Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Aprenda a fazer duas receitas com cranberry que são a cara do Natal

Pequeno no tamanho e grande no sabor. Assim é a cranberry, fruta muito utilizado na culinária americana e que está ganhando espaço nos menus de restaurantes, confeitarias e bares. As cranberries servem para receitas desde pratos salgados às sobremesas mais elaboradas, ou em pratos condimentados. “É um produto versátil que pode ser usado em diversas receitas, desde uma base para um bom molho para carnes, até pratos com bacon e pode ser usado com peixes brancos, em sobremesas, como a clássica torta de cranberry e biscoitos, além de geleias, cereais e iogurtes ou quaisquer laticínios, como queijos de sabor suave. Devido ao seu perfil, as cranberries possuem uma acidez especial mais alta e uma pitada de doçura da fruta”, explica a chef Marê Araújo.

Para surpreender nas festas de fim de ano, a chef criou duas receitas especiais com cranberries: Peru de Natal ao Molho de Cranberries com Vinho do Porto e de sobremesa, Mousse de Chocolate Branco com raspas de Laranja Bahia e Calda de Cranberry com vinho tinto.

FOTO: Divulgação US Cranberries

Peru de Natal ao Molho de Cranberries com Vinho do Porto

Ingredientes para o peru
1 peru de 5 kg
100 g de manteiga
½ xícara (chá) de vinho branco
1 tangerina (ou laranja)
Ramos de sálvia para decorar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas. Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire o peru (descongelado) da geladeira e retire os miúdos. Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo. Com um papel-toalha, seque bem o peru e transfira para a assadeira. Pincele todo o peru com a mistura de manteiga com vinho e salpique com sal e pimenta a gosto. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a tangerina ao meio e coloque uma metade na cavidade, deixando outra para tampá-la.  Leve a assadeira com o peru ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e continue assando por mais 3 horas – a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga. Para verificar se o peru está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do peru comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio. Quando o peru terminar de assar, retire a assadeira do forno. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito. Transfira o peru para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.

Ingredientes para o molho
500 gramas de Cranberries Desidratados
100 gramas de açúcar mascavo
500 ml de vinho do Porto Ruby
1 colher (sopa) rasa de Amido de Milho
100 ml de água

Modo de preparo: misture as Cranberries desidratadas com o açúcar mascavo e o vinho do Porto Ruby. Deixe cozinhar em fogo bem baixo por 10 minutos, até perceber que as Cranberries se hidrataram e ficaram suculentos. Dilua o amido de milho em 100 ml de água fria e adicione ao molho. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, até que fique uniforme e com consistência mais grossa. Sirva o peru com o molho por cima. Bom apetite!

FOTO: Divulgação US Cranberries

Mousse de Chocolate Branco com raspas de Laranja Bahia e Calda de Cranberry com vinho tinto

Ingredientes
500 ml de Creme de Leite Fresco (com pelo menos 33% de gordura) de boa qualidade e bem gelado
Raspas de uma laranja baia
500 g de chocolate branco derretido
750 ml de vinho tinto seco
400 gramas de cranberries dos EUA
100 ml de água filtrada
1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo: coloque o vinho e as cranberries para cozinhar em fogo médio, até que as cranberries hidratem (cerca de 10 minutos). Retire toda a raspa da laranja baia e reserve. Adicione o suco de laranja junto ao vinho e as cranberries. Numa xícara, coloque 100 ml de água filtrada fria e uma colher (sopa) de amido de milho e dissolva. Adicione o amido dissolvido, mexa e abaixe o fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo até que vire uma calda brilhante, mexendo de vez em quando. Reserve e deixe esfriar por completo.  Numa batedeira, adicione o creme de leite fresco bem gelado e comece a bater na potência mais baixa. Adicione as raspas de laranja bahia, e conforme o creme for endurecendo, vá aumentando a velocidade. Quando o creme estiver chegando ao ponto de chantilly, bem firme, desligue a batedeira. Adicione o chocolate branco derretido em cima do chantilly e vá mexendo com uma espátula em movimentos delicados e envolventes, para que o chantilly não perca as bolhas de ar e a leveza. Quando estiver completamente mesclado, adicione em taças bem bonitas e leve para gelar por pelo menos 40 minutos. Na hora de servir, coloque a calda já fria de cranberries por cima, enfeite com hortelã, raspas de laranja, açúcar de confeiteiro ou o que mais você desejar. Bom apetite!

 

Confira mais receitas com cranberries no https://www.uscranberries.com/recipes/

______
FOTOS: Divulgação US Cranberries

Sair da versão mobile