Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Chef Dalton Rangel esbanja talento na cozinha dos restaurantes Miró e Fado

FOTO: Daniel Cancini

A vitalidade de Dalton Rangel impressiona. O chef, que hoje tem os restaurantes Miró Gastronomia – em São Paulo e outro em Santa Catarina, na Praia Brava, em Itajaí –, além do português Fado, no Rio de Janeiro, não fica parado. Falamos com ele por telefone, quando Rangel estava no táxi, indo do aeroporto Santos Dumont para o hotel, no Rio de Janeiro, pois não obtemos agenda em São Paulo para uma conversa pessoalmente. Mas conseguimos uma boa seção de fotos no restaurante, em São Paulo, onde o chef executou os pratos Beef Wellington e o Ravióli de Brie com Pera.

“O Miró tem um conceito artístico, como se fosse a casa do artista catalão Miró. Aqui faço uma gastronomia autoral e tenho muita liberdade para criar diversos pratos que passeiam pelas culinárias italiana e espanhola”, enfatiza Dalton. “O interessante é que a cada temporada temos inspirações para a criação de novos pratos e novos conceitos.”

O Fado, que tem ganhado destaque na cena gastronômica do Rio de Janeiro, tem uma gastronomia portuguesa moderna, porém não deixa os clássicos de lado. “Vamos além da culinária tradicional, porém sem abandonar clássicos com bacalhau, mas busco desenvolver pratos de todos os lugares de Portugal, não apenas do Norte”, explica.

FOTO: Daniel Cancini

TV é paixão

Dalton Rangel também é uma estrela da TV brasileira. Participa de muitos programas de culinária há alguns anos e não descarta novas oportunidades. “Tudo depende dos novos projetos e dos convites das emissoras. Mas eu amo fazer televisão, e, se eu posso unir a gastronomia com o entretenimento, fica incrível”, diz.

Em 2008, participou do programa Superchef, na TV Globo, no programa de Ana Maria Braga. Uma espécie de reality show no qual ficou confinado por três meses. O resultado? Foi segundo colocado da atração e, de lá para cá, ganhou fama pelo talento em frente às câmeras.

Galã que é, conquistou o público e participou durante oito anos, na Fox, do programa Homens Gourmet. Este ano, Dalton Rangel atuou novamente no Mais você, da Globo. Ele foi jurado e responsável por todas as receitas do quadro “Que delícia!”, reality que foi ao ar durante seis sextas-feiras. A final aconteceu ao vivo, em agosto, e foi um grande sucesso. Também teve participações em outras emissoras, em programas matinais como os da Bandeirantes e no Hoje em Dia, da Record. “Quero muito voltar a fazer TV e desenvolver novos projetos nesse nicho. Mas tudo depende de um bom conceito e de um convite que possa partir das próprias emissoras”, informa.

FOTO: Daniel Cancini

Projeto Sustentável

O mesmo esmero e talento que Dalton Rangel utiliza na criação de seus pratos, ele vem colocando para desenvolver ações sustentáveis, tornando sua cozinha ainda mais saborosa, saudável e privilegiando a cadeia produtiva local. “Em Santa Catarina, temos um projeto que é utilizar produtos da terra, de origem da qual conhecemos. Isso implica em rastrear os fornecedores e receber tudo padronizado”, comenta.

Mas ele vai mais longe. Dalton comprou recentemente uma fazenda em Embu das Artes, na qual, em breve, terá fornecimento para os restaurantes de toda a parte de hortifrúti e ovos. “Daí, sim, conseguiremos controlar toda essa cadeia produtiva, com produtos 100% orgânicos, e levar ao nosso cliente a melhor matéria-prima”, enfatiza. Afinal de contas, o cliente sempre tem prioridade. “Gosto de entender o gosto dos clientes e estar lado a lado com eles no dia a dia. Essa conexão facilita o crescimento do nosso trabalho e, por consequência, melhora a cozinha a cada dia.”

_____________
POR Aroldo Oliveira
FOTOS: Daniel Cancini

Sair da versão mobile