Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Resort nas Maldivas foca 100% no bem-estar e redefine o modo de viajar

FOTO: Divulgação

Go Where viajou para as Ilhas Maldivas para conhecer em detalhes o novo resort de ultraluxo Joali Being que, em seu primeiro ano, já recebeu inúmeros prêmios da mídia especializada e elogios dos mais exigentes viajantes. Ali, a reconexão com a saúde e a natureza vai muito além de um detox. O spa monumental, imerso em uma ilha privativa no Oceano Índico, ousa com terapias inéditas e experiências de cura transformadoras.

O voo longo, mas confortável, de São Paulo a Doha, no Catar, embaralha o relógio biológico pelo fuso. Da sede da Copa, o destino agora é Malé, nas Maldivas, ao sul da Índia. Do alto, a bordo do hidroavião, o arquipélago lembra um imenso código morse impresso na Ásia: paisagem sem igual. As mais de vinte horas valem a pena e cumprem a promessa de um ciclo rejuvenescedor de imersão em saúde e bem-estar, que ultrapassa o conceito de wellness. A saudação “Merhaba!” é atenciosa, com a mão no lado esquerdo no peito, e quer dizer muito mais do que bem-vindo: significa acolhimento e aconchego, como conta Rubbi, meu mordomo particular, chamado de “jadugar”, tradução livre para mágico, no idioma local.

Hidroavião chegando ao Joali Being | FOTO: Divulgação

Jornada de autodescobrimento

As Maldivas ficaram mundialmente conhecidas como sinônimo de romance, destino paradisíaco e de lua de mel. E é assim, mas pode ser também um lugar para se reencontrar com a saúde física e mental. Como acontece no incrível resort Joali Being. Diferente dos mais de duzentos hotéis em ilhas privativas nas Maldivas, o Joali Being é muitíssimo especial, como logo constatei ao chegar, ao ser atendido numa consulta integrativa com o Dr. Dhanraj Shetty, médico ayurvédico, que me recebeu. Ele avaliou meu balanço energético e fez comigo exercícios de respiração. O exame de bioimpedância revelou possíveis alterações nas glândulas, hormônios e enzimas. Em razão desse check- -up de entrada, ele me recomendou algumas mudanças que eu teria que fazer nos hábitos cotidianos, alimentos que deveria priorizar e chás indicados para auxiliar o corpo a voltar naturalmente ao equilíbrio. Ao final, compreendi o conceito inovador do resort, que compartilha os dados da consulta com vários profissionais para atingir um objetivo prático – a recuperação psicossomática de cada hóspede. Mas sem muitas privações. São recomendações que partem da nutrição no café da manhã, passam pela seleção de alguns dos mais de cem chás terapêuticos e moldam exercícios em treinos mais específicos, pilates e alongamento.

Sala de Hammam no Joali Being | FOTO: Divulgação

Paraíso para chamar de seu

Os tradicionais carrinhos de golfe são a opção mais rápida para se deslocar pelo resort. Mas a ilha é pequena, e merece ser descoberta sem pressa. O delicioso por aqui é pedalar. Com sua própria bicicleta e nome na plaquinha. O Joali Being é um oásis livre de internet, só acessada em seu espaço particular, as luxuosas “villas”. “São 68 unidades, sendo 33 na praia e 35 no mar, todas com piscinas privativas. São perfeitas para viajantes solitários, “os solo travellers”, para os casais, amigos e para as famílias com jovens acima de 14 anos”, explica o gerente geral Özgur Cengiz. A sofisticada arquitetura holística das cabanas é relaxante. Foram concebidas com estruturas de palha que remetem a templos com decoração em cores suaves como o cinza-pedra e o rosa claro. Todo o resort foi planejado com os princípios de design biofílico, integrando a natureza aos espaços físicos de modo harmônico. A ilha é um dos três santuários de conservação de tartarugas, idealizado em associação com Olive Ridley Project e está em colaboração com o EarthCheck. “Temos infraestrutura de dessalinização da água, recolhimento da água da chuva e usina de fertilização orgânica”, conta Nawaf Ibrahim, que cuida da responsabilidade social do Joali Being.

Grand Beach Villa no Joali Being | FOTO: Divulgação

Quatro pilares: mente, pele, microbioma e energia

Os programas de bem-estar do resort incluem força e vitalidade, clareza mental e reequilíbrio digestivo e hormonal. Os diagnósticos de alta tecnologia aliam tratamentos modernos e práticas antigas para alcançar a mais pura sensação de “leveza”. São técnicas para o sono reparador, para a imunidade e com um foco especial na saúde da mulher.

Joali Maldivas

Bem pertinho, somente a quinze minutos de hidroavião, fui descobrir também o Joali Maldivas, o irmão do Being, construído na ilha de Muravandhoo. Ele é reconhecido por ser uma imersão de arte, com obras por todo o lugar. A maioria convida a interagir: como a Mantra Ray, que lembra um ninho de pássaro na árvore e que se transforma em ponto de encontro particular para o café da manhã ou um chá da tarde. Vale lembrar que o Joali Maldives é para todos, inclusive crianças que se divertem no Kid’s Club. Participo de uma aula de pintura com Natalia, a artista russa residente no Joali Maldivas. Ela sugere partir pela arte abstrata e explica as técnicas do uso dos pincéis, a mesclagem das cores e como poderei me expressar na tela.

Restaurante Saoke no Joali Maldivas | FOTO: Divulgação

www.joali.com

______________

POR Luciano Garcia – de Bodufushi, Ilhas Maldivas

FOTOS Divulgação

*Luciano Garcia viajou às Ilhas Maldivas a convite de Joali Resorts. Agradecimentos especiais à Flavia Pacheco, da Spoke RP, e Josy Karabolad, diretora para as Américas do Grupo Joali.

Sair da versão mobile