Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Glasgow e Highlands, destinos imperdíveis na maravilhosa Escócia

Por Luciano Garcia


Se Glasgow não recebe tanta atenção quanto a capital Edimburgo, seus habitantes são rápidos em apontar aos visitantes que Edimburgo é uma cidade bonita, mas Glasgow tem ainda mais a oferecer. Ela pode não ter a beleza medieval de Edimburgo, mas é um destino mais moderno e cosmopolita do que a capital. A portuária Glasgow é a mais populosa cidade da Escócia e a terceira maior do Reino Unido. Reduto de estudantes, lá respira-se um ambiente boêmio, dada a enorme quantidade de pubs espalhados por todos os lados. A parte mais antiga e histórica é absolutamente impressionante, principalmente os parques e jardins. O Museu e a Galeria de Arte de Kelvingrove é uma das mais conhecidas atrações culturais de Glasgow. É, aliás, o museu mais visitado no Reino Unido fora de Londres. Fica na Argyle Street, no West End, e destaca- se por ser um edifício com grande imponência.

Museu e a Galeria de Arte de Kelvingrove

Cidade de arquitetura vitoriana e art nouveau, Glasgow representa um rico legado de prosperidade entre os séculos 18 e 20, quando foi impulsionada pelo comércio e pela construção naval. Hoje, é um centro cultural reconhecido, sede de instituições como a Scottish Opera, o Scottish Ballet e o National Theatre of Scotland, além de ter museus aclamados e uma efervescente cena musical. O lado arrojado de Glasgow fica em Clydeside, na margem do rio Clyde, que já foi lar das famosas docas da cidade. A área possui uma coleção de edifícios modernos, incluindo o Clyde Auditorium, que de cara lembra a Ópera de Sydney.

O Clyde Auditorium lembra a Ópera de Sydney

A Catedral de Glasgow tem uma rara atemporalidade. Idealizada em 1197, sofreu inúmeros desastres, mas hoje encontra-se de pé e virou símbolo de resistência da cidade. O interior escuro e imponente evoca o poder medieval. É um exemplo brilhante da arquitetura gótica e, ao contrário de quase todas as catedrais da Escócia, sobreviveu à turbulência das multidões da reforma quase intacta. A parte mais interessante da catedral, no entanto, fica no subterrâneo: uma floresta de pilares cria uma atmosfera tétrica em torno da Tumba de São Mungo, que fundou uma comunidade monástica aqui no século VI.

A música é um aspecto significativo da cultura do país, com influências tradicionais e modernas, como o famoso instrumento escocês tradicional: a gaita de fole

Charles Mackintosh foi um dos mais celebrados arquitetos de sua geração. Por toda cidade, você se depara com vários edifícios e obras do artista, inspirado, principalmente, nas tradições escocesas. The Lighthouse atua como um farol para a indústria criativa da Escócia. Possui um acervo completo de objetos e modelos arquitetônicos de Mackintosh e promove o design com um vibrante programa de exposições e eventos.

Visitas e degustações nas inúmeras destilarias da Escócia é algo que deve ser feito, em especial a Clydeside DistilleryDistillery, onde é possível descobrir os segredos por trás do processo de destilação da chamada “água da vida”, assim definida pelos escoceses, e provar um gole do legítimo whisky single malt – marca registrada do país. Não é exagero dizer que em Glasgow há um pub em cada esquina. Isso atrai uma clientela eclética, que vai desde advogados e empresários engravatados a estudantes e hipsters. É na charmosa Ashton Lane, repleta de restaurantes e bares o lugar para uma nightlife animada no West End. Quando cai a noite, rola música ao vivo e burburinhos que flutuam pelos bares e cafés – alguns dos quais estão lá há décadas. O lendário restaurante Ubiquitous Chip fica em um pátio mágico há mais de 40 anos e proporciona um jantar inesquecível.

Glasgow também é conhecida por seus restaurantes italianos, desde simples pizzarias a estabelecimentos gourmet. Muitos italianos foram trazidos para a cidade como prisioneiros durante a Segunda Guerra e quando o conflito terminou, resolveram permanecer. É, parece que ninguém mesmo quer deixar Glasgow depois conhecer a cidade…

 

Cruzando fronteiras nas Highlands

Deixando a animação de Glasgow, é hora de pegar a estrada. É na região das terras altas da Escócia, as chamadas Highlands que a história se mistura com a paisagem. Castelos que são verdadeiras viagens no tempo. Um dos lugares mais bonitos da Escócia, o Lago Lomond, ou “loch” em legítimo escocês, é também o maior lago da Grã-Bretanha. A menos de uma hora de carro de Glasgow, o imenso Lomond fica no coração do Parque Nacional Trossachs.

