Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Camila Coutinho: A Garota Que Virou Moda

Camila Coutinho saiu do anonimato há oito anos, quando criou o blog de moda Garotas Estúpidas – hoje o mais acessado do Brasil e o quinto mais influente do mundo.
E isso morando em Pernambuco. Jovem, bonita e cheia de estilo, hoje Camila dita tendência: tudo o que ela veste e usa, vende. Por isso, se tornou a queridinha de grifes nacionais e internacionais.
Ninguém melhor para falar de luxo
Por Lilian Anazetti

 

Ela mora em Recife, mas não vai à praia. Sua vibe é outra; é falar sobre moda para mais de 651 mil seguidores no Instagram e cerca de 6 milhões de meninas que acessam o blog Garotas Estúpidas todo mês. Você não leu errado! É isso mesmo, mais ou menos 6 milhões de acessos todos os meses no blog da pernambucana Camila Coutinho, 26 anos, uma das pioneiras na onda das blogueiras formadoras de opinião.

Tudo começou há oito anos, quando ela criou o blog para trocar ideias com as amigas sobre celebridades internacionais. O nome foi uma referência à música da roqueira Pink. Nos dois anos seguintes, os acessos começaram a disparar. Logo surgiu uma marca internacional de óculos querendo anunciar. Depois que a Vogue francesa incluiu o blog entre os 45 mais acessados do mundo, Camila foi credenciada nas semanas de moda.
Desde então, participa de todos os eventos sentada na primeira fileira. “Quando me convidaram para fazer a campanha da Corello, que foi minha primeira, percebi que a coisa estava tomando uma dimensão enorme. Aí
vieram outras, tive que ir me profissionalizando”, diz ela, que trabalha em sistema home office, assim como as pessoas que cuidam do seu comercial e do seu financeiro, contratadas há três anos.

O hobby virou negócio, e dos mais lucrativos!
Camila é procurada com frequência para parcerias. Recentemente assinou uma linha para a marca de calçados Dumond – as vendas aumentaram dez vezes – e para a loja Riachuelo.
Mais importantes do que tops e atrizes, as blogueiras são garotas-propaganda do próprio estilo de vida, conseguem influenciar o consumo jovem de forma muito mais eficaz do que os anúncios em revistas, por exemplo.
Por isso, as marcas cuidam de enviar para essas meninas todos os seus maiores lançamentos. “Meu closet é cheio”. E confessa: “Sou louca por bolsas e sapatos”.

Tinha que ser

Sobre o sucesso do Garotas Estúpidas, Camila acredita ter começado na hora certa, para o público certo. “Existia uma janela para falar de moda com as garotas de forma mais direta e simples, dando a minha opinião sobre os looks, sobre os produtos, sobre as grifes. Mostrei ser possível (e usável) trazer para a vida real o que estava na passarela”. Mesmo já tendo chegado ao topo, sonhar alto faz parte de seus projetos, que, aliás, andam de vento em popa. Ela se prepara agora para lançar seu nome em campanhas de licenciamento de produtos. Alguém duvida que será um sucesso?

Luxos e mais luxos

Recentemente, ela fez um vídeo para o seu blog abrindo algumas dessas caixas. “Acho que o top 5 das coisas que ganhei no mês passado foram uma bolsa da Chanel preta, toda trançada, uma cafeteira italiana que faz vários tipos de café, uma pulseira de ouro, uma câmera fotográfica da Samsung e uma viagem para a Ásia”. Viajar, aliás, é rotina na vida de Camila, mas um dos luxos que ela se permite, desde que virou it girl, é optar pela classe executiva ou primeira classe. “É uma coisa que faz toda a diferença. Não me ligo muito em casa, carro, mas viajar com conforto é um luxo que eu me permito”. E a segunda parte da viagem, ou seja, a hospedagem, também precisa ser de primeira. Quando vem a São Paulo, por exemplo – cerca de duas vezes por mês – Camila opta por hotéis top, como Emiliano, Porto Bay ou Unique. “Além de tudo, eles oferecem bons serviços, o que priorizo muito”. Para essa pernambucana que já ganhou o mundo, São Paulo é uma cidade que proporciona muito trabalho, mas também pequenos luxos dos quais ela não abre mão. “Adoro ir ao Santo Grão, na Oscar Freire, e ao restaurante Famiglia Mancini, na Rua Avanhandava.  Aliás, adoro circular por ali”. Mas foi numa viagem recente a Fernando de Noronha que ela descobriu o verdadeiro significado do luxo. “Luxo para mim é isso, é poder estar num lugar onde nem todo mundo pode ir, poder sair sem maquiagem e não ter de visitar mil lugares!”.

Estilos que não abre mão

Descanso assim, só mesmo quando está de férias. Falar de Camila Coutinho e não falar de correria é missão impossível! “Hoje em dia tudo acontece simultaneamente no mundo todo, e o que eu tenho percebido é que é a rua que vem ditando as tendências para as grifes, que, na verdade, querem estar mais próximas das pessoas. No último desfile da Kenzo, por exemplo, moletons e bonés vestiram os modelos e viraram sensação”. Superligada na moda fast fashion e high low – que mistura peças caras e baratas no mesmo look – Camila assume um estilo pop de se vestir. “Adoro tendências, gosto de usar coisas atuais”. Ainda assim, acha que o luxo vai além das coisas materiais. “Ter coisas não é tudo, luxo é saber o que é o lado bom da vida”.

Camila Coutinho Blog : www.garotasestupidas.com

Sair da versão mobile