Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Shangri-la tropical

No litoral do México, um resort onde conforto, requinte e exclusividade são palavras de ordem.

Por: Carlos Eduardo Oliveira, de San Jose del Cabo, México

Enquanto a van desliza estrada afora, é possível observar a Sierra de la Laguna, magnífica, em sua agreste imponência. Ao sair do aeroporto de San Jose del Cabo, estamos a não mais que 30 minutos do destino final: One & Only Palmilla, um dos resorts mais paradisíacos das Américas, no estado de Baja California. A expressão “único” do nome one and only não é mera retórica: aqui, requinte e exclusividade são adjetivos elevados à enésima potência. E andam lado a lado no premiado melhor hotel do país (palavra da bíblia Condé Nest Traveller). Não por acaso, é escape de várias celebridades top, casos de George Clooney e Jennifer Aniston. Literalmente, é “coisa de cinema”.

Pompa e elegância

Pompa e elegância Irresistíveis, os ambientes incluem até banheiros panorâmicos.

A mão divina foi generosa com a região, uma península (atualmente particular) chamada Punta Palmilla, cercada de muito verde e bela geografia que mistura a flora desértica peculiar à paisagem mexicana (cactos e agaves) com palmeiras tropicais, frente ao oceano de verde hipnótico. O One & Only ocupa o local de antiga mansão de um rico senhor de terras que viveu por ali no século 19 – a belíssima capela, a fonte e a casa principal, hoje adaptada, ainda estão lá. Vem daí a moderna arquitetura do resort, fusão entre os estilos mexicano e mediterrâneo.

De cara, surpreenda-se com as boas-vindas: ao melhor estilo do lendário seriado Ilha da Fantasia, uma equipe em trajes típicos da região lhe aguarda com saborosos picolés caseiros de frutas locais e toalhas úmidas para aplacar o calor, momento em que você será apresentado ao mordomo que estará a seus serviços nos próximos dias. Carros de golfe o conduzirão aos aposentos – como o resort é enorme, eles podem ser solicitados a qualquer momento, como uma frota de táxi particular. Ao entrar nos apartamentos, a enorme TV de plasma saúda os recém-chegados, exibindo seus nomes. Muito simpático.

Todos os apartamentos e suítes têm frente para o oceano. Enormes janelas e terraços proporcionam vista magnífica para o Mar de Cortez em tempo integral – até durante o banho. O ambiente é monumental: mobiliário em madeira nobre trabalhada, soalho de mármore e terracota, banheiro (com jacuzzi) e closet construídos em pedras e calcário. O frigobar é, na verdade, um móvel trabalhado em couro, contendo destilados (gim, vodca) de primeira e bons brancos e tintos – e champanhe, claro. No centro, uma mesa estrategicamente posicionada serve de “escritório” ou sala de leitura. Uma pirâmide de cerâmica contém a tequila suave produzida especialmente para o resort, e harmoniza com os petiscos que o mordomo providencia todo fim de tarde, como um snack pré-jantar. Frutas frescas e presentinhos são deixados todos os dias para o hóspede.

O resort dispõe de iate para passeios pela belíssima costa da região

Luxo a bordo

O resort dispõe de iate para passeios pela belíssima costa da região.

Quase todos os dias, o iate de 40 pés do One & Only Resort zarpa do píer de Cabo San Lucas. O destino são as incríveis atrações marítimas da costa de Punta Palmilla, caso da mítica formação rochosa Land’s End. Pode-se também pescar em alto-mar, mergulhar, e até observar baleias, que, não raro, dão as caras por ali. A bordo, todos os mimos e confortos que embarcações desse porte proporcionam. Os preços variam de acordo com a duração do passeio (de duas a oito horas). Ah, sim: casais românticos podem desfrutar de um inesquecível jantar a bordo.

De barbearia a podólogo

Em que pese a beleza do local e o conforto das instalações, um dos grandes trunfos da estadia no One & Only Palmilla está no atendimento, que funciona num timing perfeito. E nos serviços oferecidos, que vão de barbearia, para os homens, a podólogos – especialistas contratados na França ficam à disposição do hóspede, assim como um fitness center completo, com aparelhos de última geração. Já o spa é, ao lado da gastronomia, uma das assinaturas da casa. Piscinas com vista para o mar, campo de golfe para aficionados do esporte, quadras poliesportivas e de tênis, passeios e excursões pelos arredores – um mundo de atrações e atividades. Crianças e teens ficam sob a batuta de uma equipe especializada para entretê-los. Uma loja e uma butique são a possibilidade de compras sem que se tenha que deixar o resort. Em meio a tantas opções, pode-se simplesmente “pegar uma praia”. A melhor delas, Pelican Beach (“praia dos pelicanos”), fica mais à esquerda do resort. Uma brigada atenta está sempre a postos, do barman ao instrutor de esportes náuticos – aulas de surfe ou de stand-up surfing  integram o cardápio. Mergulhos de snorkel em águas de incrível visibilidade revelam uma colorida fauna aquática. Aliás, a grande sacada é almoçar por ali mesmo, no Pelican Beach Grill. A não perder: os deliciosos tacos de camarão e de peixes brancos.

Um SPA para chamar de seu

Sossego Zen – Após os tratamentos, descanso em ambiente particular

 

Villas privativas dão charme e exclusividade aos tratamentos

Umas das cerejas do bolo do resort é o One & Only Spa. Pode-se escolher entre uma ampla paleta de diferentes tratamentos de diversas partes do mundo, que vão de manicure e salão de beleza a massagens, ioga e relaxamentos diversos, todos baseados no conceito de wellness.  Com piscinas de água quente e fria e área de relaxamento, treze pequenas villas privativas, para uma ou duas pessoas, hospedam as terapias mais delicadas, caso do imperdível circuito de hidroterapia. Há também a opção de massagens na praia, em cabanas instaladas para esse fim.

México com Sabor

Autoral sem ser pretensiosa, a gastronomia do resort arrebata. Poder contar em suas fileiras com um craque como o americano Jean-Georges Vongerichten é para poucos – bem poucos. O chef que comanda hoje 30 casas ao redor do mundo é consultor do One & Only Palmilla e assina, por exemplo, o excepcional restaurante Seared, steakhouse ao estilo fine dining com cortes que, acredite, ficarão na memória. No Suviche, a incrível fusão mexicana-japonesa não fica por menos. Já o Agua apresenta uma inventiva tabelinha do Mediterrâneo com pratos mexicanos. Difícil saber qual o melhor.

ISTO É ONE & ONLY PALMILLA

UNIVERSO ENCANTADOR Gastronomia de primeira, simpatia mexicana, praia particular paradisíaca – difícil não querer voltar

Sair da versão mobile