Go Where – Lifestyle e Gastronomia

As estrelas do salão de Frankfurt

Conheça as supermáquinas lançadas pelas principais fábricas do mundo no maior salão do mundo
Por Leonardo Millen

 

A cada dois anos ocorre em Frankfurt, na Alemanha, o maior salão automobilístico do mundo.
Cerca de 900 expositores distribuídos em 11 pavilhões, entre montadoras e fornecedores de autopeças, disputam a atenção do mercado internacional. É lá que são realizados os lançamentos
mais importantes e que indicam a tendência do mercado automobilístico mundial. Este ano não foi diferente. As montadoras apostam na tendência dos últimos anos por modelos cada vez mais esportivos, compactos, menos poluentes e de altíssima tecnologia e design. Audi, BMW e Mercedes, por exemplo, investiram no chamado “downsinzing”: motores menores com sistemas de injeção direta e turbo visando melhor desempenho e menores emissões de CO2 e consumo de combustível. Agora, este viés tecnológico virou uma realidade também para os veículos de luxo. Já os superesportivos que mais atraíram holofotes foram a Ferrari 458 Spider e o Maserati Kubang, o primeiro utilitário esportivo da marca italiana. Conheça alguns modelos que arrancaram suspiros pelo seu altíssimo nível e que em breve estarão rodando por aqui.

Mercedes SLS AMG Roadster
Dos sonhos
A Mercedes-Benz apresentou no Salão de Frankfurt o SLS AMG Roadster, seu novo superesportivo conversível da linha AMG. Um carro realmente dos sonhos, a começar pelo motor, um V8 6.3 litros, com 571 cv, que faz o bólido acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima de 317 km/h (limitada eletronicamente). A transmissão de dupla embreagem com sete marchas e a suspensão seletiva asseguram uma dirigibilidade macia e esportiva. O acerto pode ser trocado com um toque no botão para “Comfort”, “Sport” e “Sport plus”. O design elegante e a altíssima tecnologia do modelo também impressionam. A capota abre e fecha em apenas 11 segundos e pode ser acionada até a 50 km/h. O painel é inspirado nos carros de competição, com mostradores de aceleração lateral e longitudinal, dados do motor e cronômetro de tempo de volta para pistas de corrida, além de amenidades, como acesso à internet. Os bancos esportivos têm aquecimento, sistema de som Bang & Olufsen com DVD player, alarme antifurto com proteção antirreboque e sistemas de climatização e de partida sem chave.

Os equipamentos de segurança incluem um sistema de proteção anticapotagem, cintos de segurança especiais e oito airbags. As vendas do Mercedes-Benz SLS AMG Roadster no mercado europeu começarão no final de 2011, a 195,2 mil Euros. Aqui, só no ano que vem.
Veja a matéria completa na revista Go’Where nº90.

Sair da versão mobile