Go Where – Lifestyle e Gastronomia

O supra da vodka

A vodka Premium está dominando o cenário de bares, casas noturnas e eventos do mercado de luxo

Absolut Elyx Lab (1)
O mercado de bebidas Premium está agitado… pela vodka! Animadas com o aumento do consumo, grandes marcas de vodka estão investindo no reposicionamento de marketing, trazendo rótulos top, modernizando garrafas, fazendo parcerias com os comerciantes e organizando eventos promocionais.

 

Conversamos com os embaixadores de três marcas que se destacam nessa “nova onda” – Absolut, Stolichnaya e Belvedere  – que realmente oferecem um produto Premium, com características especiais de produção, embalagem e comercialização.

 

Rafael Mendes

“O brasileiro está ficando refinado. Ele tem muita informação e acesso ao que existe de melhor no mundo. E o gosto pela vodka Premium tem aumentado muito, seja pura ou nos drinks, por isso ela tende a ganhar cada vez mais espaço”, garante Rafael Mendes, embaixador da Absolut no Brasil. Rafael é um exemplo deste profissional-chave que as marcas de bebidas Premium escolhem para representá-las institucionalmente, ministrar cursos para profissionais e participar de eventos voltados para o mercado de luxo. Segundo ele, que já foi embaixador do whisky Chivas, diferentemente do purista consumidor de rótulos 18 anos, por exemplo, o de vodka Premium quer explorar ao máximo as possibilidades. “O perfil é de uma galera, na média, entre 30 e 40 anos. Gente conectada, mais aberta a drinks ousados. Por isso vemos em bares top um enorme interesse pela carta de drinks. Querem saber qual é o drink do lugar e prová-lo”, garante Rafael.

Por falar em Absolut, a destilaria aproveita sua imagem “absoluta” de vodka de primeira linha para apostar na Elix, sua marca top. A vodka tem produção limitada, vinda de uma fazenda de trigo do castelo de Rabelof, no sul da Suécia, onde também é destilada por uma coluna inteira de cobre, que foi restaurada de uma antiga destilaria de 1921, que confere à bebida um sabor característico e uma graduação alcoólica de 42º. A garrafa também quer se destacar, assumindo um formato quadrado, com uma tampa enorme, diferente de todas as demais. Mas é uma vodka que entrega o que promete, por isso tem chances de conquistar cada vez mais adeptos, principalmente os que já são fãs da “Absolut normal”. “Criamos ações e eventos mais próximos do pessoal das artes e da moda, como a estilista Helo Rocha, que são formadores de opinião dentro do universo que pretendemos atingir”, explica Gabriela Masson, gerente de marketing da marca.

Easy Money

 

Outra característica forte da Absolut é apostar em parcerias com bares, como o que fechou com o Chez Oscar, nos Jardins, que virou uma espécie de “embaixada Absolut” na capital paulistana. E na organização de eventos para promover a marca, como o “Pineapple Route”, um roteiro que reúne sete bares dos Jardins (Maní, Miya, Bar Numero, Banana Café, Bossa, Chez Oscar e Sarau) com criações autorias de drinks à base da Absolut Elix além do Easy Money, drink referência da marca servido em um abacaxi de cobre, e o Heaven, que já caiu nas graças do paulistano.

 

Outra grande marca de olho nesse nicho é a Stolichnaya.  Importada e distribuída no Brasil pela Aurora, a Stoli (apelido carinhoso) está presente em mais de 174 países e é admirada pela sua excelência, graças ao cuidadoso processo produtivo artesanal que inclui a escolha dos melhores trigos da região de Tambov, na Rússia, e a água de poços artesianos de Riga, na Letônia. Muito famosa nas décadas de 80 e 90, a marca ainda se mantém viva no gosto dos consumidores seniores, porém é pouco conhecida junto a esse novo consumidor de vodkas Premium citado por Rafael. Está tentando se reposicionar de forma agressiva, tanto que modernizou até a tradicional garrafa. “As mudanças na garrafa sempre foram bem sutis, mas o novo layout é mais ousado, com a aplicação de diversas tecnologias que vão da impressão a segurança”, diz Guilherme Luiz, gerente de marketing da Stolichnaya. Na prática, ela ficou mais fina, com 750 ml, e traz recursos interessantes, como reentrâncias para facilitar a pegada na hora de fazer o drink e um inteligente dispositivo antifalsificação no gargalo.

 

A Stoli trouxe ao Brasil agora em maio a embaixatriz da marca, a bartender brasileira radicada em Miami, Fernanda Neves, que reuniu os mais conceituados barmen e mixologistas em uma masterclass para divulgar as novidades e estimular o uso da marca, recriando drinks clássicos com a Stolichnaya para serem sugeridos aos clientes.

Fernanda Neves

“A Stolichnaya é produzida com um rígido controle de qualidade. Por isso mantém seu sabor característico e excelência inquestionável. Você pode apreciá-la pura e em drinks clássicos como o Vesper, conhecido como o drink do 007, e releituras como o Berries Mojito, feito com a Stoli Beri, flavorizada com mirtilo”, conta.

