Go Where – Lifestyle e Gastronomia

As principais novidades da gastronomia paulistana para 2019

Nada como comemorar o começo de 2019 visitando os restaurantes que, recentemente, abriram as portas em São Paulo. E as novidades são muitas: tem desde restaurante japonês com fama internacional até pizzaria que prepara a massa com cerveja.

Por: Cibele Carbone

Nobu – Assinatura internacional

O mundialmente conhecido restaurante Nobu, criado em 1994 pelo chef Nobuyuki Matsuhisa e pelo ator americano Robert De Niro, por fim, chega ao Brasil. A unidade de São Paulo, localizada nos Jardins, é a primeira da América do Sul e segue o mesmo padrão de qualidade das outras 40 espalhadas pelo mundo. Com projeto encabeçado por Ester Endo, ao lado dos sócios Denis Endo, Fabiano Gomes e, na gestão operacional, Lucas Santi, a casa de 1.330 m2 é focada em proporcionar uma experiência gastronômica única aos clientes. “Para mim, os fatores mais importantes são os consumidores e a paixão da criação. Digo sempre à minha equipe que não devemos nunca esquecer que a paixão e os desafios andam juntos, é assim que garantimos a satisfação dos clientes”, diz o chefe Nobuyuki Matsuhisa. Na unidade paulistana, além dos tradicionais pratos da casa, como o Black Cod Miso e o Rock Shrimp Creamy Spicy, o menu apresenta pratos com influência brasileira.

R. Haddock Lobo, 1573 – Jardins – São Paulo Tel.: (11) 3846 7373


Marias e Clarices Beer Pizza – Pizza & cerveja

Pizzas individuais, com cerca de 30 cm de diâmetro e feitas ao estilo napolitano. Isso é, basicamente, o que você irá encontrar na Marias e Clarices Beer Pizza, nova pizzaria de Ivo Herzog e Henrique Berlinck d’Utra Vaz, que ocupa um grande galpão no bairro boêmio da Vila Madalena. E, quando digo basicamente, é porque eles têm um grande diferencial no preparo artesanal das redondas: o uso de cerveja na massa, o que dá um sabor e um aroma diferenciados para os discos. “A ideia é brincar com o imaginário das pessoas. Elas podem escolher o sabor da massa a partir de três tipos de cerveja – IPA, Stout e Weiss (Pilsen). Dependendo da cerveja utilizada, os tons da massa poderão ser claros, escuros ou avermelhados, cada qual com seu aroma, sua sutileza e sua alma”, explica Ivo Herzog. Entre os destaques do menu – que é composto por 14 tipos de coberturas –, vale citar a Marias e Clarices (figo, brie, finas fatias de pancetta e mel de laranjeira), a Biza (molho de tomate, abobrinha refogada, mussarela e parmesão) e a Margherita de Búfala. Para acompanhar, há uma boa carta de vinhos, com cerca de 30 diferentes rótulos, além de chope e drinks autorais.

R. Mourato Coelho, 1.447 – Vila Madalena – São Paulo – Tel.: (11) 3819 3310

 


Riso.e.ria – O templo do arroz

Nada de assumir o papel de coadjuvante; na nova casa de Danyel Steinle e da chef Tássia Magalhães o arroz é o astro principal. No Riso.e.ria, restaurante localizado no Itaim Bibi e que tem ambiente com atmosfera jovem e descontraída – o cliente faz e pega o pedido direto no balcão –, todos os pratos do enxuto menu são à base de arroz. No total, são 12 sugestões de pratos, salgados e doces, feitos com quatro tipos de arroz – mix de grãos, arroz bomba integral, arroz branco e arroz arbóreo –, todos seguindo a linha de comfort food. Entre eles, vale citar o Arroz Cremoso Biro-Bira (arroz branco, feijão, linguiça artesanal, minicebola caramelizada e farofinha) e o Arroz de Polvo (arroz bomba integral, polvo grelhado, pomodoro e manjericão). Há também ótimas opções de entrada, como o Arancini de Pato (bolinho de arroz crocante, ragu de pato e mozzarella) e o Crocante de Arroz (arroz crocante, pomodoro e burrata), ideais para acompanhar uma cerveja bem gelada. E para adoçar a boca, experimente o diferente Bolinho de arroz com caramelo (arroz arbóreo frito, canela e caramelo).

R. João Cachoeira, 225 – Itaim Bibi – São Paulo Tel.: (11) 2614 1690


Kith Restaurante – Cozinha criativa

Ela já passou pelas cozinhas do DOM, do Maní e do El Celler de Can Roca, mas agora, a talentosa chef Juliana Faingluz está à frente do Kith Restaurante, localizado no segundo andar de um prédio comercial no movimentado bairro Pinheiros. A princípio, a casa está operando só no almoço, de segunda a sexta, e o cardápio muda semanalmente, de acordo com a criatividade da chef e disponibilidade dos ingredientes da época, mas sempre havendo uma opção vegetariana, como a Moqueca de pupunha e banana-da-terra com arroz cateto e farofa crocante. No centro da cozinha, está a churrasqueira, de onde saem as carnes e os legumes grelhados para serem servidos em espetos individuais. “O menu do Kith vai ser uma mistura da minha bagagem pelo Brasil, da minha infância em Porto Alegre e dos meus trabalhos na Espanha. Vamos ter desde um familiar arroz de costela e braseados de verduras, até xixos, mix de carnes e legumes servidos em espetinhos”, explica a chef Juliana Faingluz.

R. Bianchi Bertoldi, 168 – 2º andar – Pinheiros – São Paulo Tel.: (11) 3032 5220

Sair da versão mobile