Go Where – Lifestyle e Gastronomia

5ª etapa do Concurso Jovens Talentos

A Universidade UNIP sediou a quinta etapa do concurso promovido pela revista Go’Where Gastronomia, que vai premiar os jovens talentos das principais universidades de gastronomia de São Paulo

dhc_8071
A quinta etapa do Concurso Go’Where Gastronomia Jovens Talentos, promovido pela revista Go’Where Gastronomia, com apoio da Ajinomoto, teve sua quinta e última etapa realizada no dia 4 de outubro na sede da Universidade UNIP, unidade Gastronomia, no bairro do Jaguaré.

 

 

Nesta primeira fase do concurso, duplas de alunos de cada uma das cinco universidades de Gastronomia participantes prepararam pratos temáticos e disputaram entre si o direito de representar sua escola na grande final.

 


A prova entre as duplas de alunos da UNIP teve como tema receitas de peixes. O júri foi composto pelos chefs Luizinho Hirata, do Tatá Sushi, Roberto Satoru, do Ícone Gastro Rock e Flávia Marioto, da Mercearia do Conde.

 

 

 

Luciana Dantas, coordenadora de treinamento da Ajinomoto, proferiu uma pequena palestra antes da prova explicando como surgiu o Ajinomoto, as pesquisas da empresa para desenvolver diversas aplicações do produto na culinária e nas receitas regionais e prestar apoio a profissionais e restaurantes.

“A importância deste concurso é enorme, pois os chefs e os futuros chefs podem descobrir a possibilidade de levarem para suas cozinhas a agilidade e a qualidade dos nossos produtos, que irão realçar ainda mais o sabor das suas receitas. Deixar o que é gostoso melhor ainda!”

 

 

 

 


Em seguida, os alunos fizeram seus pratos sob a supervisão dos chefs, que interagiram demonstrado técnicas e dando dicas. Após o tempo estipulado, cada dupla submeteu seu prato para a avaliação dos jurados, que julgaram escolha do prato e dos ingredientes, técnica de preparo, harmonia da dupla, finalização, sabor e apresentação.

 

 

 

“Peixe não é fácil. Escolher o pescado mais adequado para o que a receita pede é importante. É preciso também saber manipular. No final, tem que ter um cuidado extremo em acertar o ponto e caprichar na apresentação, porque é o começo do que o cliente vai te avaliar.” Roberto Satoru.

 

“Em primeiro lugar é preciso saber de onde vem o peixe e se é de água doce ou salgada… Depois, conhecer bem as técnicas básicas de cozimento e as possibilidades de uso. É preciso abrir a cabeça para todos os tipos de culinária do mundo. Experimentar muitas possibilidades para criar um ‘saber do paladar’. E depois criar em cima de tudo isso para chegar a um prato verdadeiramente autoral.” Flávia Marioto.

 

“Com peixe é fundamental aprender a história, a origem, as técnicas básicas, os custos… Precisa saber também usar os peixes sazonais e o tipo de corte de cada um. Peixe tem uma carne muito sensível e não dá para corrigir. E, finalmente, escolher o molho e o acompanhamento certos para não ofuscar o sabor do peixe, que é alma do prato.” Luizinho Hirata.

 

A grande final será no fim de outubro em um super evento promovido pela revista com um júri de altíssimo nível e o tema “Cozinha Brasileira Saudável”.

Confira os pratos preparados pelas duplas da UNIP:

Edith Del Rosario Astorga Sagredo e Ana Paula Aparecida da Silva
Surpresa tropical de concrio rosa e mexilhão

 

Djalma Barbosa de Paiva Neto e
Iris Souza de Oliveira Guimarães
Pintado na brasa ao molho de banana da terra e farofa de castanha do Pará

 

Marcos Vinicius de Sousa O. Moura e Jones Gomes Brandão
Lombo de pirarucu

 

Sonia Regina Tasi e André Lucas Avelino da Silva
Tartare de arenque e mousse de avocado com gateau de cenoura e molho vinagrete de castanhas do Pará

 

 

Eliana Quaglio e Maria de Fátima
Filé de badejo em crosta de amêndoas

Sair da versão mobile