Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Sabores do México

Belas praias banhadas pelo Oceano Pacífico, infraestrutura completa, povo receptivo e acolhedor são alguns dos atrativos das paradisíacas cidades de Puerto Vallarta e Riviera Nayarit – localizadas no litoral mexicano. E sua gastronomia vai muito além dos tacos e dos burritos.

Por: Shirley Legnani

Puerto Vallarta

no Estado de Jalisco, ganhou fama internacional em 1963, quando o célebre diretor John Huston,
um apaixonado pelo México, chegou ali para rodar A Noite do Iguana, baseado num conto do dramaturgo Tennessee Williams. Junto com ele veio um elenco de peso: Ava Gardner, Deborah Kerr e Richard Burton, então amante de Elizabeth Taylor. Em suas memórias, Huston escreveu que, nas locações, na Praia de Mismaloya, ao sul de Vallarta, havia mais repórteres e fotógrafos que iguanas – aliás, não se assuste, pois é comum se deparar com iguanas por lá. Durante as filmagens, Burton comprou duas casas na parte alta da cidade, uma em cada lado da Calle Zaragoza, e mandou construir uma ponte unindo as propriedades – uma para ele e outra para Liz. O bairro é um charme: ruas estreitas, calçadas de pedras, sossego e as melhores panorâmicas de Vallarta, com o Pacífico ao fundo. Outro charme da cidade é a orla do centro histórico, Malecón, perfeito para passear, fazer compras e ver a arte de rua da cidade. A gastronomia está por toda a cidade, das barracas de tortilhas nas ruas aos inúmeros restaurantes espalhados por toda a parte. Entre eles, o estrelado Café des Artistes, do chef francês radicado no México, Thierry Blouet, detentor de estrela Michelin.

Café des Artistes

Um chef francês que se apaixonou por uma mexicana e pelo México: assim é a história de Thierry Blouet, do Café des Artistes. No país há quase 30 anos, Thierry é um pop star da culinária local. Seu restaurante (de preços nada exorbitantes, se comparado aos do Brasil) tem as mesas disputadas pela turma fashion e afortunada. Com vários ambientes, incluindo um jardim de inverno cercado por árvores frutíferas e dois salões interiores repletos de obras de arte, os clientes provam receitas que deixam claro as influências e misturas das culinárias francesas e mexicana. Caso do crème brûlée de guacamole e o pato com tortilhas e pimenta.
www.cafedesartistes.com

Ritmos de la noche

Numa praia deserta ao sul de Puerto Vallarta, cercada de mata nativa, há um espetáculo ao estilo Cirque du Soleil. Trata-se do acrobático Ritmos de la Noche, que acontece num anfiteatro natural, cheio de música e dança. Após a apresentação, o público, que ali chega somente por barco, se deleita com um jantar à beira-mar iluminado por centenas de lamparinas e com redes para descansar.
www.vallartaadventures.com

Vista Grill Restaurant

mexico3Ao estilo do restaurante paulistano Terraço Itália, o Vista Grill, como o próprio nome sugere, tem uma bela view panorâmica de Puerto Vallarta. O maître da casa diz que é o cenário mais disputado por casais apaixonados na hora de pedir a mão das noivas em casamento. Por ser ponto turístico, toda a brigada fala inglês perfeitamente. Aliás, a língua não é problema para os nativos. No menu, muitos frutos do mar e assados. Vale experimentar o Portobello –assado com queijo de cabra , maçã, hortelã, abacaxi grelhado, óleo de trufa branca, molho de abacate e batata gajo.
www.vistagrill.com

Malecon, Puerto Vallarta

Passear pela orla de Malecón significa horas vendo vitrines, com pequenas paradas para apresentações artísticas e de dança folclórica. Os souvenirs e os objetos de decoração das lojas são feitos com a
arte milenar huichol (miçangas coloridas). Lojas vendem esculturas feitas por esse povo indígena.

Villa Premiere Boutique Hotel

Caso não esteja com crianças na viagem, ao desembarcar no aeroporto de Puerto Vallarta, a dica é se hospedar no charmoso Villa Premiere. O hotel-boutique não aceita crianças e recepciona os hóspedes com uma taça de espumante e massagem com óleos relaxantes. A toalhinha umedecida entregue no check-in para se refrescar é bem-vinda. Todas as acomodações têm banheiras e, em algumas, há ofurô na sacada com vista para o mar. Gastronomia internacional e serviço de spa. Outro atrativo é a localização – próximo de tudo.
www.premiereonline.com.mx


Riviera Nayaril

Ilhas Marietas e Playa Escondida

Lanchas saem tanto de Puerto Vallarta (uma hora de viagem) quanto do vilarejo pesqueiro de Enclote (20 minutos), em Punta de Mita. O arquipélago é formado por duas ilhas principais, sendo a maior com um pouco mais de um quilômetro de comprimento. A Playa Escondida é um lugar paradisíaco .

Dreams Villa Magna

Com ou sem a criançada, o Dreams Villa Magna é uma das boas opções para se hospedar em Riviera Nayarit. O complexo hoteleiro tem seis restaurantes, cinco piscinas e quartos que servem de moradia. Com serviço all inclusive, é um excelente atrativo para quem deseja curtir o dia de folga sem pensar em passeios. Há um spa com serviço de terapia de águas, muito relaxante.

San Pancho, hotel- restaurante Cielo Rojo

Em San Pancho, a sensação é estar dentro de um cenário de faroeste mexicano, com direito a praia. Casas rústicas, lojas de chocolate – o puro cacau também é produzido na região – e charmosos hotéis-boutique nos vilarejos – como o alternativo Cielo Rojo. Comida orgânica bem preparada somente com produtos locais e menos de dez quartos, cada um com decoração única, esperam pelos hóspedes. Brunch caprichado.
www.hotelcielorojo.com

Sayulita: paletas e mezcal

Vilarejo perfeito para quem quer conhecer a cultura local. Lembra nosso Porto de Galinhas. Boas paletas e simpáticos restaurantes. Comida à beira-mar e um wine bar com opções de rótulos mexicanos do Vale do Guadalupe. Uma grande variedade de mezcal, bebida alcoólica destilada, produzida a partir do agave (planta típica mexicana), que se diferencia da tequila por ser uma bebida mais “rústica”, sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila. Não se assuste ao ver uma larva na garrafa (ela se desenvolve no agave). Diversos restaurantes com vista para o mar.

 

Sair da versão mobile