Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Mordomia & Segurança Sobre Quatro Rodas

onstar2Fomos a Detroit conhecer o Centro de Controle do OnStar, quartel-general do primeiro sistema de telemática avançada da Chevrolet. A marca é pioneira nessa tecnologia e lidera a conectividade em veículos, como a que equipa o superesportivo Camaro.

Por: Luciano Garcia, de Detroit
Não é novidade que as pessoas estão hoje muito mais conectadas, inclusive enquanto dirigem. Serviços até pouco tempo impensáveis sobre quatro rodas agora estão disponíveis em alguns veículos da Chevrolet no Brasil. É o sistema OnStar. Com ele, é possível ter até um concierge particular: o motorista solicita a um atendente que busque informações rápidas na internet, faça reservas em hotéis e restaurantes e outras comodidades. Outra vantagem é o sistema de navegação que permite o envio de destinos de forma remota ao sistema multimídia do veículo, além de informações sobre vias bloqueadas ou alagadas e alerta de rodízio na cidade de São Paulo.

Lançado no fim de 2015 como uma exclusividade da marca Chevrolet, o sistema OnStar está disponível para a linha 2017 do Novo Cruze, do Cruze Sport6, S10 e do Cobalt. A conectividade do OnStar permite comandar e verificar diversos itens do carro a distância, por meio de app no smartphone, incluindo o travamento ou destravamento das portas e o acionamento da buzina e do pisca-alerta, por exemplo. O sistema ganha ainda mais importância no item segurança, pois ajuda no processo de monitoramento e de assistência à recuperação em caso de roubo do veículo. E, se houver alguma emergência, é feita uma notificação automática de acidente por meio de uma central de atendimento 24 horas.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado à Central, que pode solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência. O diretor de Comunicações da GM, Nelson Silveira, explica que a comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro. O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em acidente que resultou no acionamento dos airbags.

Central OnStar em Detroit

O sistema possui atualmente mais de sete milhões de usuários, somando países como Estados Unidos, Canadá, China, México e agora Europa e Brasil. O Centro de Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, e a cada dois segundos, em média, uma chamada é atendida. Mensalmente o OnStar recebe aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000 notificações automáticas de acidente.

Mercado Nacional

Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados a fim de atender às demandas do mercado brasileiro, como o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo. Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do motorista que possua a tecnologia habilitada em seus veículos. A Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses.

Sensores

Localizados em partes estratégicas do veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal ao Centro de Atendimento OnStar que, nesse caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. O proprietário ainda tem a opção de programar a função “Alerta de Movimento”, por meio de um aplicativo exclusivo para smartphones. Assim, no instante em que o sistema detectar deslocamento do veículo, uma mensagem será enviada ao cliente. O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store. Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.

Carro roubado é encontrado rapidamente

No início do ano, na Grande São Paulo, houve o primeiro roubo no Brasil de veículo equipado com o OnStar. Imediatamente, o proprietário comunicou à Polícia e ao Centro de Atendimento OnStar, que passou a monitorar o deslocamento do automóvel por GPS. No momento oportuno, a central bloqueou remotamente a aceleração do motor do carro. Abandonado pelo ladrão, o carro foi recuperado pelas autoridades e devolvido para o dono, menos de três horas após o roubo.

Desconto no seguro

O OnStar traz vantagens relacionadas à proteção patrimonial. Seguradoras costumam conceder descontos para carros equipados com sistemas que permitem rastreamento e bloqueio em caso de furto ou roubo.

Sair da versão mobile