Go Where – Lifestyle e Gastronomia

5 Sandubas de verão

O bom e velho sanduíche –duas fatias de pão e o recheio que couber na imaginação ou na vontade – ganha um livro imperdível da Editora Senac, em receitas clássicas
e contemporâneas – que você pode fazer em casa. Selecionamos desse menu cinco receitas saudáveis e refrescantes que têm tudo a ver com verão. Sanduíches para comer à beira da piscina. Uma das características do sanduíche – poder ser comido com as mãos – é dispensar cerimônias. Daí ser um must na temporada informal do verão.

Que tal estes?

Por: Celso Arnaldo Araujo


Falafel

1 – Falafel

Originário do Oriente Médio, o falafel não é um sanduíche, mas um bolinho frito de grão-de-bico, feijão ou favas, semelhante ao acarajé. O pão aqui é o pão-folha.

Dicas:
*Para a receita do falafel, relativamente complexa, consulte o livro.
*Para acrescentar ao salmão: picles salgado e conserva de repolho


2 – Bagel Lox

Tradição do café da manhã nas delicatessens americanas, o Bagel Lox se propagou para o mundo – a palavra lox vem de lachs ou laks, salmão em alemão e yiddish, respectivamente. E nada combina melhor com um bagel –  pão de farinha de trigo fermentada em forma de anel – do que salmão e cream cheese. Algumas gotas de limão trazem um charmoso toque de acidez que realça a doçura do sanduba – graças também às alcaparras.

Dicas:
*Use limão siciliano.
*Misture o cream cheese à raiz forte.


3 – Chicken Banh Mi

Sanduíche vietnamita com influência francesa. O pão é a baguete francesa e o recheio é típico, com uma proteína grelhada (de carne a frutos do mar), legumes em conserva e muitas ervas aromáticas.

Dicas:
* A carne – digamos, filés de frango – devem marinar em limão e laranja, alho picado, pimenta dedo-de-moça, sal, pimenta-do-reino, sementes de coentro e cominho.
* Os legumes podem ser: picles de pepinos, nabo em conserva, cenoura em conserva, com hortelã e talos de coentro.


4 – Hambúrguer de siri e queijo brie

Consagrado na série de desenho animado Bob Esponja (particular-mente pelo personagem Sr. Sirique-jo), o hambúrguer de siri tem sabor suave – e é alternativa para quem não come carne de boi. A receita aqui leva alcaparra, cebola roxa, picles de penino, salsinha, maionese e folhas de minirrúcula.

Dicas:
*A carne de siri recebe a adesão de pimentão vermelho, cebolinha e casca de limão siciliano, além de pimenta tailandesa.


5 – Croque Madame

A origem parece francesa, mas pratos de outro países têm influência nessa receita. O croque é uma espécie de rabanada sem açúcar, grelhada. A versão Madame é semelhante ao misto quente – com queijo gratinado e um ovo frito ou pochê. Sem o ovo, ele se torna um Croque-Monsieur.

Dicas:
* O queijo utilizado é o gruyère.
* O presunto é o royale ou cozido magro.


Regras básicas para melhorar a montagem de um sanduíche:

*Evite colocar ingredientes frescos e delcados, como folhas e outros vegetais, diretamente sobre itens quentes.
*Tente derreter o queijo sobre algum outro ingrediente, não diretamente na frigideira ou grelha.
* Sempre que possível, grelhe as fatias de pão para que não murchem.
* Monte com os itens de maior consistência na parte inferior. Os menos consistentes por cima.
* Ofereça molhos à parte.

Sair da versão mobile