Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Bao: o típico pão chinês que conquistou os paulistanos

FOTO: Adobe Stock

Branquinho e extremamente macio, o bao (ou bun), um pãozinho chinês feito com água, farinha e fermento, caiu no gosto do paulistano. Um dos motivos é que sua massa superaerada, assada no vapor é perfeita para receber qualquer recheio. Não à toa, agora ele pode ser encontrado no menu de muitos restaurantes de São Paulo, e não apenas nos especializados em culinária asiática. Confira a seguir dicas de restaurantes paulistanos que oferecerem sanduíches feitos com bao:

Mercadinho Dalva e Dito  

O Mercadinho Dalva e Dito deriva do restaurante mais informal de Alex Atala, o chef e proprietário do vanguardista D.O.M.  No cardápio, há diversos preparos com ingredientes e temperos de diferentes regiões do Brasil, incluindo os Bun com toque brasileiríssimo, que são oferecidos nas versões Cupim (pão no vapor recheado com cupim braseado, picles de pimenta de cheiro, maionese de wasabi, cebolinha e cebola frita) e Ovo (pão no vapor recheado com salada de ovos, cogumelo shimeji, pepino e cebola frita).

R. Padre João Manuel, 1115 – Jardins
Tel.: (11) 3068-4444

FOTO: Divulgação Mercadinho Dalva e Dito (Ricardo Dangelo)

Restaurante Me Vá

O chef Gustavo Prado serve na casa espanhola como sugestão para tapear, o Bao de Panceta, feito com picles de cebola roxa, gochujang e aioli de coentro. Os baos também são servidos no menu de tapas durante a happy hour, que acontece as quintas e sexta durante toda a tarde.

R. Ferreira de Araújo, 285 – Pinheiros
Tel.: (11) 3816-0588

FOTO: Divulgação Me Vá (Raul da Motta)

Ícone Asiático

Os chefs Alexandre Ortigoso e Roberto Satoru servem no seu menu – tanto no à la carte quanto no menu degustação – o bao, que pode ser recheado com Cogumelos com cebolinha, com Pancetta, molho gochujang, cebola, cebolinha e pimenta dedo-de-moça, e com Língua bovina e manteiga de wasabi.

R. Fidalga, 79 – Pinheiros
Tel.: (11) 2667-6217

FOTO: Divulgação Ícone Asiático (Rodolfo Regini)

Basilicata Trattoria

Bons baos também podem ser encontrados em restaurantes italianos, como é o caso dos servidos no Basilicata, que conta com duas boas opções no menu. O Bao de Porchetta é feito com recheio de porchetta, coentro e pistache e o Bao Veggie leva couve flor grelhada e abacate fresco, acompanhado por molho asiático.

R. Joaquim Antunes, 197 – Jardim Paulistano
Tel.: (11) 3897-9660

FOTO: Divulgação Basilicata Trattoria (Diego Sanchez)

Panda Ya 

O restaurante do chef Victor Wong serve diversas combinações com o famoso pãozinho chinês. Um deles é o Bao com frango empanado, saladinha e maionese de limão. Outra boa opção é o Bao vegano de berinjela empanada, saladinha e molho cítrico de missô e amendoim.

R. Lisboa, 971 – Pinheiros
Tel.: (11) 98862-3954

FOTO: Divulgação Panda Ya

________________
FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS BAOS: Divulgação Panda Ya, Divulgação Mercadinho Dalva e Dito (Ricardo Dangelo), Divulgação Me Vá (Raul da Motta), Divulgação Basilicata Trattoria (Diego Sanchez), Divulgação Ícone Asiático (Rodolfo Regini)

Sair da versão mobile