Go Where – Lifestyle e Gastronomia

Conheça Les Arcs e Val D’Isère: destinos imperdíveis nos alpes franceses

FOTO: Divulgação

Além de charmosos vilarejos alpinos, restaurantes com alta gastronomia, animados après-ski com vista espetacular dos Alpes e do imenso Mont-Blanc, são muitos os motivos que fazem uma viagem para Les Arcs e Val D’Isère, na região dos alpes franceses, simplesmente inesquecível. Com completa e moderna estrutura para atender os mais diferentes perfis de viajantes, esses destinos guardam verdadeiros tesouros e segredos em vilas medievais e spas restauradores, além de proporcionar formidáveis experiências para os viajantes mais exigentes.

Se você gosta de esquiar ou praticar esportes de neve, a região é formidável. Ela está localizada na parte central-leste do país e é conhecida por suas paisagens naturais magníficas, que vão desde os picos das montanhas e glaciares dos Alpes até as planícies de Auvergne. Um bom ponto de partida para explorar as estações de esqui é a elegante Lyon, segunda maior cidade da França, depois de Paris.

Auvergne-Rhône-Alpes é um dos destinos mais procurado para esportes de inverno. As atividades mais procuradas por aqui incluem, além do esqui e snowboard, o esqui cross-country, o snowshoeing e a patinação no gelo. Algumas dessas estações também oferecem aulas de esqui para iniciantes e crianças e atividades noturnas, como passeios de trenó puxado por cães e caminhadas na neve.

FOTO: Divulgação/Superstock

As 175 estações recebem mais de 40 milhões de visitantes a cada ano e não é por acaso que a região é a líder mundial no quesito esportes de neve. “Sediamos os Jogos Olímpicos de Inverno três vezes: em Chamonix, em 1924; em Grenoble, em 1968 e em Albertville, em 1992”, conta Corinne Renard, assessora de promoção e imprensa para mercados internacionais da Auvergne-Rhône-Alpes Tourisme.

Les Arcs: paraíso na neve

Les Arcs faz parte da área de esqui de Paradiski, uma das maiores da Europa e a segunda maior área de esqui interligada do mundo. Com seu moderno sistema de elevação e ampla variedade de pistas, é um destino de esqui para todos os gostos. É composto por quatro resorts incrustados em vilarejos: Arc 1600, Arc 1800, Arc 1950 e Arc 2000. As altitudes variam de 1200 a 3226m.

Em 2003 foi concluída a ligação com La Plagne, o que possibilita que, na área de Paradiski, que esquiadores corajosos deslizem a 3.250 m a partir do ponto mais alto. A área também inclui o resort Peisey-Vallandry: isso quer dizer que não importa onde você fique, terá acesso total através de 141 elevadores, 260 pistas e 425 km de pistas de esqui. Destas 260 pistas, 12 são verdes, 135 são azuis, 77 são vermelhas e 37 são pretas. Além disso, há duas geleiras com mais de 3.000 m, dois snowparks e 100 km de pistas de esqui cross-country.

A área de esqui de Les Arcs se espalha, em sua maior parte, por duas cordilheiras voltadas para o noroeste e um vale suspenso que fica entre elas | FOTO: Divulgação

Les Arcs também é uma ótima estação para viagem em famílias e para os iniciantes, graças aos acessos ski-in/ski-out. São 128 pistas, incluindo 64 pistas azuis e 44 pistas vermelhas. Há também 3 pistas verdes e 17 pistas pretas, todas acessadas por 54 teleféricos. Há instrutores que falam português.

Arc 1600 é o vilarejo voltado para o sudoeste com extensas pistas de esqui arborizadas, o que permite descidas para as aldeias intocadas abaixo do nível do resort. É conhecida por ser uma área de esqui para “todos os climas”. Já o Arc 1800 fica ao redor da linha das árvores e é cercada por pistas largas e ensolaradas que oferecem muito espaço para quem está na primeira semana. 90% das pistas do resort são da cor azul, tornando-o uma excelente base para iniciantes e intermediários. O Arc 2000 é mais voltado para esquiadores intermediários e experientes: a maioria das pistas por aqui tendem a ser vermelhas e pretas. Os mais avançados vão adorar as descidas desafiadoras da geleira Aiguille Rouge. Mas o Arc 2000 não deixa de ser também uma boa opção para os novatos que estão começando a esquiar ou praticar snowboard.