É na região das terras altas da Escócia, as chamadas Highlands que a história se mistura com a paisagem

A Escócia é um paraíso para os remadores, com diferentes atividades de caiaque e canoagem. Mas é também um convite a caminhar pelo lago, para apreciar as paisagens e a vida selvagem.  Glaciações repetidas, que cobriam todo o território da Escócia moderna, destruíram qualquer vestígio humano que possa ter existido antes do período mesolítico. Acredita-se que os primeiros grupos pós-glaciais de caçadores- coletores chegaram à Escócia há cerca de 12.800 anos, quanda camada de gelo recuou após a última glaciação. Uma das maneiras mais fáceis de transitar pela região é através de barcos que ligam os principais pontos às margens do lago Lomond. Assim, o visitante pode almoçar no lado oeste do lago, pegar o barco e fazer uma caminhada no lado leste. The Boat House é o lugar perfeito para desfrutar de uma atmosfera relaxante, familiar, com boa comida e vistas panorâmicas do Loch Lomond.

 

Escócia em miniatura

Isle of Arran não tem esse apelido por acaso. A ilha ficou conhecida assim por possuir duas áreas bem definidas. Ao norte, predominam montanhas rochosas e escarpadas, as Highlands. Mais ao sul, são bosques ondulados que compõem o cenário. A área montanhosa encanta quem gosta de caminhar, enquanto os ciclistas preferem a estrada costeira que circunda a ilha.

Com mais de vinte grandes lagos, a ilha Arran é uma das joias da Escócia

“Arran é uma das joias da Escócia. Esta ilha encantadora é um banquete, tanto para os olhos quanto para o paladar: possuímos especialidades culinárias, queijos deliciosos, chocolates e cervejarias artesanais e até uma destilaria própria”, conta Sheila Gilmore, diretora do escritório de turismo de Arran. Com mais de vinte grandes lagos, Arran é um destino inusitado. Uma forma incrível de conhecer a ilha é a bordo de um possante Land Rover 4×4 comandado pelo guia Alex Dickinson, da Mogabout Safari, para observar pontos naturais e aprender mais sobre a história e as lendas da ilha.

 

Na rota dos castelos medievais

Para um país com uma população de pouco mais de 5 milhões, a Escócia possui um número elevado de castelos – mais de 2000! Alguns dos mais impressionantes foram construídos como fortalezas para proteger os poderosos clãs de antigamente. Ao longo dos séculos, essas estruturas testemunharam tumulto, mistério e intriga. Inspiraram gênios como Shakespeare em Macbeth. E apareceram em dezenas de filmes, incluindo a franquia James Bond. Alguns dos castelos caíram em ruínas, outros foram transformados em museus.

E o inacreditável: em muitos deles ainda residem legítimos herdeiros remanescentes dos clãs de séculos atrás. O suntuoso Castelo Brodick, na Ilha Arran, foi a antiga sede dos Duques de Hamilton e abriga uma fabulosa coleção de valiosos artefatos. O interior é luxuoso: todo revestido em madeira escura, cores vitorianas e troféus esportivos.

 

Esconderijo das celebridades

Isolado no fim de uma estradinha estreita. Monachyle Mhor é o lugar perfeito para uma escapada incógnita. A fazenda do século XVIII é um hotel boutique, mas parece um lar, com quartos aconchegantes, lareiras e antiguidades, além de uma vista estupenda do Loch Voil e do Loch Doine.

Monachyle Mhor é o lugar perfeito para uma escapada incógnita

Seus 14 aposentos já hospedaram galãs como Ewan McGregor e Gerard Butler. Dentro da hospedaria fica um singelo restaurante, mas que é premiadíssimo e faz jus à fama do simpático chef Tom Lewis. Seus pratos, feitos com paixão, cativaram até o príncipe William, que se divertiu um bocado com as histórias dos antepassados da família de Lewis e se deliciou com os vinhos produzidos na propriedade.

Sair da versão mobile