GoWhere – Lifestyle e Gastronomia

Confira a participação da FMU no 8º Concurso Jovens Talentos da Gastronomia

Com o objetivo  de enaltecer a gastronomia nacional e incentivar o desenvolvimento de novos chefs, o Concurso Jovens Talentos chega à sua 8ª edição. Ao todo, 8 faculdades de gastronomia de São Paulo participam do concurso, entre elas FMU, Senac, Estácio, Unip, FAM, Belas Artes, Mackenzie e Anhembi Morumbi

Neste ano, os participantes devem preparar um prato principal e uma sobremesa nas provas seletivas, para que a dupla de curadores formada pelo chef Fellipe Zanuto, dos restaurantes Hospedaria e A Pizza da Mooca e a chef confeiteira Veronica Kim, da By Kim Confeitaria possam avaliar não apenas a técnica do preparo de cada receita, mas também como os alunos harmonizam prato e sobremesa. Os competidores também devem utilizar ingredientes dos patrocinadores Catupiry Profissional, Castelo Alimentos, Daucy e Doratta Mix.

“Vimos que o nome das receitas são, por exemplo, Sobremesa do Quintal e acho muito legal remeter a essa culinária caseira. Mas acho importante nós perguntarmos bem a descrição desse prato porque a comida afetiva da pessoa pode não ser a minha. E mesmo sendo afetivo, precisa estar gostoso, no ponto e quente ”, afirma a chef Veronica Kim.

Além de Fellipe e Veronica, a terceira prova, realizada na FMU , contou com a chef Helena Mil Homens  da Padaria St.Chico, e com a chef Eliane Kina, da Catupiry Profissional, na banca de jurados. “Na época da faculdade é onde temos a oportunidade de nos desenvolver, espero ver ousadia, sabor incríveis assim como o Catupiry”, diz a chef Eliane Kina.

FOTO: Daniel Cancini

As cinco duplas de alunos que participaram da prova seletiva tiveram uma hora para preparar o mise en place e o pré-preparo do prato principal e da sobremesa e mais uma hora e meia para cozinhar e empratar as duas receitas. Além de analisar o resultado final dos pratos, os jurados também verificaram todo o processo de criação e organização do preparo. “Partindo do princípio que todos vão fazer um prato bom, aí começamos a nivelar as técnicas, os padrões e a qualidade do layout do prato. Se o sabor não tá bom, não precisa ver com a Torre Eiffel, porque por mais lindo que seja o visual, a gente não vai conseguir entender aquilo, não vai fazer muito sentido”, orienta a chef Helena Mil Homens.

Os alunos Jéssica El Ackel e Vinicius Caponero prepararam uma lasanha com ragu de carne ao molho branco de Catupiry e gorgonzola como prato principal e, de sobremesa uma crostata com mascarpone, Catupiry, creme de ricota, frutas vermelhas e redução de balsâmico.

FOTOS: Daniel Cancini

As alunas Marli Lima e Agda Constantino criaram uma costela suína com cuscuz marroquino. De sobremesa, um soufflé de goiabada com calda de Catupiry.

FOTOS: Daniel Cancini

Já a dupla Rafael Gomes e Danilo Honório apresentaram uma merluza no caldo de moqueca e azeite de ervas  e, de sobremesa, uma pêra caramelizada recheada de gorgonzola.

FOTOS: Daniel Cancini

Rosinete dos Santos e Felipe Soave prepararam uma moela com purê de feijão e vinagrete e para sobremesa, uma cocada de rapadura com creme de queijo, gel cítrico e crispy de hortelã

FOTOS: Daniel Cancini

A dupla vencedora Melinton Yucra e o professor de engenharia Augusto Fragoso trouxe como prato principal um refogado com tiras carne marinadas com cebolas, tomates, com batatas fritas , enquanto na sobremesa produziram picarones peruanos com mel de rapadura

FOTOS: Daniel Cancini

“Acho que o melhor prato ficou entre o da Rosinete e do Felipe e o prato do Meliton. Eram dois pratos que qualquer um dos dois poderia levar, foram detalhes que fizeram o Meliton ser o vencedor. No critério de desempate, vimos que o vencedor errou um pouco menos”,  comenta o chef Fellipe Zanuto.

Confira a seguir o terceiro episódio completo!

_________

POR Beatriz Freitas
FOTOS: Daniel Cancini

Sair da versão mobile