Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Um Tour pela Casa Cor

Fazer parte do time de profissionais participantes da Casa Cor é o sonho de dez entre dez arquitetos e decoradores. Confira a seguir as propostas apresentadas pelos profissionais estreantes este ano na mostra mais completa de arquitetura, decoração e paisagismo.
Por Malu Bonetto

Casa Cor - Go'Where Luxo

Sala de Banho e Banheiro Público

Os arquitetos Claudia Alionis e Eduardo Bessa, da Cactus Arquitetura e Urbanismo, apostaram na mistura de materiais contrastantes para compor o clima de aconchego, relaxamento e descontração da sala de banho e banheiro público, ambos com 31,5 m². “O momento do banho tem de ser especial, pois possibilita a limpeza do corpo e a purificação da alma. Já no banheiro, os conceitos da vez são praticidade e funcionalidade”, explica Eduardo. Os dois optaram por aplicar o revestimento cimentício nas paredes, no teto, nas bordas do boxe e no spa, por ser moderno e simples. No piso de cimento do banheiro, um desenho colorido emborrachado, executado pela artista plástica Beatriz Assumpção, com uma resina especial dá charme extra à área das cabines.

 

E que tal lavar a mão numa espécie de aquário? “Bolamos um caixote de madeira de demolição com frente de vidro e preenchemos internamente com seixos que recebem as cubas de apoio”, explica Claudia. Essas pedras, teladas e usadas como revestimento, forram a parede principal e ressaltam o banco de tora de madeira, criação da artista Mônica Cintra. Ducha para refrescar ou efeito cascata para massagear são opções da sala de banho. Ao lado, banheira de hidromassagem revestida de pastilhas de porcelana em tons de verde, branco e azul. No mesmo ambiente, uma área com poltronas e móveis de madeira completa o recanto das águas.

 

Praça das Oliveiras

No espaço de 1100m², o arquiteto Daniel Nunes optou por um jardim com inspiração californiana, utilizando pedras naturais nos muros e escadas, grandes canteiros com oliveiras e palmeiras canarienses, aço corten no espelho d’água, madeira e pedrisco no piso para dar a sensação de leveza e madeiras cumaru, por seu tom avermelhado, deixando o ambiente mais aconchegante e agradável. A principal tendência apresentada, segundo Daniel, é o uso das linhas puras e geométricas, tirando partido dos elementos que, ao mesmo tempo que remetem ao natural, proporcionam um ambiente sofisticado e contemporâneo. Os móveis da renomada
marca italiana Paola Lenti foram desenvolvidos dentro de laboratórios e produzidos com fibras sintéticas, usando os mesmos princípios de corda  utilizadas em barcos. Já as cores fortes são uma tendência do mercado e sobretudo utilizados no jardim monocromático em tons de verde, para ressaltar ainda mais o espaço.

 

Quarto o Bebê

O objetivo da arquiteta Raquel Kabbani foi proporcionar aconchego, bem-estar e comodidade, tanto ao bebê quanto à mamãe. O ambiente de 46 m² conta com uma ambientação sofisticada e contemporânea, que não remete ao design convencional dos dormitórios de bebê. Ela reuniu o mobiliário obrigatório de um quarto de bebê, como o berço, a cômoda, a poltrona para amamentação e o armário da criança, com a banheira vitoriana com linhas arredondadas com área de higiene do bebê. O toque moderno fica por conta do painel de madeira com desenho espiral atrás do berço, misturando alguns elementos de iluminação. Para o armazenamento de roupas e brinquedos, Raquel projetou nichos com diferentes texturas, uma prateleira de livros e um armário com cores neutras e traços leves. “Saindo do clichê de temas infantis, optei por formas orgânicas e texturas. A fibra óptica e a água remetem a céu e mar, e os brinquedos de madeira são educativos e sensoriais. Trabalhei todos os sentidos do bebê: tato, visão, olfato e audição.”

