Senac, contou com o chef Benon Chamilian, do restaurante Chef Benon, e com o chef Wago Figueira, do restaurante Capim Santo e parceiro da Daucy, na banca de jurados. “É sempre bom vermos esses jovens talentos do ramo da gastronomia, já que é aí que percebemos que a gastronomia hoje está renovada. O concurso é para isso mesmo, para descobrir algum talento e para mostrar que o mercado está de braços abertos para receber esses novos chefs”, diz o chef Benon Chamilian.

As cinco duplas de alunos que participaram da prova seletiva tiveram uma hora para preparar o mise en place e o pré-preparo do prato principal e da sobremesa e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar as duas receitas. Além de analisar o resultado final dos pratos, os jurados também verificaram todo o processo de criação e organização do preparo. 

Os alunos Ronan de Oliveira e Kaique Pereira prepararam uma costela de porco ao mel de cachaça com duo de purês (mandioquinha e ervilha) e farofa de castanha como prato principal e, de sobremesa uma tartelete de ganache de Catupiry com espuma de coco, telha de coco e redução de creme balsâmico.

FOTOS: Daniel Cancini

Os alunos Artur Marques e Diego Dutra criaram um magret de pato ao tucupi com farofa caribenha e purê de banana-da-terra. De sobremesa, um pavê de creme de coco com compota de manga e ganache de chocolate branco.

FOTOS: Daniel Cancini

Já a dupla Giulia Kuhl e Ricardo Okabayashi apresentaram uma barriga de porco pururuca com demi glacê de café, espuma de Catupiry com laranja Bahia, purê de ervilhas e texturas de mandioquinha (chips e soutê) e, de sobremesa, um semifredo de coco com gel de manga e maracujá e farofa de amêndoas.

FOTOS: Daniel Cancini

Evelyn Campos e Lucas Palamedi prepararam um steak ao poivre de carne de sol com aligot de mandioquinha e crispy de taioba e para sobremesa, uma cheesecake de Romeu e Julieta com crumble de castanha de caju

FOTOS: Daniel Cancini

A dupla vencedora Nikolas Gabriel e Samuel Santos trouxe como prato principal um tortelloni de pato com vinagrete de pimenta de cheiro e molho roti , enquanto na sobremesa produziram um bolo de laranja com compota de kincan, semifredo de iogurte e mousse de chocolate gold com tangerina.

FOTOS: Daniel Cancini

“Achei que os pratos aqui estavam bem bonitos, eles tinham um nível de entrega, principalmente visual,muito melhor do que nas faculdades anteriores ”,  comenta o chef Fellipe Zanuto.

Confira a seguir o quarto episódio completo!

_________

POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini

Sair da versão mobile