Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Pinga de luxo: cachaças premium dão upgrade em drinks tradicionais

Com produção mais seletiva e meses repousando em barris de madeiras nobres, os estilos premium têm dado um upgrade ao mercado de cachaças – marca registrada da coquetelaria brasileira.

Por: Shirley Legnani

Considerado o terceiro destilado mais consumido no mundo – com cerca de 1,5 bilhão de litros/ano –, a nossa cachaça vem ganhando cada vez mais status de bebida nobre, não fazendo feio ao lado de outras já consideradas de luxo, como whisky e cognac. Nessa onda, muitas marcas vêm batendo forte na tecla de lançamentos de produtos mais “seletivos” e, principalmente, na formação dos profissionais da área, caso de bartenders e mixologistas – como fez a gigante 51, que lançou a Reserva Especial. “Não estamos mais preocupados somente com o volume: divulgar e aprender a fabricar a cachaça está sendo cada vez mais importante, principalmente no segmento premium, no qual, há alguns anos, houve uma lacuna, dando espaço para a entrada de destilados im-portados. Mas, de uns anos para cá, empreendedores com coragem souberam aproveitar da melhor forma e iniciaram investimentos fortes na produção de cachaças diferenciadas”, diz Alexandre Bertin, presidente da Confraria de Cachaças e diretor da Cachaçaria Sapucaia – que tem em seu portfólio cachaças de até R$ 600.

Com produção mais artesanal e matéria-prima selecionada, as cachaças de categoria premium, em sua maioria, são envelhecidas em tonéis de madeiras nobres, como bálsamo, jequitibá e carvalho. “Esse processo de envelhecimento torna a bebida mais complexa e aromática e faz com que o processo de criação de um drink seja mais cuidadoso, pois a ideia é destacar todas suas características. Estamos saindo de um patamar antigo e trazendo um outro tipo de cachaça. E isso só vem a exaltar ainda mais nossa coquetelaria mundo afora”, diz Marcelo Serrano, bartender do bar Veríssimo.

Com a cara do Brasil, a caipirinha é o drink nacional mais pedido pelos estrangeiros quando sentam no do balcão de bar em nosso território. Mas há uma série de outros drinks à base de cachaça premium que fazem bonito. A convite de Go’Where Gastronomia, Serrano apresentou três drinks exclusivos com a queridinha da atualidade.

Say my name

Cachaça 51 Reserva Especial Singular, vermute rosso e licor maraschino

Ingredientes

Preparo

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira com pouco gelo e mexa por dez segundos. Sirva nos tubos e depois no restante do copo com gelo gigante. Decore com uma fatia de pepino. 


Veríssimo
R. Flórida, 1488 – Brooklin Paulista – São Paulo – SP – Tel.: (11) 5506 6748

Sair da versão mobile