Go Where – Lifestyle e Gastronomia

10 dicas para aproveitar o melhor da gastronomia do Itaim Bibi

FOTO: Daniel Cancini

O ano tem sido muito generoso com o Itaim. Ou o Itaim tem sido muito generoso com a cena gastronômica paulistana. Trattoria contemporânea, sorveteria psicodélica, pizzaria nova-iorquina e muitos chefs famosos aportaram doses de vivacidade e sabor ao bairro. Limitado pelo Rio Pinheiros e cinco grandes avenidas (Cidade Jardim, Nove de Julho, São Gabriel, Santo Amaro e Roque Petroni Jr.), abrange a Vila Olímpia e é o berço dos faria limers. Atrai paladares endinheirados e, na mesma medida, cozinheiros e restaurateurs. Uma onda gigante que ainda tem mares a desbravar. Aqui, as 10 maneiras mais deliciosas de surfá-la.

Le Quartier

Há dois anos, Claude e Thomas Troisgros trouxeram do Rio o Chez Claude. Um bistrô contemporâneo de sotaque francocarioca. Um gatilho para o Le Quartier, complexo gastronômico que aguardou ansiosamente a poeira pandêmica baixar. Assim, em junho, pai e filho inauguraram a Boucherie (casa de grelhados com rodízio de acompanhamentos), na sequência deslancharam a obra de um mediterrâneo e, em agosto, abriram o Bar du Quartier. Embora incrustado entre dois restaurantes, não se trata de um balcão de espera. Idealizado por Thomas, o espaço concilia jazz (por vezes ao vivo), belisquetes de personalidade e drinks bem executados. Ou seja, merece uma visita exclusiva, na qual se deve incluir o tartar de wagyu (servido sobre shari e salpicado com ovas de tobiko) e uma saideira. Afinal, o elegante Old Hickory (vermutes rosso e seco, bitter de laranja e Peychaud´s) nasceu para isso!

Rua Prof. Tamandaré Toledo, 25
Tel.: (11) 3071-4228

FOTO: Daniel Cancini

De Segunda

Na mesma rua, o casal de vencedores de reality shows, Júlia Tricate e Gabriel Coelho, instalou o De Segunda. Aberto às segundas-feiras, como o nome sugere, começou atraindo colegas de ofício que, por sua vez, imantaram os foodies. Seu menu autoral em transformação permanente virou símbolo da lufada de irreverência que acomete o bairro. Dito isso, apesar da volatilidade, há algumas peças (irresistíveis) de resistência. Um exemplo? Os croquetes de carne de panela. Outro? A costelinha com purê de broa de milho e alho negro.

Rua Prof. Tamandaré Toledo, 160
Tel.: (11) 3078-2900

FOTO: Divulgação De Segunda/Fran Parente

Osso

A poucos passos dali, o peruano Renzo Garibaldi fincou o Osso. Desde julho, vê o templo das carnes maturadas acumular comensais e elogios. A cortes tradicionais somam-se os de wagyu (raça japonesa de gado), de vaca velha (com mais de 7 anos e alta concentração de sabor) e de porco duroc, assim como pratos peruanos. “Diferente de Lima, tem ceviche e lomo saltado, porque aqui o Osso também é uma embaixada peruana”, conta o chef. Já em consonância com a matriz, um dos hits é o arroz com tutano, um risoto abrilhantado por essa gelatina e enriquecido com bacon e cogumelos. Tamanha aceitação permitiu o nascimento de um irmão caçula e rebelde – o Drunks. No andar de cima, o bar é independente, mas usufrui da carta de vinhos de 400 rótulos do primogênito e das carnes no carpaccio, croquete e x-churrasco. Propõe ainda uma dúzia de coquetéis autorais a serem bebericados até às 3 da manhã!

Rua Bandeira Paulista, 520

FOTO: Daniel Cancini

Mila

O Mila se autointitula uma osteria urbana, uma etiqueta que desde o dia um mexe com os coraçõezinhos e paladares hipsterizados. Nascida para ser descolada, ela alia produtos de origem, pasta al dente, pizzas de coberturas pouco convencionais, frutos do mar na brasa e vinhos naturebas com sabedoria.

