A história começa no ano de 1876, antes mesmo da emancipação da cidade de Águas da Prata, quando Rufino de Castro Gavião, natural de Cabo Verde (MG), durante suas caminhadas e expedições de caça na região de São João da Boa Vista (SP), descobriu um filete de água que corria pela serra, inicialmente utilizado pelos animais para saciar a sede. Em suas observações diárias, Rufino notou que a água deixava para trás um caminho “branco como sal” em seu percurso, que anos depois seria identificado como um dos diversos minerais presentes na fonte, o bicarbonato. Ainda sem saber de seus benefícios, o desbravador passou a frequentar a nascente e a beber dessa água, percebendo melhorias significativas em sua saúde, especialmente no estômago. Como a região estava em uma crescente econômica devido a presença da linha férrea da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a notícia logo se espalhou entre os trabalhadores e os colonos da fazenda local, permitindo então que a descoberta da fonte “furasse as bolhas”, tornando-se um retiro e, eventualmente, um marco para a história e o desenvolvimento dos primeiros povoados de Águas da Prata.

FOTO: Divulgação
Esse achado levou à instalação da primeira engarrafadora Águas Prata, que iniciou sua operação alguns anos depois. A empresa consolidou-se como uma referência nacional em qualidade de água mineral. Entre as propriedades encontradas na fonte, foram confirmadas em pesquisa que a água é fluoretada, alcalina e rica em sais minerais.
Em celebração aos 150 anos da descoberta da fonte, a Águas Prata lança uma garrafa de 750mL em vidro, uma edição comemorativa exclusiva, nas versões azul (natural) e vermelha (com gás) e que leva a imagem do Fontanário, razão e propósito maior deste lançamento emblemático. Sua primeira aparição oficial foi na ProWine São Paulo 2025, a principal feira B2B de vinhos e destilados das Américas, que aconteceu entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, marcando o início das comemorações.
FOTO: Divulgação
A Águas Prata marca presença nos principais eventos gastronômicos, sendo a água oficial do Taste São Paulo e do SP Gastronomia. Sua presença também se estende aos melhores restaurantes e casas de referência do Brasil, consolidando seu prestígio junto aos grandes nomes da culinária nacional.
Entre os estabelecimentos parceiros estão:
⦁ São Paulo (capital): Famiglia Mancini, Gigio, Manioca, Kotori, Rodeio, TUJU, Jacó e Jam
⦁ São Paulo (interior): Santini, TUI e Primo Cucina
⦁ Rio de Janeiro: San Omakase, Oro e Casa Tua
⦁ Brasília: Trattoria da Rosário e Marie Cuisine
⦁ Curitiba: Aizu Sushi e Avenida Paulista
⦁ Porto Alegre: Sushito
⦁ Florianópolis: Rancho Açoriano e Recanto do Fábio
⦁ Pernambuco: Le Chef e Eki Sushi
⦁ Manaus: Moquém e Barollo
⦁ Belém: Profundo e Cantina Italiana
⦁ Goiânia: Kabanas Restaurante e Botequim Mercatto
A escolha da Águas Prata por chefs renomados e restaurantes de alta gastronomia reforça seu posicionamento como a água da boa mesa, reconhecida por sua qualidade, pureza e tradição.
O Fontanário
Símbolo histórico da cidade de Águas da Prata, no interior de São Paulo, o Fontanário é de livre acesso ao público é parada obrigatória para quem visita a região. Através dos ladrilhos presentes em sua área interna, elementos ilustram a identidade cultural do município, como a “Rainha das Águas”, figura emblemática que representa a força e a pureza das nascentes, além de outros personagens da fauna e da flora local.
Celebrando 150 anos desde sua descoberta, a fonte permanece como sinônimo de tradição, saúde e legado, lembrando que a valorização da água vai muito além da sua pureza: ela representa a memória de um homem visionário e a conexão de uma cidade com suas raízes.
FOTO: Divulgação
Águas Prata
@aguasprata
https://www.aguasprata.com.br
FÁBRICA: Rua Durval Marcolino s/n – Águas da Prata – SP
Atendimento FÁBRICA (SAC, COMPRAS, RH):
Segunda a Sexta: 09h às 17h
SAC: 0800 017 0026
aguas@aguasprata.com.br
Atendimento CASA PRATA:
Terça a Sexta: 09h30 às 18h00
Sáb, Dom, Feriados: 09h00 às 18h00
__________
FOTOS: Divulgação