Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Santiago 360°

Bairro Vitacura

Bairro Vitacura

A capital chilena cresceu e se espalhou. Nasceram bairros elegantes. Muito verde. E um skyline de tirar o fôlego. Descubra por que Santiago virou um dos destinos mais interessantes na América do Sul.

Por: Luciano Garcia, do Chile

Quando se pensava em destinos de luxo na América do Sul, duas metrópoles sempre apareciam como referência: Buenos Aires e São Paulo. Agora, uma terceira cidade está disputando seu lugar neste mercado: Santiago, no Chile. É fácil entender o porquê. Basta percorrer as ruas de alguns de seus bairros mais elegantes. A capital tem traçado urbanístico moderno, largas avenidas e parques bem cuidados e é extremamente arborizada e aprazível. Tudo isso, aliado a uma vibrante cena cultural, faz Santiago atrair visitantes durante todo o ano. O turismo de luxo, aqui, nunca esteve tão em alta!

OS BAIRROS DE SANTIAGO

Casa Pablo Neruda

O modo como a cidade foi se organizando é uma verdadeira linha do tempo. Dá para perceber sua evolução. Centro, Lastarria e Bellavista são as regiões mais antigas, com ruas estreitas. Depois vem Providência, um bairro bastante residencial, mas também comercial, que nasceu nos anos 60. Logo acima encontramos a moderna Santiago, representada pelos bairros de Vitacura e Las Condes, com sua paisagem repleta de prédios imensos e modernos, hotéis excelentes, shoppings e uma infinidade de bons restaurantes. A elite chilena se concentra nessa parte da cidade.

A subida ao Cerro San Cristóbal é feita de teleférico e o visual lá de cima é lindo, especialmente durante o pôr do sol. Depois do passeio cultural, vale a pena fazer compras no Distrito de Luxo do Shopping Parque Arauco, inaugurado em 2015.

Vitacura e Las Condes

É a região nobre da cidade atualmente. Abriga os melhores hotéis e muitas grifes de luxo

Shopping Bela Vista

acomodadas em casarões de dois pavimentos, ao longo da Avenida Alonso de Córdoba. O Parque de las Esculturas mescla arte com natureza. São mais de 30 esculturas ao ar livre em diferentes formatos, materiais e tamanhos assinadas por artistas consagrados.

Lastarria

Caminhando a partir do centro, encontramos Lastarria, o bairro mais descolado de Santiago. Cafés, bares, restaurantes, museus e universidades, ateliês e galerias de arte compõem o bairro mais cool da capital.

Bellavista

Na outra margem do rio Mapocho, na altura de Lastarria fica o bairro boêmio de Bellavista. A Calle Pio Nono é a principal rua da região, repleta de bares e restaurantes. O shopping Patio Bellavista é o local para ver e ser visto na cidade, muito agradável principalmente no fi m de tarde. Para os fãs de Pablo Neruda, não pode faltar uma visita à

Lastarria Boutique Hotel

“La Chascona”, uma das casas onde ele morou. Era lá que ele se encontrava clandestinamente com sua amante Matilde. Hoje o lugar foi transformado em museu que abriga várias coleções do grande poeta e político chileno.

ONDE FICAR?

Lastarria Boutique Hotel: imerso no bairro boêmio e cultural de Santiago, esse hotel instalado em um palacete do século 19 surpreende por seu charme e exclusividade. (www.lastarriahotel.com)

Hotel The Singular: novíssimo, inaugurado em outubro de 2014, é um oásis de requinte e tranquilidade em uma grande metrópole. (www.thesingular.com)

 

Restaurante Mestizo

ONDE COMER? 

Pastamore: o Master Chef Chile, o excêntrico Ennio Carota, surpreende com a saborosa culinária italiana do Pastamore. Sua equipe é muito atenciosa e os pratos são imperdíveis! (www.pastamore.cl)

Giratório: no topo de um edifício comercial de 18 andares, a atração fi ca por conta do giro de 360º que o restaurante dá em uma hora. Tem ambientação sofisticada e é frequentado por executivos chilenos. (www.giratorio.cl)

Donde Augusto: o caranguejo gigante, ou “centolla”, é a especialidade do Donde Augusto, no Mercado Municipal. (www.dondeaugusto.cl)

Mestizo: dentro do Parque Bicentenário, o Mestizo é uma ótima opção para desfrutar a gastronomia chilena, durante toda a tarde, sem pressa. (www.mestizorestaurant.cl)

Vinícola Chilena Undurraga

ARREDORES: VALE DO MAIPO

É o vinho que mantém a excelente fama do Chile. O Vale do Maipo é uma região conhecida pela produção de uvas e vinhos de excelência, especialmente o famoso Cabernet Sauvignon.

Sair da versão mobile