Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Roteiro incrível para um inverno acolhedor em Whistler

O Canadá é frio? Sim, e muito! Mas, mesmo no inverno rigoroso, tudo fica mais acolhedor em Whistler, premiada como a melhor estação de esqui do mundo.

Por: Luciano Garcia

Whistler Blackcomb é uma das estâncias de es-qui mais elegantes do mundo. Na verdade, são duas estações conectadas por um vilarejo com mais de 90 restaurantes e bares, e o acesso entre elas é por um teleférico, o Peak to Peak, que une as duas montanhas. Quando combinadas, Whistler e Blackcomb são a maior estação de esqui da América do Norte, lar de três glaciares, 37 meios de elevação, 12 bacias alpinas, 200 trilhas marcadas e 3300 hectares de terreno esquiável. Whistler-Blackcomb oferece mais atividades fora da pista do que qualquer outro resort de esqui. Além das aulas de esqui, em diferentes modalidades, dá para fazer muito mais.

1. Um destino para o ano todo

A gerente do Tourism Whistler, Tania Sear, conta que, apesar de ser famosíssima no inverno, a cidade oferece atrativos em qualquer época. “Whistler é um destino preparado para as quatro estações. No verão, você pode praticar golf, paddle boarding, caiaque e mountain bike. Já no outono, temos o festival de vinho e gastronomia Cornucopia, que dura onze dias. Na primavera, a paisagem é lindíssima e os hotéis fazem pacotes com boas ofertas.”

2. Atrações fora das pistas

Cerca de um quinto dos visitantes que vão para Whistler nem esquiam. O centrinho recebe inúmeros eventos e festivais. Com casas e construções baixas, Whistler é um vilarejo para conhecer a pé. Dê uma espiada na lojinha Jonathan+Olivia e em suas coleções, que têm a cara do inverno canadense. Uma visita ao centro cultural Squamish Lil’wat, dá a oportunidade de conhecer um pouco da história e dos primeiros habitantes dos país, os inuítes. No museu, há autênticas canoas cavadas em antigas toras de árvores, máscaras, totens e esculturas em madeira.

3. Spa paradisíaco

Aberto o ano inteiro, o Scandinave Spa fica mais especial no inverno. As piscinas e jacuzzis quentinhas na área externa mantêm a temperatura do corpo, mesmo quando está nevando. Há saunas finlandesas a lenha e um circuito com cascata gelada. A localização desse refúgio é primorosa: ao norte da Village de Whistler, ele foi instalado bem na ponta do Lost Lake e do parque Spruce Grove. Isso dá uma vista incrível das montanhas e de todo o vale de Blackcomb. Depois de banhos revigorantes, nada melhor do que uma massagem relaxante, respirando ar puro.

4. Gastronomia maravilhosa

Não deixe de se deliciar com os fondues de The Chalet do Fairmont Chateau Whistler. Surpreenda-se com as ostras e a adega do Bearfoot Bistro. Deguste a vodca liquorosa Ketel One e uma seleção de vinhos premium em um bar feito totalmente de -30C Para um jantar excepcional, mas descontraído, vá ao Christine’s em uma das bases de elevação de Blackcomb.

5. Hotelaria de luxo

O sofisticado Four Seasons Resort & Residences carrega uma tradição irretocável de qualidade e serviço. Em Whistler, o hotel é ainda mais charmoso e minimalista. Os apartamentos são os maiores da cidadezinha, aconchegantes, com tudo em madeira e vistas para as montanhas. Todos possuem lareira e varandas. No próprio hotel é possível comprar ou alugar o equipamento completo para os esportes na neve.

6. Jantar na caverna

E ela é feita inteirinha de gelo! O concierge do Four Seasons Resort pode reservar esse inédito programa para hóspedes especiais. Sem dúvida, uma experiência para recordar por toda vida.

7. Passeios de helicóptero

A Blackcomb Helicopters tem aeronaves modernas e confortáveis, que transportam os turistas até geleiras de 12 mil anos e picos quase inexplorados. Rumo a Rainbow Mountain, o helicóptero leva, além dos passageiros, todo o equipamento necessário. O pouso é no pico da geleira. Quem for corajoso pode tentar, a partir desse ponto, um verdadeiro off-road na neve.

8. Aventura radical

Já imaginou voar de tirolesa entre copas de árvores centenárias? A instrutora de zipline Gracie Brasson conta que a maior das 4 tirolesas tem 1.200 metros de comprimento e os cabos estão a 182 metros do solo, mas a segurança é total. Um cabo fica preso no colete do aventureiro durante todo o circuito. Entre uma base e outra, nada de subir centenas de degraus: as transições são suaves, quase na horizontal.

9. Bungee jump na neve

A paisagem é inacreditável, e a sensação de despencar a mais de 100 metros de uma ponte em direção ao precipício, com um riacho embaixo e as árvores passando por você, é única.

10. Teleférico gigante

O Peak to Peak, que une Whistler e Blackcomb, é incrível. Os cabos sustentam as “gôndolas” por mais de 2km, sem o auxílio de torres de suporte. A vista é surreal: a floresta congelada a seus pés e a escultura de rochas que simboliza os Jogos Olímpicos de Invernos.

 

Sair da versão mobile