Ícone do site Go Where – Lifestyle e Gastronomia

10 atividades para fazer em família e entreter a criançada durante a quarentena

 Só quem tem criança em casa sabe o quanto é complicado adaptar a sua rotina nesse período de isolamento social voluntário. Segundo Ana Paula Detzel, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria – que possui 18 unidades espalhadas pelo Brasil –, é interessante que alguns horários, como o do sono e o das refeições, sejam mantidos. “É bom manter uma rotina dentro do que for possível. A criança pequena precisa desse hábito para se organizar, quando ela não tem uma programação fixa, acaba ficando sem os limites que ajudam na organização do dia a dia”, explica a coordenadora.

Além disso, é importante realizar atividades que tragam informação e aprendizado de forma divertida. “Realizar atividades com as crianças reforçam a convivência social e estimulam a aprendizagem prazerosa. Como os pequenos estão descobrindo o mundo, tudo vira fonte de conhecimento.” E se você está sem ideia do que fazer com a criançada, veja algumas ideias de atividades que garantem doses de aprendizado e diversão:

 

Cozinhar: preparar receitas fáceis é uma boa oportunidade de inserir as crianças nas atividades da casa. Elas podem ajudar do começo ao fim: escolhendo a receita, separando os ingredientes e, claro, colocando a mão na massa.

Fazer um piquenique: use o jardim de casa ou do prédio (sem horário de movimento!) para montar um delicioso piquenique. Monte uma cesta com frutas e outras comidinhas gostosas e aproveite um pouco o tempo fora de casa. Isso ajudará a distrair a criança e ainda garante um gostoso banho de sol.

Plantar uma horta: mesmo quem mora em apartamento consegue preparar uma hortinha – pode ser em um cantinho da varanda, por exemplo. As crianças adoram mexer com a terra e ter uma plantinha para cuidar ensina sobre responsabilidade e cuidado.

Fazer bolinhas de sabão: essa brincadeira faz sucesso com crianças de todas as idades. Além das tradicionais, que já vêm prontas, dá pra fazer a mistura em casa e confeccionar moldes com arame ou barbante para fazer bolhas gigantes.

Inventar um brinquedo: que tal reaproveitar materiais que tem em casa, como papéis, rolos de papel higiênico, retalhos de tecido e garrafas pet, para criar novos brinquedos? Essa é uma boa oportunidade para exercitar a criatividade, o talento manual e a imaginação.

Escrever um livro: com algumas folhas de sulfite dobradas ao meio e grampeadas, é possível criar um pequeno livro em branco que pode ser colorido, desenhado e escrito pelo seu filho. Se a criança ainda não souber escrever, a família pode ajudar colocando no papel o texto da história.

Contar histórias: essa é uma atividade deliciosa que as crianças adoram. Você pode reservar um horário para fazer a leitura de livros ou narrar aventuras da sua própria infância, lembrando de fatos divertidos para compartilhar com os filhos.

Dar banho nos brinquedos: além de ser uma atividade que a criançada gosta muito, ensina sobre a responsabilidade com próprios objetos. Esse também pode ser o momento para você reforçar algumas atitudes que evitam o desperdício de água.

Acampar dentro de casa: fazer cabaninhas de lençol, com almofadas no chão, é o ambiente perfeito para uma brincadeira que entretém as crianças por bastante tempo.

Fazer passeios virtuais: conhecer museus no mundo inteiro se tornou possível com o avanço da tecnologia e da internet. Basta fazer uma pesquisa rápida para achar dezenas de locais que oferecem visitas virtuais e conhecer acervos sem gastar nada. 

Da Redação

 

Sair da versão mobile