 

Cozinha e Lavanderia

Quando a arquiteta Adriana Giacometti foi convidada a participar da edição 2014 da Casa Cor, ela se deparou com o seguinte desafio:
conseguir, num curto espaço de tempo, demonstrar com criatividade e qualidade o projeto de 50 m² distribuídos em área de trabalho, estar e pequena horta. A inspiração veio de uma viagem que ela fez a Castelfranco Veneto, norte da Itália. Enquanto alguns expositores rebaixaram o teto dos espaços, Adriana preferiu manter o pédireito alto. “Acho que foi a principal sacada. Ter tirado partido da arquitetura original”. No ambiente, temos objetos como cortina de malha de aço, tijolos Brick Contemporâneo da Lepri, papel de parede imitando pedra no rodateto e lustre Baccarat do século 19 para dar um toque de classe atemporal. “Costumizei no local três arcos com 2,40 m de diâmetro, e cada um recebeu velas de parafina, com velas de LED dentro, inspiradas também num castelo europeu”, conta. Na cozinha, ela sugere colocar alguns vasinhos com ervas para facilitar a finalização dos pratos com temperos colhidos frescos. “Como a tendência hoje é receber os amigos em casa, integrar e interagir, por que não criar uma cozinha onde você pode trabalhar, estudar uma receita ou cozinhar enquanto seu filho faz lição de casa? Ou receber os amigos com uma taça de vinho no sofá enquanto você finaliza o risoto?” Já nos 8 m² da lavanderia, ela optou por duas bancadas funcionais, uma com os dois tanques, outra com as duas máquinas.

 

Galeria Le Corbusier

A arquiteta Eliane Mesquita concebeu o ambiente para ser um espaço de exposição, como num museu internacional. Optou por expor peças do mobiliário desenhado por Le Corbusier, como obras de arte. Estão expostas a chaise LC4, as poltronas LC1 e as poltronas LC3 femininas que mostram perfeitamente o traçado modernista que atravessou décadas e até hoje são intensamente comercializadas. Os papéis de parede que revestem os cubos são as vedetes do espaço e foram inspirados na cartela de cores de Le Corbusier e em toda sua arquitetura, para chegar a cinco padronagens lançadas na coleção: Pavillion, Unity, Stone, Dots, Squares e Tints, que são as cores lisas. Já as luminárias selecionadas para o espaço transmitem esse mesmo conceito de purismo e funcionalidade, portanto sem ornamentação – o que é a intenção do espaço.

 

Chocolate Bar

Projetado com muito charme, cores quentes e iluminação estratégica, o chocolate bar reflete as linhas funcionais e traços elegantes das arquitetas Adriana Consulin e Izilda Moraes, que projetaram o espaço. O ambiente é uma grande caixa de vidro coroada por um lounge e uma galeria externa. Internamente, tem faixas de jardins que invadem o ambiente interno e é emoldurada pelo muro verde e espelho d´água visto através do painel de vidro transparente. O designer Paulo Bianchi optou por espelhos para aumentar a sensação de amplitude. O balcão foi revestido de couro, os armários de espelhos e a iluminação amarelada indireta. Os móveis brincam entre o rústico e os sofisticados nos pisos foscos, que imitam tábuas corridas patinadas em cinza. Sem perder o conceito da Metrópole, a paisagista Marcia Joly inseriu um belo jardim vertical entre os brises de arquitetura e o espelho d´água, criando um contraponto interessante com o ritmo do brise de madeira reciclada. O jardim, a água e o fogo formam uma bela composição que encanta e hipnotiza os consumidores.

 

Apartamento Compacto

O apartamento de 28 m² deve suprir as necessidades do morador contemporâneo, sem desperdício de espaço. Esse foi o desafio da construtora Vitacon à arquiteta Fernanda Belotto. Nessa pequena área, há um espaço de jantar, estar, dormitório, cozinha, lavanderia, banho e home-office, tudo isso graças ao uso e desenvolvimento de mobiliário inteligente. Na entrada do apartamento, há a área do dormitório, que se converte em sala
de estar, juntamente com o homeoffice. No centro do apartamento, há uma bancada de cozinha onde se encontram os eletrodomésticos embutidos e também uma mesa e banqueta para refeição rápida. Na sequência, temos a mesa de jantar para seis lugares, área de serviço também com os eletros embutidos e o banheiro. Na cozinha e área de serviço, os eletros são embutidos e há uma mesa e banqueta para refeição rápida, também
embutida. No banheiro, há um vidro inteligente que pode se apresentar fosco ou incolor ao toque de um botão, para dar privacidade ao ambiente.

 

Sair da versão mobile