Go Where – Lifestyle e Gastronomia

4ª etapa do Concurso Jovens Talentos

A Universidade FMU sediou a quarta etapa do concurso promovido pela revista Go’Where Gastronomia, que vai premiar os jovens talentos das principais universidades de gastronomia de São Paulo

dhc_3226A quarta etapa do Concurso Go’Where Gastronomia Jovens Talentos, promovido pela revista Go’Where Gastronomia, com apoio da Ajinomoto, teve sua quarta etapa realizada no dia 27 de setembro na sede da Universidade FMU, unidade Gastronomia, no bairro da Liberdade.

 

Nesta primeira fase do concurso, duplas de alunos de cada uma das cinco universidades de Gastronomia participantes preparam pratos temáticos e disputam entre si o direito de representar sua escola na grande final.

 

 

 

A prova entre as duplas de alunos da FMU teve como tema receitas carnes. O júri foi composto pelos chefs Fred Barroso, do Le Vin Bistro, Valdir de Oliveira, do Cantaloup, e Jorge Borato, do Burger Lab.
Eliane Kina, gerente de marketing e nutrição da Ajinomoto, proferiu uma pequena palestra antes da prova explicando como surgiu o Ajinomoto, as pesquisas da empresa para desenvolver diversas aplicações do produto na culinária e nas receitas regionais e prestar apoio a profissionais e restaurantes.

 

Em seguida, os alunos fizeram seus pratos sob a supervisão dos chefs, que interagiram demonstrado técnicas e dando dicas. Após o tempo estipulado, cada dupla submeteu seu prato para a avaliação dos jurados, que julgaram escolha do prato e dos ingredientes, técnica de preparo, harmonia da dupla, finalização, sabor e apresentação.

 

 

“Preparar um prato de carne precisa, antes de tudo, contar com uma carne excepcional, de procedência, sem estar pingando sangue, e escolher qual tipo e corte se adapta melhor à receita que se pretende fazer. Depois, o ponto é fundamental. O ideal é, como dizem os franceses, ao ‘bleu’, ou seja, mais crua – e quente – no meio, que vai seguindo vermelhinha até formar uma casquinha nas bordas.” Jorge Borato.

 

“A boa procedência da carne é fundamental. E é preciso saber porcionar, para garantir a textura e a maciez correta. E na hora do cozimento, ter atenção total ao ponto. É o segredo. Cada corte tem o seu. E chegar ao um equilíbrio entre o que o cada cliente pede, pois uns vão achar que o seu ao ponto está muito cru, por exemplo.” Valdir de Oliveira.

 

“Cada prato exige um tipo de carne, mas o ponto é o X da questão. E não tem jeito. Quanto mais você faz, melhor você fica para acertar o ponto. Por isso, é preciso repetir a receita inúmeras vezes antes de colocá-la no menu. A apresentação também conta mas, juntando tudo isso, no final, o grande resultado é o sabor”. Fred Barroso.

 

 

 

 

A próxima etapa acontece na Universidade Unip, com o tema peixes. A grande final será em outubro em um super evento promovido pela revista com um júri de altíssimo nível e o tema “Cozinha Brasileira Saudável”.

 

Confira os pratos preparados pelas duplas da FMU:

 

Bianca Nayla da Silva e Thais Yamakawa
Medalhão com crosta de baru com mousseline de abóbora e mix de brotos

 

 


Bertone Belela e Karla Pereira
Filet Mignon ao molho Bordelaise com chuchesse e carpaccio de trufas

 

 

 

 

Leandro Lemos e Luis Carlos dos Santos
Paillard com provolone com purê de batata doce e farofa de banana da terra

 


Camila Lopes de Oliveira e Larissa Freitas Silveira
Mini sanduíche de mignon com chips de batata doce

 

 

Kiyoshi Bueno Sekime e Jorge Vitor Xavier
Mignon Poke

Sair da versão mobile