Go Where – Lifestyle e Gastronomia

O chef Guga Rocha dá dicas de receitas com o sabor do Brasil

O chef Guga Rocha nos brinda com três receitas que seguem sua cozinha tropicalista, à base de ingredientes tipicamente brasileiros

Guga Rocha é hoje um dos nomes mais celebrados da nova geração de chefs brasileiros. Sua cozinha criativa se baseia tanto em influências de culinárias exóticas pelo mundo como também em ingredientes brasileiros, fruto de sua paixão e pesquisa da cultura nacional.

Com essas fontes de inspiração, ele criou o que chama de “Cozinha Tropicalista”, estilo culinário inspirado na ideia do movimento tropicalista de utilizar influências das correntes mundiais sob uma ótica das tradições, da cultura e do folclore brasileiro.

Pedimos a Guga que preparasse para nós, com exclusividade, uma salada, um prato e uma sobremesa, com suas respectivas receitas e modos de preparo, para que você possa reproduzi-las e viajar por esta experiência gastronômica.

 

Salada Tropical_baixaSalada Tropical

Ingredientes:
300 g de pupunha cortadinha
1 abacaxi cortado e escorrido
200 g de presunto picado
1 cenoura cozida picada
5 maçãs ácidas picadas (pingar gotas de limão para não escurecer)
1 vidro de maionese
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda
8 colheres (sopa) de catchup
250 g de presunto picado
Azeite
Cebolinha picada

 

Modo de preparo:
Misture tudo e leve à geladeira.
Na hora de servir, decore o prato com cebolinha picada e regue azeite de oliva.

 

Peixe recheado

Ingredientes:
350 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (café) de sal
1 tablete de fermento biológico fresco
1 ovo e 1 gema
Leite quanto baste

Modo de preparo:
Peneire a farinha de trigo e adicione a manteiga, o ovo, a gema, o sal e o fermento. Adicione o leite – mais ou menos ½ xícara, pois não é preciso trabalhar muito a massa, apenas até que ela fique ligada. Feito isso, coloque a massa para descansar durante 1 hora.

Tempero do peixe:
Coloque o peixe (pode ser qualquer peixe, a sugestão do chef é o Robalo) de molho no seguinte tempero: machuque o coentro com o sal, o limão e um dente de alho com algumas rodelas de tomate.
Deixe o peixe de molho por algumas horas para tomar gosto. Depois, abra o peixe pelas costas, tirando todas as espinhas. Recheie-o com 1 kg de camarão, cozido e refogado com todos os temperos. Depois de refogado, adicione 1 copo de leite (de coco ou de vaca), 2 pães pequenos amanhecidos com leite ou água e passados na peneira. Se gostar, coloque 2 gemas e leve ao fogo para engrossar.
Depois de colocar o recheio, feche o peixe com palitos e amarre com um barbante. Leve ao forno quente no papel impermeável com todos os temperos já usados e com bastante azeite. De vez em quando, abra o forno e regue o peixe com seu próprio molho.
Quando o peixe estiver assado, envolva-o na massa já aberta – se possível, a massa deve estar fria e em papel impermeável polvilhado de farinha de trigo, que não deve sobrar nem faltar. Enrole o peixe aí duas vezes.
Deixe a cabeça, a cauda e as escamas bem alta com a ajuda do cabo de uma colher. Coloque na assadeira em que foi assado o peixe e leve ao forno bem quente para assar.

 

Pudim de Tapioca
(10 porções)

Ingredientes para o pudim:
100 g de leite
1 fava de baunilha
75 g de tapioca granulada
200 ml de leite de coco
375 ml de creme de leite
2 ovos
2 gemas
395 g de leite condensado

Ingredientes para o caramelo:
200 g de açúcar
70 ml de água
10 g de manteiga

Modo de preparo:
Aromatize o leite com a fava de baunilha e hidrate a tapioca com o leite aromatizado.
Depois, em um bowl, coloque o leite de coco, o creme de leite, os ovos e as gemas, e bata com um fouet.
Derrame essa mistura na tapioca hidratada e, por último, adicione o leite condensado, misturando bem.
Agora, em uma frigideira, coloque os ingredientes da calda: o açúcar, a água e a manteiga.
Com essa calda, caramelize uma fôrma de buraco no meio e despeje nela a massa. Leve, então, o pudim ao forno, em banho-maria, a uma temperatura de 140ºC a 150ºC por 45 minutos.

Sair da versão mobile