Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Conheça vinícolas ao redor do mundo adaptadas para receber turistas

O enoturismo conquista cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Prova disso é que muitas vinícolas adaptaram seus espaços e criaram atividades para receber bem os visitantes apaixonados pela bebida predileta de Baco

Para a alegria das vinícolas, conforme dados fornecidos pela Invino Wite Travel Summit, em 2015, cerca de 40 milhões de enoturistas percorreram o mundo em busca de experiências; além disso, 20% das receitas são provenientes do turismo. E esses números não param de crescer, prova de que o enoturismo é a grande tendência do momento e as vinícolas, cada vez mais, estão se adaptando a essa nova onda, seja com a construção de spas, hotéis boutique ou restaurantes em suas terras. Tudo para que o cliente-hóspede tenha uma experiência exclusiva com a marca. “De uns anos para cá aumentou consideravelmente o número de visitantes e hóspedes em nosso hotel. Aqui, temos atividades para todos os gostos, passeio a cavalo, piquenique e até passeio de balão”, diz Rita Soares, proprietária da vinícola Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, em Portugal. Rita, com o marido e sócios, também comanda o Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa, um hotel boutique que tem como pano de fundo a paisagem bucólica alentejana. Prepare as malas (e as taças!). Confira a seguir regiões e vinícolas que são um deleite para qualquer enoturista:


Argentina, Mendoza

Entre as inúmeras opções da nossa vizinha Argentina, a Bodega Ruca Malen é uma excelente escolha. Além de um completo programa de turismo, a vinícola abriga o restaurante Bodega Ruca Malen, premiado em 2013 com uma estrela Michelin como o melhor restaurante em vinícola do mundo.

 


Suíça, Lucerna


Com cerca de 82 mil habitantes, Lucerna é a oitava maior cidade do país. É ladeada por lagos e montanhas e conta com uma grande pluralidade cultural. A cidade fica na parte alemã da Suíça e, mesmo não sendo tão tradicional quanto a região de Lavaux, próximo ao Lago de Genebra, na fronteira franco-suíça, Lucerna é um ótimo destino para quem busca bons vinhos. A Weinbau Ottiger, comandada pelo enólogo Toni Ottiger, se tornou a maior vinícola da Suíça Central, oferece um tour com direto a passeio de barco e degustação de vinhos. Hotéis charmosos ficam ao lado da vinícola.


Brasil, Serra Gaúcha
A Vinícola Garibaldi é um dos espetáculos da Serra Gaúcha. Só em 2018, ela recebeu 128 mil pessoas em busca de experiências no universo vitivinícola, um crescimento de 15% em relação ao total recebido em 2017. “É impossível falar de enoturismo no Brasil sem pensar na Serra Gaúcha. Os números registrados no complexo enoturístico mostram que estamos no caminho certo”, avalia o gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti. Quando for para lá, a dica é apostar no Garibaldi Experience, que reúne quatro opções de visitação de acordo com a agenda e os interesses dos turistas. A atração Taça & Trufa também é uma boa opção – ela oferece cinco harmonizações de vinhos, espumantes e chocolates artesanais –, assim como o roteiro Desperte seus Sentidos, que proporciona uma degustação às cegas no interior de uma pipa de 100 mil litros anexa à cave Acordes – referência à linha de produtos premium da marca.

 


Turquia, Costa do Mar Egeu

A Turquia tem produzido vinhos por mais de sete mil anos, sendo, literalmente, o berço da cultura dessa bebida. As primeiras evidências da Vitis vinifera –  espécie de videira mais cultivada para a produção do vinho na Europa – estão localizadas no leste do país, perto da fronteira com o Irã e com a Armênia. Atualmente, a Turquia ostenta a 5ª posição no ranking de produção de uvas, que ocupa uma área de 517 mil hectares, de acordo com a Organização  Internacional da Vinha e do Vinho, ficando atrás somente da Espanha, da China, da França e da Itália. Entre as vinícolas mais famosas da Turquia, está a Urla Winery, localizada na costa do mar Egeu. Tem hotel, restaurante e passeios guiados. Uma imersão na história das origens do vinho.

 

 


Estados Unidos, Geórgia
Os vinhedos americanos vão muito além do solo californiano de Napa Valley. A paisagem linda de North Georgia, no estado da Georgia, é composta por vinhedos espetaculares, que produzem vinhos doces feitos de uvas muscadine e frutas como pêssegos e bagas. A Habersham Vineyards & Winery é uma das vinícolas mais antigas da Geórgia. A sala de degustação possui uma loja de presentes bem abastecida, até mesmo com produtos para quem quiser fazer um piquenique em meio aos vinhedos. Já a Three Sisters Vineyards & Winery tem uma vista maravilhosa das montanhas do norte da Geórgia e quase 10 mil videiras premium. O local conta com restaurante e passeios guiados, com direito a ver obras de arte do folclore local na galeria exclusiva da vinícola.

 

 


Portugal, Vale do Douro e Alentejo


Fervilhando de novidades, Portugal é um paraíso para quem gosta de vinhos. Entre as milhares de opções de vinícolas no país, está a Real Companhia Velha, que fica às margens do rio Douro. Lá, Pedro Silva Reis inaugurou um centro enoturístico composto por restaurante, lounge, bar, museu, loja e cigar bar. O 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha possui 3.000 m2, divididos em dois pisos, onde vinho, gastronomia e história se complementam. Ótima dica para relaxar após fazer uma visitação aos vinhedos. Do outro lado de Portugal, mais precisamente, no Alentejo, está a Herdade da Malhadinha Nova, que abriga,
em meio a suas parreiras, o Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa. Objetos de design, cadeiras e iluminação de Philippe Starck, Charles & Ray Eames e Mariano Fortuny decoram as dez suítes do hotel. Outro destaque do local é a gastronomia. O restaurante Wine & Gourmet tem a assinatura do estrelado chef Joachim Koerper. Para relaxar, o hóspede ainda pode andar a cavalo ou participar de algumas das experiências temáticas oferecidas no hotel, desde fotografia a esportes radicais, passeios de balão, passando por culinária, dança e vinho.

 

 

Sair da versão mobile