Liderado pelo chef Adriano Kanashiro e o empreendedor Reinaldo Queija (ex-Cia. Tradicional de Comércio e Hyatt), o Kureiji apresenta novidades “fora da caixa” no menu. Entre elas, estão entradas para compartilhar, pratos principais, sobremesas e coquetéis autorais, em que têm em comum representar a miscigenação que o Kureiji se propõe a fazer ao unir sabores de diferentes culturas. Em destaque, a casa traz elementos do Japão, Brasil, Coreia e Gana, países que marcaram a trajetória de Kanashiro, tudo executado de forma elegante e divertida. As novidades entram no à la carte e no menu executivo e já podem ser encontradas no restaurante.
Nas entradas pensadas para compartilhar, estreiam três quitutes muito conhecidos pelos brasileiros, mas preparados à moda Kureiji: há a Mochixinha, coxinha de mochi (massa de arroz glutinoso), frango com kimchi (conserva coreana apimentada) e salsa ganense; o Kuromochi Chizu, versão de bolinho de queijo feito também com massa de mochi e carvão de bambu, com queijo de shissô e nirá, temperos que conferem uma coloração esverdeada para o recheio, além do Saikoro-Jo, dadinho de tapioca que leva arroz de sushi, algas e queijo da Canastra marinado por dias no missô.

FOTO: Divulgação/ Neuton Araújo
Outras novidades são o Polvo Karaage, tentáculo de polvo ao chimichurri com bossa japonesa, o Maguro Tutano, atum com tutano de wagyu, e o Edamame Missoshiru, sopa de shissô e edamame, tucupi, raspas de limão-cravo e óleo de shissô.
Novos Baos, os famosos “pãezinhos” cozidos no vapor, também entram pro cardápio. No Kureiji, a massa é feita na casa e ganha o recheio antes do período de fermentação. O Kuro Bao tem adição de carvão de bambu na massa, o que confere uma coloração preta, e leva recheio de kurokke de wagyu e molho béarnaise japonês. Já o Aka Bao leva pimenta coreana na massa, que o torna avermelhado, e é recheado de kurokke de camarão e porco com molho de shissô, tofu e tucupi.
FOTO: Divulgação/ Neuton Araújo
Entre os principais, são quatro as novas pedidas: o Ramu Kuromai é uma paleta de cordeiro em cubos feita em panela única com abobrinha e cenoura, arroz negro piagui, kimchi de nabo, pesto de shissô, castanha de baru e limão-cravo. Quem prefere peixes e frutos do mar pode pedir o Robusuta, lagosta grelhada na manteiga e limão-cravo, servido com mini-arroz caldoso ao bisque japonês, cogumelos e nirá, ou o Pirarucu Yaki, pirarucu confitado em gordura de porco e missô coreano, acompanhado de pirão de camarão com bossa japonesa e gohan. Entra, também, mais uma opção de soba do cardápio, o Ika Okinawa Soba, em caldo de lula, yuzu, cogumelos e nirá.
O menu executivo também tem estreias. O Nihon de Dois é um baião de dois na versão Kureiji com ingredientes japoneses. Leva carne-seca de brisket de black angus cozida em shoyu, sake e gengibre, servida com mini arroz na manteiga de garrafa, feijão azuki, nirá e queijo coalho ao missô. Já o Butaniku No Piri-Kara é a copa-lombo de porco Durok salteado com cebola, nirá e cana-de-açúcar ao molho de pimenta gochujang, servido com um ovo frito de gema mole e Gohan. Por fim, uma opção vegetariana para o almoço, o Tofu Steak é o tofu empanado em crosta de mix de grãos e panko com molho de shissô, servido com mix de legumes, kimchi de nabo e Gohan.
FOTO: Divulgação/ Neuton Araújo
Para finalizar a experiência, há novidades nos sabores de sorbets e gelatos feitos na casa, em combinações curiosas criadas por Kanashiro: muruci (fruta amazônica) e chocolate branco; bacuri (outra fruta amazônica), ume (espécie de ameixa japonesa) e gengibre; e doce de leite com wasabi.
Na carta de bebidas, entram dois coquetéis: um “low alcohol”, o Aperorubiru, cerveja lager, aperol, limão-cravo e yuzu, além do Momopolitan, com licor de hibisco, pêssego, vodka Habu e sal de umeboshi.
Rua Guarará, 190 -Jardins
Tel.: (11) 92066-1012
_________
FOTOS: Divulgação/ Neuton Araújo