O mercado de luxo no Brasil está em franco crescimento. É o que revela uma pesquisa realizada pelas consultorias MCF – a principal do segmento luxo no País – e GfK Brasil, com 95 empresas nacionais e internacionais ouvidas no início deste ano. O setor, que faturou US$ 6,23 bilhões em 2009 – crescimento de 4% (dólar) e 12% (real) em relação ao ano anterior – deve ampliar seu faturamento em 22% este ano, alcançando o montante de US$ 7,59 bilhões. Em reais, isso significa que cada consumidor gastou, no ano passado, R$ 2.726 por compra.
Mulheres permanecemcomo maioria
As mulheres representam a maior parcela entre os compradores de artigos de luxo. Apenas 42% dos clientes deste mercado são homens, contra 58% de mulheres. Outro predomínio ocorre no Estado de São Paulo, que aumentou sua participação quanto à concentração dos consumidores do luxo no Brasil. A maior parte dos consumidores do segmento tem entre 26 e 35 anos, enquanto brasileiros entre 36 e 45 anos representam 30% dos clientes. Considerando a faixa salarial dos consumidores do luxo, percebe-se que 45% deles têm renda mensal superior a R$10 mil e que 47% fazem investimentos pessoais de até R$100 mil.
Marcas preferidas
Ao avaliar as preferências e desejos deste público, a pesquisa chegou ao ranking de marcas nacionais e internacionais. A Top of Mind internacional é a Louis Vuitton (30%), seguida pela Hermès (12%) e Chanel (8%). No ranking de marcas nacionais a liderança fica com H. Stern (24%), seguida de perto pela Daslu (20%).