Ícone do site Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Um Novo Paladar Britânico

Um Novo Paladar Britanico

Persiste ainda o mito de que não se come bem na Inglaterra e que a cozinha do país se resume ao peixe frito com batata-frita – o antiquíssimo fish & chips. Isso já foi verdade no passado, mas a chegada contínua de chefs e cozinhas do mundo inteiro, nos últimos 20 anos, transformou por completo a gastronomia do país. Hoje, alguns dos mais importantes chefs do mundo são britânicos.

Prato da culinária molecular

Por: Luciano Garcia, de Londres

A culinária britânica tradicional é simples

Despojada e de temperos discretos, resultante de sucessivas adaptações culturais, muito influenciada pelo clima das ilhas, pelas guerras e pela Revolução Industrial. Como pude constatar, isso está mudando. Talvez o maior exemplo dessa grande renovação seja a culinária molecular de Heston Blumenthal, que faz verdadeiras experimentações científicas na cozinha. “A culinária tradicional britânica não utiliza especiarias como temperos, como hoje acontece na sua culinária moderna, devido à influência das cozinhas chinesa e indiana”, diz a restauratrice Natalie Haywoodm, do Leaf, de Liverpool. “A cozinha britânica absorveu a influência cultural dos que se instalaram na Grã-Bretanha, produzindo muitos pratos híbridos, como o frango tikka masala anglo-indiana”.

Spaguetti alla Norma, de Jamie Oliver

Muitos daqueles que ainda torcem o nariz à culinária inglesa,

Não se dão conta de que alguns dos maiores chefs do mundo hoje são britânicos. Basta ver, no Brasil, os programas de culinária na TV por assinatura: lá estão o o irreverente Jamie Oliver, o sempre zangado Gordon Ramsay, Marco Pierre-White e seu nariz empinado e a bela Nigella Lawson. E qual a diferença entre eles e os grandes chefs da cozinha francesa, por exemplo? A grande diferença é o caráter multicultural de sua cozinha, que absorve e incorpora, sem preconceitos, a experiência culinária de outros países.

A qualidade da comida em londres deu grandes passos nos últimos anos, 

Prato Brase Sauted Bee

Com a adoção de métodos e práticas internacionais da boa cozinha e o lento abandono do hábito tradicional de refeições sem muito sabor, frituras em excesso, verduras e legumes fervidos além do ponto. Em Londres, fui tentar saber mais da atual gastronomia inglesa com o chef Guy Betteridge, na moderna brasserie Heddon Street Kitchen. “Aqui no Heddon, servimos um estilo de jantar casual. Posso recomendar nossa carne assada (brased souted beef) que é cozida por cinco ou seis horas e é preparada com tempero à base de ervas e couve-flor. O acompanhamento são cebolas crocantes. Todo esse tempo para preparar a carne dá um sabor inigualável ao prato.” descreve Betteridge.
A casa é uma das 29 do estreladíssimo grupo Gordon Ramsay. Inaugurada em 2014, fica na elegante Regent Street, bem no coração de Londres. O chef também fala sobre um campeão de pedidos: “Outro prato bem apreciado aqui é o cordeiro assado. O molho é intenso, finalizado com vinho, ervas e suco de cenoura reduzido.”

Liverpool: Reinventando o tradicional

Lobster & Shrimp Salad

Até há algum tempo, a culinária francesa e a italiana eram consideradas “suspeitas” por aqui, mas hoje são amplamente admiradas e adaptadas na Grã-Bretanha. O país também incorporou rapidamente as inovações trazidas pelo fast-food vindo dos Estados Unidos e continua a absorver culinárias de outros países. Gary Manning trabalhou em várias partes do mundo antes de investir seus sonhos no bem-sucedido 60 Hope Street, em Liverpool. O restaurante, instalado numa clássica casa georgiana na cidade dos Beatles, no noroeste da Inglaterra, serve pratos típicos contemporâneos. “Foi um tempo significativamente importante, pois permitiu-me trabalhar em diferentes níveis até me tornar um chef de cozinha. O treinamento que recebi em todos os países em que cozinhei me alimentou com ideias para criar o meu próprio restaurante. Vim colocar em prática tudo o que aprendi ao longo dos últimos dez anos.” comenta Manning. Alguns dos mais conhecidos pratos da cozinha tradicional britânica, como o rosbife, agora vêm modificados pela adição de especiarias em estilo indiano, como o cravo e os pimentões vermelhos. Hoje é comum encontrar peixe e carne preparados na forma de curry com legumes indianos, coco, iogurte e amêndoas. Esse mix renovou o sabor de receitas tradicionais e despertou o interesse de outras cozinhas, que vieram enriquecer a gastronomia britânica moderna, como a cozinha mediterrânea e, mais recentemente, as do Oriente Médio e da Ásia.