 

No evento de apresentação da nova garrafa, Fernanda nos recebeu com um delicioso White Negroni, contou detalhes da produção, do novo posicionamento da marca e nos apresentou a Elit, a única vodka Ultra Premium do mercado. “A Stolichnaya é reconhecida mundialmente. É líder de mercado no Chile, por exemplo. Mas aqui a Elit ainda é totalmente desconhecida, mas estamos dispostos a mostrar o seu tremendo valor”.  Pelo que pode se perceber no evento, a marca pretende reposicionar a versão “normal” e fazer a Elit ser conhecida como consequência natural.  Uma estratégia que tem tudo para dar certo, pois ambas entregam de longe o que prometem.

 

Já a Belvedere Vodka é a joia do portfólio de destilados da holding francesa LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton). Originária da Polônia, que tem 600 anos de tradição e rivaliza com os russos na elaboração das melhores vodkas, a Belvedere é produzida com água mineral e o centeio de ouro Dankowskie, que só se desenvolve na região de Mazovia. E é uma das únicas sem adição de ingredientes artificiais e açúcar, 100% natural e sem glúten. Graças este alto padrão de excelência, sabor suave e forte personalidade se tornou pioneira no segmento de vodka Premium.

 

A estratégia da marca no Brasil é patrocinar festas, eventos, como o baile de gala da amfAR, ações em prol de causas humanitárias e estar presente em bares e casas noturnas do universo AAA. E também fazer o mesmo das concorrentes diretas, promovendo cursos para bartenders e apresentações e promoções para donos de casas noturnas parceiras por meio de embaixadores da marca. Praticamente na mesma semana que Fernanda esteve no Brasil, a americana Ali Dedianko, bartender diretora global de mixologia da Belvedere, passou por São Paulo, nos concedeu uma entrevista exclusiva e fez um drink especialmente para nós. Ela nos contou que passou os últimos cinco anos visitando mais de 50 países onde treinou mais de 20 mil pessoas. Ali ajudou a lançar quatro sabores e a Belvedere Unfiltered, a mais Premium da linha. No ano passado, participou da parceria da marca com Spectre, o novo filme de 007, que gerou a maior competição global de Martini, na qual foi jurada, que reuniu mais de 500 bartenders para criar uma receita atualizada deste drink icônico.

Ali Dedianko

Segundo Ali, vodkas Premium, como a Belvedere, devem ser servidas puras ou apenas com gelo e uma fatia de limão para serem apreciadas em sua totalidade. “Mas gosto também de um Martini seco, com um toque da fruta pink grapefruit (toranja). Claro, também adoro cocktails, mas quando a bebida pura é tão deliciosa, não há necessidade de adicionar muitos outros ingredientes”, ensina. Porém, ela enfatiza que usar uma vodka Premium influencia totalmente no sucesso de um drink. “Tal como acontece na cozinha, melhores ingredientes fazem o melhor resultado final. Então, se você quiser fazer um drink saboroso e bem feito, comece com Belvedere”, diz com bom humor.

Segundo ela, as vodkas Premium também são ideais para versões de drinks clássicos de rum e gim, como o Martini. “Acho que ao fazer qualquer drink clássico você deve especificar quando usar uma base diferente. Mas, atualmente, a preferência do Martini com vodka superou o de gim em muitos lugares ao redor do mundo”, garante. Será que as vodkas Premium são o presente e… o futuro?

 

 

Sugestões Elyx

 


Easy Money
50 ml de vodka Elyx
50 ml de suco de maçã
20 ml de suco de uva verde
20 ml de suco de limão
15 ml de xarope de açúcar
1 fatia de maçã e duas uvas para decorar

Heaven
50 ml de vodka Elyx
75 ml de água de coco
15 ml de xarope de baunilha
02 fatias de coco

 

 


Mediterranean Martini
50 ml de vodka Elyx
15 ml de xarope de apricot
30 ml de suco de melão com aipo
10 ml de suco de limão siciliano

Moscow Mule
50 ml de vodka Elyx
20 ml de xarope de gengibre
20 ml de suco de limão
Espuma de gengibre

 

 

Sugestões Stolichnaya

White Negroni
50 ml de vodka Stolichnaya
25 ml de Carpano Bianco
20 ml de Lilet Blanc

Vesper
25 ml de vodka Stolichnaya
75 ml de gim
15 ml de Lilet Blanc

Berries Mojito
50 ml de vodka Stolichnaya Blueberi
25 ml de suco de limão
30 ml de xarope de açúcar
20 ml de água com gás
2 morangos, amoras e 4 folhas de hortelã

 

Sugestões Belvedere

Belvedere Inspiration Gala (amfAR)
50 ml de Belvedere Pure
30 ml de xarope de gengibre
20 ml de suco de limão tahiti
Espuma de gengibre com mel
Bata na coqueteleira e sirva em taças de martíni.

Drink Go Where
50 ml de vodka Belvedere
30 ml de água tônica
30 ml de soda
Pedaços de carambola e morango
Bastante gelo

 

 

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