Les Arcs abriga uma das pistas mais longas da Europa, com 7 km de comprimento e 2 mil metros de queda vertical | FOTO: Divulgação/SuperStock

Para a hospedagem, a estação possui hotéis, resorts all-inclusive, incluindo 3 Club Med e os ensolarados Villages Clube du Soleil além de chalés e apartamentos com serviço. Na foto, o Club Med Les Arcs Panorama em sua localização espetacular. O aprés-ski de Les Arcs é mais um motivo para visitar a estação nas férias. Isso porque o destino é recheado de restaurantes, bares e casas noturnas. Na subestação Arc 2000, por exemplo, há o Igloo Village, um complexo com bar e restaurante feitos inteiramente de gelo. Esculturas, iluminação e excelentes drinques são uma combinação perfeita. Há suítes também para os corajosos que querem a experiência de pernoitar no iglu, com todo o conforto possível.

Val D’Isère: viagem no tempo

Um vilarejo de montanha com séculos de história. Pequeno, simpático e divertido. Repleto de restaurantes, bistrôs, discotecas e boutiques. Assim é Val D’Isère, que também guarda tesouros arquitetônicos fabulosos, como a igreja de pedra do século XI! Passear por suas ruazinhas e alamedas é como uma viagem ao passado da região da Sabóia – a aldeia já era destino de férias na neve desde o século dezenove.

FOTO: Luciano Garcia

Jovem e descolado, o vilarejo e continua recebendo turistas de todo o mundo para aproveitar suas belíssimas paisagens e praticar esqui, snowboard e outros esportes de neve. Lendas do esqui como Jean Claude Killy marcaram presença, mas caminhadas e passeios tranquilos são também perfeitos em Val D’Isère.

Um dos atrativos desse destino é o ultraluxuoso Les Airelles Val d’Isère – Mademoiselle, resort foi inaugurado recentemente. O ambiente é acolhedor e elegante, e o hotel oferece uma ampla gama de serviços e comodidades como um super spa, piscina e restaurantes como o Le JÒIA com as criações exóticas da Chef Hélène Darroze, premiadíssima Michelin. Com uma vista excepcional das montanhas, o Terrace do Le JÒIA no hotel Les Airelles é uma ótima pedida para o almoço. E quando as pistas fecham, o lugar é um dos mais aguardados para o après ski com muita música ao vivo e gente bonita.

Terraço do Le Joia, no Les Airelles Mademoiselle | FOTO: Divulgação

 

SERVIÇO

Luciano Garcia viajou a convite da Atout France, Agência Oficial de Desenvolvimento Turístico da França e Auvergne-Rhône-Alpes Tourisme. Mais informações sobre a região em www.auvergnehonealpes-tourisme.com

Quando ir?
A alta temporada de inverno é entre os meses de dezembro a abril. Nessa época, as  montanhas da região de Auvergne-Rhône-Alpes recebem mais de 90 mil visitantes e 12 mil instrutores de esqui.

Onde ficar?
Les Arcs: Taj-I-Mah Hotel:
situado na estação de esqui Arc 2000, o hotel TajIMah está rodeado por montanhas e fica próximo à estação de teleférico Le Cabriolet, a 4 km da reserva natural de Hauts de Villaroger e a 25 km da estação ferroviária Bourg Saint Maurice.
www.hotel-tajimah.com

Val D’Isère : Les Airelles – Mademoiselle: localizado na área mais bem avaliada de Val D’Isère, o hotel Les Airelles oferece acesso direto às pistas de esqui. Você pode desfrutar do Spa Guerlain, banheira de hidromassagem e tomar uma bebida no bar e terraço. Wi-Fi gratuito em todas as áreas e estacionamento privativo no local.
airelles.com/fr/destination/val-d-isere-hotel

Le Refuge de Solaise:

a 2551 m, o Le Refuge de Solaise em Val d’Isere é o mais alto hotel instalado na França. A suíte Olimpique tem uma vista deslumbrante sobre o vale. O quarto principal possui uma cama king size ou duas camas de solteiro com banheiro privativo e toalete separado. Possui também um espaçoso mezanino aberto, ideal para passar o tempo com a família e amigos em um ambiente único.
https://en.lerefuge-valdisere.com

Saiba mais visitando os portais dos destinos:
www.valdisere.com
www.lesarcs.com
www.visiterlyon.com

_________
POR Luciano Garcia
FOTO DESTAQUE: Divulgação
FOTOS: Divulgação, Luciano Garcia e Divulgação/Superstock

Sair da versão mobile