Os Chefs da moda

Heston Blumenthal
Não é sem razão que Heston Blumenthal tem uma cara de geniozinho – ele é o inventor da chamada Cozinha Molecular, fazendo verdadeiras experiências de física e química no seu The Fat Duck. O restaurante foi  considerado o melhor do mundo pela revista Restaurant, em 2005, e já recebeu três estrelas no Guia Michelin. Até mesmo a Rainha curvou-se à sua majestade na cozinha: pelo grande e novo prestígio que trouxe à culinária inglesa, foi condecorado pela Coroa Britânica em 2006. 


Gordon Ramsay
A simpatia não é o forte desse chef escocês que comanda  nada menos que seis reality shows temáticos sobre restaurantes, principalmente entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos. Famoso por seus palavrões e agressividade, é também um chef muito eficiente e empreendedor. Já tem 10 restaurantes na Inglaterra, 10 nos EUA, dois na França, dois na Itália e dois no Qatar. Ramsey tem um conhecido canal no YouTube, onde prepara receitas e revela segredos de suas criações.


Marco Pierre White
Ainda não muito famoso no Brasil, Marco Pierre White foi o primeiro chef-celebridade do Reino Unido e o mais jovem a receber três estrelas do Guia Michelin. Seu forte é misturar a moderna culinária europeia com receitas e produtos tradicionalmente britânicos. Mal humorado, é um crítico constante do astro televisivo Gordon Ramsay, de quem fez a cabeça, quando este trabalhou em seu primeiro restaurante, o Harvey’s.


Nigella Lawson
Famosa também por escândalos em sua vida pessoal, é formada em jornalismo e começou sua carreira gastronômica como crítica de restaurantes. Só entrou de vez na cozinha quando publicou, em 1998, seu primeiro livro de culinária: How to Eat. Dois anos mais tarde, seu segundo livro, How to be a Domestic Goddess, lhe valeu o título de Melhor Autora do Ano. A chef, além do programa de TV, tem quatro livros publicados no Brasil. Entre eles, Na Cozinha com Nigella.


Jamie Oliver
Ele ficou muito conhecido e famoso por seus programas na TV, em que ensina como fazer pratos práticos e saborosos em pouco tempo. Tem vários livros publicados e uma rede de restaurantes ao redor do mundo, inclusive em São Paulo. As carnes de Jamie são free range, ou seja, de animais criados livres e sem confinamento. As massas também são destaque na cozinha de Oliver, em especial o Jamie’s sausage pappardelle – ragu de porco, erva-doce com vinho tinto, parmesão e pangrattato com ervas.


Quatro clássicos ingleses

Wellington Beef
Alguns dizem que seu nome vem do primeiro duque de Wellington, estadista e general que derrotou Napoleão na Batalha de Waterloo. É um dos pratos típicos mais difíceis de se preparar. Sua receita tem como ingredientes principais filé, cogumelos, massa folhada e patê. Ficou famoso após a aparição no Master Chef Brasil. O restaurante All Seasons, em São Paulo, é um dos poucos que têm o Wellington no cardápio.


Yorkshire Pudding
Feito à base de farinha, leite e ovos, o Yorkshire Pudding é um acompanhamento muito popular na Inglaterra. O nome remete à sua cidade de origem, Yorkshire, no norte da ilha. Geralmente é servido com carnes assadas e muito molho.


Bangers and Mash
Prato típico inglês, composto por salsichão e purê de batatas e pode ser encontrado em diferentes versões. Pode ser preparado com um tipo de salsicha mais apimentado, à base de ervas ou com outras variedades. Esta refeição costuma ser servida com molho de cebolas.


Roast Beef
Assado clássico inglês. São várias as carnes utilizadas nas receitas do rosbife, mas o mais comum é encontrar o prato feito com porco, pato, cordeiro ou peru, geralmente servidos com batatas, vegetais e molhos.


Serviço

Em São Paulo:
All Seasons

Alameda Santos, 85 nos Jardins – www.restauranteallseasons.com.br
A casa só serve o Filé Wellington de segunda A sábado das 19h às 23h
Jamie’s Italian, do Chef Jamie Oliver
Rua Horácio Lafer, 61 no Itaim Bibi – www.jamieoliver.com

Na Inglaterra:
Heddon Street Kitchen, do Chef Gordon Ramsay

3–9 Heddon St, London W1B 4BE – www.gordonramsayrestaurants.com/heddon-street-kitchen
The Fat Duck, do Chef Heston Blumenthal
High St, Bray, Berkshire SL6 2AQ – www.thefatduck.co.uk
60 Hope Street, do Chef Gary Manning 60 Hope St, Liverpool, L1 9BZ – www.60hopestreet.com
Marco Pierre White
www.marcopierrewhite.co
Nigella Lawson
www.nigella.com
LEAF
65-67 Bold St, Liverpool L1 4EZ – www.thisisleaf.co.uk

 

 

Sair da versão mobile