Rua Bandeira Paulista, 1096
Tel.: (11) 2925-8442

FOTO: Divulgação Mila/Lais Acsa

Mooi Mooi

Soft surrealmente sedosos sussurrando sabores intensos denunciam o toque de um grande chef. No caso, o catalão Oscar Bosch. A nota leve e fun provavelmente vem de sua esposa, Melina Kolanian. Juntos, eles criam as geladices da Mooi Mooi. Queridinha, a Yallah combina pistache iraniano em sablé e caramelizado. Já a king kong, sorvete de banana com doce de leite, biscoito de pecã, banana desidratada e suspiro. Mel é onipresente no salão, dando brechas para que Oscar se divida entre os bombados Tanit e Nit e a obra de um espanhol bem pertinho dali, na Rua Pais de Araújo.

Rua Manuel Guedes, 249
Tel.: (11) 94456-8050

FOTO: Divulgação

Silabários em neon lilás representam excelência e gentileza, ao mesmo tempo em que iluminam a atmosfera do Yū, primeira empreitada nipônica do Grupo Saints (da Tartuferia San Paolo, Tuy Cocina, Boteco São Bento e São Conrado Bar). Por sorte, a beleza projetada pelo arquiteto Otavio de Sanctis não tira os holofotes do trabalho rigoroso de José Maria Azevedo. Escolado nos balcões do Nagayama e do Ohka, o sushiman sente-se mais livre para acenar com criações próprias. Dentre elas, o bafônico Lagosta Yū (sashimi com o rei dos crustáceos, molho cítrico trufado e caviar), o tartar de toro com ovas (ikurá, massagô e uni) e o guioza de wagyu. Um trio deliciosésimo e ostentatório que merece a alegria dos drinks de Laércio Zulu. Na dúvida, o refrescante no Kochi (vodca, yuzu, mel, shissô e matchá) é certeiro.

Rua Jeronimo da Veiga, 121
Tel.: (11) 3167-7774

FOTO: Divulgação

La Serena

Ninguém vai pensar na nonna! Com ambiente e receitas inspiradas na Costa Amalfitana, o La Serena é um lugar para se compartilhar crudos (caso das vieiras com manga, jalapeño e amaretto), quentinhos (como as ostras cacio pepe e as flores de abóbora com ricota e prosciutto) e taças de frisantes do sul da Itália.

Shopping JK Iguatemi – Térreo
Tel.: (11) 3152-6204

FOTO: Divulgação

Mag

A Mag, confeitaria de ares parisienses de Tássia Magalhães, do Nelita, está quase pronta para acolher visitas. Por enquanto, porém, restringe-se a um laboratório de folhados, entremets e panetones que, se pedidos com jeitinho, podem ser encomendados.

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 433

FOTO: Divulgação/Amanda Francelino

Boteco Rainha

Primeiro veio o Braca, filho do Bracrense, botequim sessentão do Leblon. Prometia ser a embaixada oficial dos cariocas na cidade. Então, chegou Pedro de Artagão com o Boteco Rainha: “Escolhemos o Itaim por se assemelhar ao Leblon: é bucólico, tem residência e é um centro financeiro. Desembarcamos o Boteco e, em breve, o Galeto”. Até a aterrisagem dos franguinhos, vale se deliciar com quitutes como as imbatíveis empadas. A massa com banha de porco é um tributo à culinária tradicional de botequim e abraça com carinho recheios fartos, como o de costela com agrião e o de camarão com Catupiry.

Rua Pedroso Alvarenga, 1181
Tel.: (11) 3168-5689

FOTO: Divulgação/Alexander Landau

Paul’s Boutique

Pupilo do mago das pizzas Anthony Falco, Paul Cho consagrou-se pizzaiolo na Bráz. Cogitou abrir uma pizzaria artesanal na Barra Funda e acabou com esta Boutique de estilo novaiorquino. Suas fatias devem ser comidas sem talheres, daí a massa mais crocante e o recheio equilibrado. O best-seller? Anote: milho com mozarela.

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 167

FOTO: Divulgação

_____________

POR Fernanda Meneguetti

FOTOS: Daniel Cancini (Le Quartier e Osso), Divulgação (Paul´s Boutique, La Serena, Yu e Mooi Mooi), Divulgação De Segunda/Fran Parente, Divulgação Mila/Lais Acsa, Divulgação Mag/Amanda Francelino e Divulgação Boteco Rainha/Alexander Landau

Sair da versão mobile